Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Receptor super regenerativo, para recepção de FM faixa estreita.


albert_emule

Posts recomendados

  • mês depois...

O que faz dele um regenerativo é a bobina central L que atua fazendo um feedback de modo que parte do sinal captado volte pro trimmer, realimentação ou feedbeack, logo, regenerativo.

Caracteristica de regenerativo é sensibilidade mediana e seletividade medio-alta, mas a qualidade final é baixissima, principalmente estabilidade.

(Comparado a outros modos, não a outros circuitos de complexidade similar)

Quanto a funcionar, sim funciona, dependendo da idade seus avos ou bisavos ouviram muito radio regenerativo. Se esse circuito específico não funcionar precisaria de pequenos ajustes, porque a construção teórica dele está correta. Na web devem ter uma duzia de milhares de circuitos de receptores, achar aqui no forum alguem que tenha montado algum específico é questão de sorte similar a acertar na Loto Mania.

A questão é qualidade do resultado final, não tem como ter qualidade maximo com um circuito mínimo, como esse aí. Isso é circuito pra hobby, pra você ver como é a operação com o controle de regeneração, como é a sensibilidade comparado a outros receptores (Que você pode ligar na mesma captação banda larga que esse circuito pede), etc. Mas se você deseja radio pronto pra captar algo na casa dos 144MHz, esse circuito será uma opção ruim, mas automaticamente todo circuito melhor será mais complexo. Googlando por 'receptor heterodino' tem muitas opções, quanto aos 144MHz isso se modifica facilmente, mais fácil procurar um bom circuito de banda comercial (88-108) e modificar pra 144 do que ter a sorte de achar circuito pronto pra 144.

Alias, veja que ele exige uma entrada de RF, um setor de captação, que será no fim das contas responsavel pela sensibilidade do circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que faz dele um regenerativo é a bobina central L que atua fazendo um feedback de modo que parte do sinal captado volte pro trimmer, realimentação ou feedbeack, logo, regenerativo.

Caracteristica de regenerativo é sensibilidade mediana e seletividade medio-alta, mas a qualidade final é baixissima, principalmente estabilidade.

(Comparado a outros modos, não a outros circuitos de complexidade similar)

Quanto a funcionar, sim funciona, dependendo da idade seus avos ou bisavos ouviram muito radio regenerativo. Se esse circuito específico não funcionar precisaria de pequenos ajustes, porque a construção teórica dele está correta. Na web devem ter uma duzia de milhares de circuitos de receptores, achar aqui no forum alguem que tenha montado algum específico é questão de sorte similar a acertar na Loto Mania.

A questão é qualidade do resultado final, não tem como ter qualidade maximo com um circuito mínimo, como esse aí. Isso é circuito pra hobby, pra você ver como é a operação com o controle de regeneração, como é a sensibilidade comparado a outros receptores (Que você pode ligar na mesma captação banda larga que esse circuito pede), etc. Mas se você deseja radio pronto pra captar algo na casa dos 144MHz, esse circuito será uma opção ruim, mas automaticamente todo circuito melhor será mais complexo. Googlando por 'receptor heterodino' tem muitas opções, quanto aos 144MHz isso se modifica facilmente, mais fácil procurar um bom circuito de banda comercial (88-108) e modificar pra 144 do que ter a sorte de achar circuito pronto pra 144.

Alias, veja que ele exige uma entrada de RF, um setor de captação, que será no fim das contas responsavel pela sensibilidade do circuito.

eu já tenho um super regenerativo que sintoniza da ultima rádio de FM, de 108MHz, até o canal 11 de televisão que dá uns 200Mhz.

tenho dificuldade em ouvir as emissoras de FM estreita, pois até sintoniza, mas não sai a voz.

tenho sintonizado as emissoras do aeroporto, taxi, 2 canais de televisão (GLOBO 11 E BAND 7 ), em vez em quando ouço radioamadores da faixa de 2 metros, e as outras frequência neste intervalo de 108 a 200, a maioria são de FM estreita, daí não sai a voz

Mas no arquivo de onde eu tirei a foto, diz que este circuito é um Circuit

for Narrow-Band FM ( quer dizer: circuito para recepção de FM estreita)

ele irá resolver o meu problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso de FM a largura que um canal tem é 200KHz, mas o receptor ideal deveria ter largura de 75KHz, que é a banda que o a emissora deveria efetivemente ocupar.

No caso de TV, essa banda de audio é de apenas 25KHz. Na demais faixas não-publicas acho que normalmente é canal de 20KHz.

Só que, recebendo banda de 20KHz na faixa comercial de FM você terá perda de qualidade.

E... banda estreita, que é a função do circuito, não significa algo como 20KHz, e sim algo melhor que um galena com banda tipo 200KHz. É estreita mas não garanto que seja tão estreita quanto você deseja, essa parte você terá que esperar outra opinião aqui, ou testar.

(Eu sempre procurei alargar a banda, forma simples de dar estabilidade ao link)

No seu circuito atual você pode estuda-lo para ver se tem a possibilidade de um ajuste fino que talvez melhore a seletividade, ou acrescentar mais ajustes, normalmente capacitor variavel onde tem um fixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso de FM a largura que um canal tem é 200KHz, mas o receptor ideal deveria ter largura de 75KHz, que é a banda que o a emissora deveria efetivemente ocupar.

No caso de TV, essa banda de audio é de apenas 25KHz. Na demais faixas não-publicas acho que normalmente é canal de 20KHz.

Só que, recebendo banda de 20KHz na faixa comercial de FM você terá perda de qualidade.

E... banda estreita, que é a função do circuito, não significa algo como 20KHz, e sim algo melhor que um galena com banda tipo 200KHz. É estreita mas não garanto que seja tão estreita quanto você deseja, essa parte você terá que esperar outra opinião aqui, ou testar.

(Eu sempre procurei alargar a banda, forma simples de dar estabilidade ao link)

No seu circuito atual você pode estuda-lo para ver se tem a possibilidade de um ajuste fino que talvez melhore a seletividade, ou acrescentar mais ajustes, normalmente capacitor variavel onde tem um fixo.

nas faixas de radioamadores,a faixa estreita de FM, costuma ser de 3Khz +-, e este que é o problema, não sai a voz aqui no meu receptor super regenerativo.

as outras transmissões, são tranquilas, inclusive a dos canais de TV, que são 2 que consigo sintonizar.

A BAD, canal 7, perto de 174MHz, e a Globo, canal 11, perto de 200MHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 8 anos depois...

Estou fazendo um receptor fm super regenerativo e até os momento o projeto para hobby está saindo muito bem ! Estou conseguindo captar quase todos as estações FM , o projeto é bem simples, a única coisa mais crítico para quem quer fazer esse projeto é a valvula ecf80 uma famosa valvula usada para sintonia  vhf nos antigos televisores, quanto a qualidade estou tendo uma boa qualidade de 50% mas estou procurando a melhorar fazendo a testes com novas bobinas de depressão , o único problema é o zumbido de 60Hz no fundo acredito eu por alguma falha no aterramento que ainda não descobri como resolver, assim uma boa qualidade sem o ruído de fundo passarei a galera o esquema e o detalhes para quem quer construir 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!