Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O PC não desliga o cooler


salviano.criarte

Posts recomendados

Tenho uma placa-mãe P17G ECS (PCCHIPS ) que sempre funcionou bem com o Pentium IV até que fiz um UpGrade, colocando um Core 2 Duo E7400. Agora, quando eu tento desligar o PC, ele fecha o Windows (Seven), mas não desliga o ventilador do cooler, tornando necessário que eu desligue manualmente o PC. Testei novamente com o Pentium IV e ele volta a desligar. Assinalo que testei ligando o ventilador nos dois conectores, o de 3 pinos (sys_fun) e no de 4 pinos (cpu_fun). Alguém pode me ajudar a resolver este `probleminha`?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, como eu posso fazer isso da forma mais prática. Que recomendações vocês me fazem?

Já baixei do site da PCCHIPS os arquivos da BIOS e os salvei no meu pendrive.

Veja se existe algum utilitário para atualizar a BIOS. Nas placas de uns 3 anos pra cá, ou até antes, vem com um utilitário embutido na placa. Ou pelo prórpio Windows. Se não tem, terá que fazer do modo antigo (DOS). Pelo DOS, use um disquete ou CD bootavel com o MS-DOS ou MR-DOS, BOOT 95 ou 98. São dois arquivos, um que é o executável do programa de atualização e outro o .bin ou .rom (imagem da BIOS).

Só não esquece de fazer um backup da BIOS atual, no programa de atualização tem esta opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo BlackBird, estou vendo o tanto que a minha "plaquinha" 'tá desprestigiada no meio de tantas outras (rsrsrs).

- Ela não tem o programa interno pra atualizar pelo Setup

- não tenho mais o CD de instalação dela

- Não encontro nenhum soft que faça essa tarefa

Visitei o tópico especifico que você sugeriu, mas não vi nenhuma referência à p17g ecs

Como conseguir os utilitários pra esse fim que vem no CD de instalação dessa placa (PCCHIPS p17g)? Você tem alguma saida alternativa que me leve à solução desse "pepino"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RESOLVIDO! Meu PC já desliga a fonte e o cooler com o Core2Duo

Eu não 'tava encontrando o soft que fazia a alteração, mas, pesquisando noutro bom forum co-irmão do CluberDoHardware, encontrei a informação de que no pacote que baixamos no site da PCCHIPS já vem junto esse soft. É o AFUWIN.

Executei-o no modo gráfico do Windows (Seven) e não funcionou. Tentei no modo DOS (afuwin.exe) e a coisa aconteceu.

Confesso que fiquei meio com o "coração na mão", pois se tratava de uma coisa que eu nunca havia feito, contudo, eu 'tava bastante confiante pelo apoio de todos que se esforçaram para me ajudar. Deu tudo certo!

Como já era de se esperar, o Afuwin reiniciou o PC e o BIOS voltou com as informações 'zeradas'. Mas foi só botar pra fazer a detecção automática e pronto.

---

Agradeço de forma sincera a todos deste forum e do GuiaDoHardware pelo incansável esforço pelos seus membros. Desejo a todos um 2010 de plenas realizações e que todos os seus esforços sejam recompensados,

Boa noite!

ps.: Amigo moderador, não sei se infringi alguma regra, citando o nome de outro forum. Se incorri nesta falha, peço desculpas e vou entender a edição da mensagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!