Ir ao conteúdo

(excel) Corrigir problema com função SOMARPRODUTO

elvisar

Posts recomendados

Postado

Bom dia

Tenho uma planilha que faz o calculo do pasep, calcula a multa e os juros de acordo com a tabela selic.

Usa a função SOMARPRODUTO, baseado no mês para obter os juros selic. Durante todo o ano tudo bem, mas quando passar para o ano seguinte o mês de pagamento será menor que o mês de vencimento, daí a função me retorna um número negativo.

Minha dúvida como fazer para a fórmula considerar tambem o ano e não só o mês?

Se não fui claro suficiente em minhas palavras analisem a planilha por favor

Envio a planilha para que me ajudem por favor.

http://www.usaupload.net/d/f38j2ahy89f

Obrigado

Postado

Dê mais detalhes pois não consegui entender o que você quer.

1) Qual seria o resultado correto?

2) Qual o resultado do 1º SOMARPRODUTO da fórmula e qual o resultado do 2º SOMARPRODUTO da fórmula?

Ou seja, é quanto menos quanto para um resultado de...

Coloque números. Exemplo: 50 - 40 = 10

Postado

O cálculo dos juros funciona da seguinte regra:

Soma-se a taxa Selic desde a do mês seguinte ao do vencimento do tributo ou contribuição até a do mês anterior ao do pagamento, e acrescenta-se a esta soma 1% referente ao mês de pagamento.

Ele tá fazendo certinho se eu uso datas que são do mesmo ano, por exemplo, data de vencimento 28/10/2009 e data de pagamento 29/12/2009. Assim ele funciona normalmente, dá certinho. O problema é quando eu coloco no pagamento uma data do ano seguinte, exemplo, 29/01/2010, nesse caso a fórmula faz o inverso, somando a selic do mês 9 ao 1 sem considerar o ano. Do jeito que ela tá ela soma assim, selic mês 9/2009 + selic mês 8/2009 + selic mês 7/2009... e deveria somar assim selic mês 11/2009 + selic mês 12/2009 + selic + 1/2010, assim ficaria certo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!