Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Internet - Velox - Segui tutorial mas não deu certo


diegopd

Posts recomendados

Olá a todos.

Comprei um notebook Microboard que veio com o Ubuntu. Pensei a princípio em mudar para Windows logo de cara, mas, agora que chegou, resolvi usar o Linux um pouco.

Minha primeira dúvida foi: como conectar à internet?

Busquei tutoriais na internet e dentro do programa. Segui o seguinte caminho:

1) Abrir um terminal

2) Digitar 'sudo pppeconf'

3) Clicar em OK na janela que abre e confirmar que os dispositivos de rede foram detectados.

Aí vem o problema. O sistema faz 3 buscas e não encontra nenhum dispositivo pppoe.

Eis a mensagem que ele me dá:

Desculpe, 3 interfaces foram tentadas, mas o Concentrador de Acesso de seu provedor de acesso não respondeu. Por favor cheque seus cabos de rede e de modem. Outra razão para a falha pode ser um outro processo pppoe que controla o modem em execução.

Alguém pode me ajudar? Não queria abreviar minha aventura linuxesca e voltar ao Windows assim desse jeito.

Abraço,

D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você digitou sudo pppeconf está errado, o certo é sudo pppoeconf, qual é a distro (qual distribuição linux) que veio no seu notebook? poste para nós para que possamos lhe ajudar. de principio te adianto, se for satux é um pouco complicado mas não estou falando isso para desanima-lo, aconselho você a instalar o Ubuntu 9.10, esse é uma distro mais fácil de usar, principalmente para iniciantes. eu uso ela faz quase 3 anos e nunca me deu problemas continua tão rápido quanto como no primeiro dia que instalei. e a internet conectará automaticamente depois que você configurar a primeira vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Luis.

A distribuição é Ubuntu, sim. Sim, tinha digitado 'sudo pppoeconf' mesmo, devo ter errado na hora de postar aqui no fórum.

Tenho outra dúvida, que surgiu a partir de coisas que li. É sobre o usuário root. Li que não devo conectar à internet como esse usuário, pois isso é perigoso. Então, eu devo mudar de usuário antes de fazer essa configuração? Como faço para criar um usuário novo que possa acessar a internet sem riscos?

[]'

D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao usuário não se preocupe porque quando você instalar ele irá criar um usuario ( ele pedira o seu nome) e quando você for usar o ubuntu ele iniciará no usuário que ele criou e que foi o que você deu o nome ( com certeza o seu nome), apenas para ocasiões especiais você terá que estar como root (super usuário), mas você não precisará reiniciar o PC para iniciar como root, apenas terá que digitar "sudo nautilus" que abrirá uma nova janela para você navegar nas pastas como super usuário e com maiores privilégios. Mas isso só quando você for mexer ou alterar alguma pasta de arquivos do sistema, já para instalar programas ele pedirá sua senha *aquela que você criou quando estava instalando o ubuntu. No seu caso a senha já deve ter vindo de fabrica e o nome deve ser outro (não o seu). Estou achando estranho não conectar, já que é o ubuntu. Você tentou configurar a conexão dsl? lá em cima no lado direito e próximo do relógio tem o ícone da rede, clique nele com o botão direito do mouse e selecione "editar conexões" se não for isso é algo bem parecido. Abrirá uma janelinha com as conexões clique em ADSL ou DSL e depois em adicionar. Abrirá uma nova janelinha, (lembrando se for uma conexão tipo speedy) nela você deverá colocar seus dados como email de acesso e senha, nesta mesma janelinha existem varias abas para configurações mas não precisa mexer em nada. Essa que você tem que colocar email de acesso e senha é a DSL, ao lado dela tem uma aba "com fio" nela você irá ter um campo lhe pedindo o MAC. Para resolver isso faça o seguinte, na primeira janelinha que você abriu (aquela que tem varias conexões) clique em "com fio" depois em editar abrirá uma nova janelinha mas nessa tem o MAC. selecione ele e copie, depois vá na que você está configurando e cole. são vários números como esse exemplo: 2b:15:65:47:5G:12. depois de tudo preenchido marque no campo lá em baixo " Disponível para todos os usuários" e lá em cima "conectar automaticamente" depois feche. isso já deve funcionar, Caso ainda não poste os resultados que iremos lhe ajudar. Talvez no seu sistema ainda não tenha o pacote PPPOE. para verificar vá em Sistema >Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic. Tem uma lugar (lá em cima) onde você coloca uma nome para pesquisar. coloque PPPOE, ele lhe dará uma lista que no lado esquerdo do nome tem uma quadradinho pequeno, se tiver em branco está faltando, se tiver de verde está instalado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Luis, valeu a força.

Consegui conectar uma vez. Entrei em sites, funcionou direitinho. Mas depois reiniciei o computador e não consegui mais.

Uma coisa que não aconteceu foi ele criar outro usuário. Segui o caminho que você recomendou: fui em editar conexões, criei uma conexão DSL Velox, coloquei usário, senha, copiei o MAC. Não vi esse campo 'disponível para todos os usuários'. Só este "conectar automaticamente". Marquei.

Mas é isso, funcionou, quando reiniciei, não funcionou mais. A conexão que criei estava lá, mas não estava conectado.

E tem isso do usuário novo também, que ele não criou (pelo menos não me pediu nome nem senha nem nada).

[]'

D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis, tentei agora de manhã e consegui conectar. Liguei mas ele não tava conectado. Cliquei no ícone dos computadores, tinha três conexões: Conexão com Fios 1, Auto eth5 e Velox (a que eu criei).

Tentei o Velox mas ele não conectou. Tentei as outras duas e nada também. Aí tentei o Velox de novo, ele me pediu uma senha do Chaveiro (senha que eu criei, não era a senha que veio já de fábrica) e conectou.

Mas continuo grilado com isso do usuário, já que quando fiz o que você recomendou em nenhum momento tive de criar.

É isso.

D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis, acho que estava confundindo quanto à coisa do usuário. Li aqui em um site como fazer para alternar entre o Root e o Usuário. Sempre que abro o "Consola" ele aparece "usuario@usuario". Eu estava achando que esse "usuario" era o root. Mas pelo que li não. Se eu tiver logado como root, vai aparecer "root@usuario" no consola, certo?

Se estiver certo, acho que podemos pular esse problema do usuario e ver só a questão dele não se conectar automaticamente.

Valeu,

D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Diegopd sobre o usuário é isso mesmo que você disse. Agora quanto a não conectar automaticamente estou achando estranho, já que você fez os procedimentos corretos, outra coisa é que você também não achou o "Disponível para todos os usuários", é provável que seja por isso que não está automático. Essa opção está lá em baixo na janelinha que você colocou senha e email (aquela do DSL), quando você preencheu tudo você teve que clicar em "Aplicar" que está lá em baixo ao lado disso está "cancelar" e ao lado disso (lado esquerdo) está "Disponível para todos usuários". Isso na conexão que você criou (Velox), depois abra as outras duas conexões (Com fios 1 e eth5) e DESMARQUE essa opção "Disponível para todos os usuários" isso fará com que o sistema use direto a conexão Velox que você criou.

Sobre o "pppoe" que no seu caso não está instalado, você pode ir lá no gerenciador de pacotes synaptic e instala. basta clicar com o botão direito sobre ele e selecionar "Marcar para instalação" depois clique em "Aplicar". Depois estando conectado ou assim que tiver, vá em Sistema > Administração > Gerenciador de atualizações. Clique no botão lá em baixo "Verificar" quando ele terminar lhe dará uma lista ao lado desse mesmo botão tem a opção "instalar atualizações" clique nele e espere o sistema atualizar tudo. Depois é só desfrutar da net o do Ubuntu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis,

Até ontem, o que acontecia era o seguinte: ao iniciar, o Ubuntu conectava automaticamente na conexão eth5. Então eu mudava para a Conexão Com Fios e depois mudava para Velox. Assim, ele conectava, nessa ordem.

Só que atualizei o sistema ontem e hoje de manhã ele não mostra mais nenhuma conexão. Isto é, quando eu abro a janela para edita-las, elas estão lá, mas se clico com o botão esquerdo no ícone dos computadores a cortina que sobe mostra as conexões, mas eu não posso clicar nelas. Estão apagadas assim, como se tivessem indisponíveis.

Refiz o comando do Console - pppoeconf - mas deu o mesmo resultado, ele encontrou os dispositivos mas não consegue conectar-se a eles.

Tentei instalar o pppoe no Gerenciador de Pacotes Synaptic mas ele precisa se conectar à internet para prosseguir, e como estou sem conexão agora, ele não avança.

Bom, vou continuar pesquisando aqui, se tiver alguma ideia, agradeço muito.

[]'

Diego

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você fez o comando sudo pppoeconf ele encontrou o modem? depois você consegui colocar o emaile a senha? se sim basta reiniciar o sistema que ele conecta automatico

Faça o seguinte digite no terminal esse comando: sudo gedit /etc/resolv.conf isso abrirá uma pequena janela, copie o que tem nela e cole aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis, consegui conectar.

Foi o seguinte: tirei o fio azul do computador de mesa (Windows) e conectei no notebook (Linux). Instantaneamente ele detectou a conexão e conectou ao Velox.

Para testar, reiniciei o notebook, mas ele já não encontrou a conexão.

Então desliguei o notebook, desliguei o modem, liguei o modem de novo, liguei o notebook e conectei o fio. Aí ele conectou de novo.

Aproveitei para instalar o pppoe.

Estou conectado, teclando do próprio notebook. Eis o que apareceu na janela:

# Generated by NetworkManager

nameserver 200.165.132.154

nameserver 200.165.132.148

Sobre o que você perguntou do modem, ele me diz que encontra 3 dispositivos, mas não consegue se conectar a eles. Os nomes são: eth5, twifiu e pan0.

Mas quando dou o comando pppoeconf com ele conectado à internet, aparece a seguinte mensagem:

Caso você continue com este programa, o arquivo de configuração etc/ppp/peers/dsl-providers será modificado. Por favor, certifique-se de que você tem uma cópia de backup antes de dizer Sim.

Continuar com a configuração?

E embaixo tem as oções sim ou não.

É isso.

D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Diego,

Isso: # Generated by NetworkManager

nameserver 200.165.132.154

nameserver 200.165.132.148

Significa que está ok sua conexão, mas se você já está conseguindo conectar, não há necessidade de fazer o sudo pppoeconf, quanto a resposta deste procedimento quando você está conectado seria "sim" e continuaria depois com seu email e sua senha, depois ele conectaria automaticamente. Mas está ótimo você já conseguiu, qualquer coisa estamos por aqui. Parabéns pelo esforço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que o fato desse modem servir a um computador com Windows XP interfere na conexão do Linux?

Fiz o procedimento que você indicou, com ele desconectado da internet, mas com o fio ligando ele ao modem, e a resposta foi:

# Generated by NetworkManager

Luis,

Minha irmã apareceu aqui com um roteador. Consegui acessar via wireless. Acho que, se não resolvemos o problema antigo, por enquanto está tudo bem, já que o acesso à rede correu bem.

Agradeço muito sua ajuda.

Abraço,

Diego

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está com uma rede é isso? o cabo do velox não está ligado direto ao notebook? é via roteador ou wireless? se for isso temos que mudar alguma coisa, se não for (se o fio azul vai direto para o notebook) vamos ver o que ainda está de errado. No velox quando você liga o cabo direto ao computador a conexão é imediata bastando você colocar uma vez seu email e sua senha, mas no seu caso você está dizendo que esse cabo é ligado em um PC de mesa. O fato de ele não conectar automaticamente quando você reinicia o notebook é que nele existem 3 conexões, e se você for ver (em editar conexões) pelo menos duas delas devem estar marcadas as opções: "Disponível para todos os usuários" e também "conectar automaticamente", logo o sistema irá buscar essas duas e por consequência não é a que lhe fornece verdadeiramente a conexão com a Internet. Então primeiro você precisa saber qual delas que realmente conecta, depois você pode clicar com o botão direito no ícone de rede e selecionar "editar conexões", na janelinha que se abre clique em cada uma das conexões que você tem e Desabilite aquelas duas opções: "conectar automaticamente" (que se encontra na parte de cima) e "disponível para todos usuários" (que se encontra na parte de baixo). Deixe essas duas opções marcadas somente na conexão que realmente funciona. (que foi aquela que você criou usando email, senha e MAC). Caso você tenha feito novamente a conexão através do sudo pppoeconf, provavelmente você não conseguirá editar as conexões (elas estarão indisponíveis). Lembrando que a configuração do sudo pppoeconf deve ser feita com o cabo azul ligado direto ao notebook, se fizer isso ele conectará numa boa. ainda existe uma procedimento extra para você tentar:

Quando se usa o pppoeconf, ela gera algumas linhas de codigo no arquivo network/interfaces, quando se reinicia o micro, estas linhas desabilita a rede, ficando assim impossibilitado de se editar a mesma. Abra o terminal e digite o seguinte: sudo gedit /etc/network/interfaces

Abrirá uma pequena janela

apague as linhas, deixando apenas as duas primeiras:

auto lo

iface lo inet loopback

Feito isso salve o arquivo e feche, reinicie o micro e a rede estará disponível.

depois disto entre no terminal novamente e digite: sudo gedit /etc/rc.local e adicione a linha pon dsl-provider antes da palavra exit, isto ira fazer com que ao ligar o micro a Internet se habilite automaticamente

Se mesmo assim você não conseguir poste para nós o que deu errado e nos diga como estão ligados os seus computadores, se é uma pequena rede, ou via roteador etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, Luis.

Não posso fazer o procedimento hoje, mas só para adiantar pra você algumas coisas.

Quando postei a dúvida, eu tentava conectar o Velox direto no notebook. Originalmente, o velox está conectado ao desktop daqui de casa. Daí comprei o notebook recentemente e tirei o cabo azul que vai do modem do velox para o desktop e conectei este cabo ao notebook.

Foi desse jeito que eu fiz os primeiros procedimentos que você me indicou.

Algumas vezes eu fiz o procedimento sem o cabo azul conectado ao notebook. Outras vezes, fiz com ele conectado.

Aí, minha irmã chegou aqui há dois dias atras e disse que tinha comprado um roteador. Então instalei no desktop e aí o notebook detectou a rede numa boa.

Então, hoje, meu notebook acessa via wireless. Mas, antes, quando postei a dúvida, eu tentava acessar diretamente vida modem, com o cabo azul ligando o modem ao notebook.

Amanhã farei os procedimentos que você sugeriu e posto os resultados.

D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis, agradeço sua paciência. Mas, temo dizer, estou com outro problema agora.

Ontem, no meio de uma atualização, a energia caiu e interrompeu aqui. Quando religuei, ele não iniciava mais, ficava numa tela preta (carregava o som e a seta do mouse, mas só).

Enfim, baixei direto do site a versão 9.10 e instalei.

Agora, a conexão wireless não reconhece.

Percebo que essa versão é a que você achava que eu tinha no computador. Nela, na parte de configurações da rede, tem aquelas opções que você pedia para eu acionar mas eu dizia que não apareciam aqui -- como a opção "Disponível para todos os usuários".

Enfim, se você puder me ajudar uma vez mais (ou qualquer outra pessoa que estiver lendo isso), agradeço.

D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, iremos por partes, agora que você instalou novamente já fez as atualizações? caso não faça o seguinte antes: vá em Sistema > Administração > Canais de Software, abrirá uma janelinha, clique na aba "Programas do ubuntu" e onde tem a opção "baixar de:" (no seu deve estar como servidor no Brasil) clique em cima e mude para servidor principal, depois logo acima marque todas as opções inclusive a "Código Fonte", agora vá na aba "Outro Software" e marque todas as opções" agora clique em fechar (que está lá em baixo" ele dirá que precisará carregar novamente a lista clique em carregar e espere, se ele não lhe mostrar uma lista, faça o seguinte vá em sistema > Administração > gerenciador de atualizações nessa janela clique em instalar atualizações, ele poderá dizer que só é possível fazer uma atualização parcial, clique em sim ou OK ou Fazer atualização parcial, aguarde ele fazer isso ( dependendo de sua conexão isso pode demorar um pouco) a minha é de 2MB e demora cerca de 25 minutos, pois é cerca de 550 atualizações, depois que ele baixar, irá instalar tudo no PC, isso demora uns 20 minutos depois de tudo terminado você precisará reiniciar o sistema. Por ser um notebook Microboard acredito que você não terá problemas após a atualização, falo isso porque já peguei notebooks dessa marca e o ubuntu 9.10 está funcionando 100%. Se mesmo assim não detectar, vá em Sistema > Administração > drivers de hardware e clique em ativar a placa. Se mesmo assim não conseguir poste os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, na tela do Gerenciador de Atualizações, aparece "Seu sistema está atualizado - As informações dos pacotes foram atualizadas há 3 horas". Mas talvez ele esteja contando o tempo desde quando eu instalei.

Cara, vou fazer o seguinte: vou tentar conectar com fio (seguindo a orientação que você deu antes), baixar as atualizações e volto aqui para dizer.

Valeu.

D.

É, não consegui conectar com fio para fazer a atualização. É possível prosseguir sem fazê-las?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não conseguiu porque não tem acesso ou porque o notebook não conectou? se foi porque não conectou basta fazer o sudo pppoeconf se for modem roteado nem precisa. agora se foi porque não tem acesso a outro local, aí você terá que esperar um pouco para ver se conseguimos resolver isso sem net.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não consegui porque o notebook não conectou. Coloquei o cabo azul ligando ele ao modem, reiniciei o modem, e assim que eu coloco o cabo, de fato ele busca uma conexão (o ícone muda, fica girando), mas ele não consegue.

Conferi o pppoe e ele está instalado. Criei a conexão velox, copiei o MAC, habilitei os botões "disponível para todos" e "conectar automaticamente", desabilitei eles na conexão "com fio", ele tenta de novo, mas não conecta.

Esse procedimento de abrir o terminal e tentar sudo pppoeconf eu não fiz. Vou fazer e te dou um retorno.

Valeu,

D.

Cara, parece que piorou.

Veja, tinha configurado a conexão velox lá pelo ícone perto do relógio, certo? Ela aparecia como conexão disponível, junto com uma outra chamada 'autoeth0'.

Configurei ela como você falou: marquei o 'disponivel para todos' e o 'conectar automaticamente'. Copiei o MAC e desmarquei essas opções da conexão 'autoeth0'.

Quando clicava no velox, ele tentava conectar, mas não ia adiante.

Aí, hoje fiz o procedimento do pppoeconf no terminal. Ele detectou um dispositivo, pediu usuário, senha, tudo ok. No final, ele tentou conectar de novo e não conseguiu.

Reiniciei a máquina. Mas aí já tinha mudado tudo.

A conexão velox tinha sumido (configurei ela de novo e quando clicava em 'aplicar' ela desaparecia, como se eu tivesse clicado em cancelar).

Apareceu uma nova conexão, na parte 'com fio', chamada 'ifupdown', e eu não tinha acesso para editá-la (o botão de editar e o de excluir ficavam apagados).

Quando rodei de novo o pppoeconf ele já não conseguiu conectar-se ao dispositivo.

Cara, não quero desistir, pelo pouco que usei de Linux já vi que vale muito a pena, não quero voltar para o Windows, mas você acha que isso aqui tem jeito mesmo?

Valeu,

D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem, Primeiro: Não se preocupe com relação a não estar disponível a configuração ou opção de editar as mesmas pelo ícone próximo ao relógio, porque quando você fez o procedimento com o sudo pppoeconf ele automaticamente desabilitou as funções do ícone próximo ao relógio. Para voltar como era antes (ou seja desfazer o pppoeconf) faça o seguinte: Vá em aplicativos > Acessórios > Terminal e digite: sudo gedit/network/interfaces e dê um enter, digite sua senha, abrirá uma janelinha contendo algo parecido com isso:

auto lo

iface lo inet loopback

auto dsl-provider

iface dsl-provider inet ppp

pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf

provider dsl-provider

auto eth0

iface eth0 inet manual

Apague as ultimas 6 linhas ( ou seja deixe apenas as duas primeira linhas), clique em salvar e reinicie o sistema. pronto está tudo no zero novamente.

Essa conexão: 'ifupdown' é a conexão que você criou com o pppoeconf, até aqui está tudo em ordem. Não é necessário rodar novamente o pppoeconf pela segunda vez porque ele já está configurado e por isso irá lhe dizer que já está conectado. Esse procedimento (pppoeconf) é praticamente o mais fácil e é algo permanente e automático, ou seja , você só faz uma vez, ele reconhece e conecta toda vez que você liga seu notebook, desde que o cabo azul do modem da Velox esteja ligado Diretamente ao notebook.

Ainda não estou entendendo como ele não está lhe permitindo navegar, mas existem outros procedimento que você poderá fazer para ver se resolve.

Mas faça esse primeiro procedimento ANTES DE DESFAZER o pppoeconf.

1- Abra um terminal e digite sudo gedit /etc/network/interfaces na janelinha que se abrir veja se o conteúdo é igual ou parecido a isso:

auto lo

iface lo inet loopback

auto dsl-provider

iface dsl-provider inet ppp

pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf

provider dsl-provider

iface eth0 inet dhcp

auto eth0

Se for apague as linhas que tenham a palavra dsl-provider, salve e reinicie.

Segunda opção:

2-Abra o terminal e dê o seguinte comando: sudo dhclient

Isso vai fazer você conectar. Se não navegar configure o DNS do modem, inclua esses IPs como DNS primário e secundário:

208.67.222.222

208.67.200.200

Se mesmo assim você não conseguir, poste os resultados para vermos o que aconteceu ou se precisa mudar alguma coisa na configuração do modem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!