Ir ao conteúdo

Projeto de chocadeira

thiagoncc

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

estou começando um projeto de uma chocadeira, porém como um cara de software estou tendo algumas dificuldades em escolher os componentes. Pensei então em ouvir as opiniões de vocês.

Já andei pesquisando um bocado sobre o assunto e inclusive me deparei com os seguintes posts:

http://forum.clubedohardware.com.br/projeto-pic16f877a-sensor/684524

http://forum.clubedohardware.com.br/temporizador-p-chocadeira/611901

Porém gostaria de uma ajuda maior mesmo é na escolha do modelo do pic.

O circuito deve ser capaz de ativar um motor de tempos em tempos e controlar a temperatura através de uma resistência. Os componentes que eu havia pensado são os seguintes:

Controlador Pic: Acho que será uma boa opção por ser fácil de encontrar e utilizar. Qual modelo vocês sugerem?

Sensor de temperatura: Aqui eu li um pouco sobre termistores, encontrei muita informação sobre o LM35.

Controlador Servo: Ativar o motor.

Relé: Ativar a resistência ou lâmpada que será utilizada para o aquecimento.

Potênciometro e LCD: Regulagem de temperatura e display.

Vocês tem alguma sugestão? Vocês conhecem algum site de qualidade para adquirir componentes eletrônicos?

Obrigado e feliz ano novo :D

Postado

Para suas duvidas ha respostas,

O modelo do PIC vou responder por ultimo,

- Sensor de temperatura pode ser o velho lm35 até por sua facilidade de trabalho, usar termistores pode ser uma tarefa chata pois ele nao apresenta uma funçao absolutamente linear, ou seja se vai funcionar ou nao so experimentalmente, portanto prefira o lm35 + um operacional para condicionar o sinal.

-Precisa ser servo mesmo? não pode ser motor de passo? é mais simples ( e barato) alem do mais a logica de controle ficaria dentro software do PIC voce so precisaria dos MOSFETs externos;

- Potenciometro pode ser usado também basta usar mais um canal analogico do seu PIC para capturar a leitura.

qual o modelo para isso?

bom vejamos de quantos IOs voce precisaria:

LCD : 4 linhas + 2 Linhas de controle

POtenciometro de LM 35 = 2 IOs analógicos;

Motor de passo = 4 linhas;

Rele + Resistencia = 2 linhas

Poxa um micro de 16 IOs creio que seja o bastante pra voce:

Um modelo que acho ideal para isso e que aproveita todo o chip é o PIC16F88, tem muita memoria de programa alem de oscilador interno de ate 8MHZ que te livra do cristal e te da mais IOs

Se quiser algo mais sofisticado pode usar a familia 18F como o 18F1230 que é identico ao 16f88 so que mais rápido.

Não va na ideia de sair comprando modelos de 40 pinos que nem o 16f877a ou o 18f452 que para a sua aplicação seria jogar dinheiro fora e nao usar todoo poder o chip.

sites:

farnell

circuit shop

solda fria

internacionais eu compro aqui:

sureelectronics

abs.

Postado

Felipe, primeiramente muito obrigado pela resposta rápida e precisa :)

Algumas coisas eu ainda não entendi (desculpe, não tenho experiência com eletrônica :rolleyes: )

1) Sobre o motor, eu tinha pensado em usar um motorzinho desses normais e ai eu ativaria ele por um determinado tempo. Não usaria componentes externos, só a alimentação dele pelo microcontrolador. Pelo que eu pesquisei o motor de passo é um pouco mais caro e tem o controle um pouco mais complexo. Você acha que eu deveria usar ele mesmo assim? (deixei no desenho do circuito espaço para um motor de passo ;) )

2) Sobre o LCD, ainda não entendi direito como ele funciona para adiciona-lo aqui...

Aqui esta o inicio do circuito. Não sei se está correto.. comentários e críticas são muito bem vindos.

post-666663-13884954230771_thumb.png

Postado

Oras se quer usar um Motor DC, pode usar sim, porém nenhum motor poderá ser alimentado pelo PIC, ele não fornece potência suficiente para sequer cutucar o motor, devera fazer que nem fez com a lampada, um transistor um rele e o motor ligado no Rele e alimentado externamente.

quando ao LCD seu funcionamento é simples, vejo que no seu desenho voce ligou as linhas de controle, agora como vais usar o modo 4bits (para economizar IO) então ligue em sequencia D4 a D7 que sera o barramento de dados do LCD

duvidas va perguntando!

abs.

Postado

Obrigado Felipe,

aqui vai mais uma atualização. Coloquei o motor de passo e alterei a entrada do potenciometro para 3 botões. Acho q assim vai ficar melhor :)

O motor de passo consegue ser alimentado ou precisa de um chip daqueles para aumentar a potência?

post-666663-13884954234025_thumb.png

• mês depois...
Postado

Eu uso esse da coel tlj29

Esse TLK31I é melhor ainda porque monitora a umidade também,o q pra chocadeira é mt importante também

Muito confiavel e preciso..

Ele originalmente é pra refrigeração e não pra aquecimento, liguei um relé externo pra inverter a lógica..tem precisão de 0,1ºC, o temporizador dá pra fazer com o 555 mesmo

• 9 meses depois...
  • 1 ano depois...
Postado
Para suas duvidas ha respostas,

O modelo do PIC vou responder por ultimo,

- Sensor de temperatura pode ser o velho lm35 até por sua facilidade de trabalho, usar termistores pode ser uma tarefa chata pois ele nao apresenta uma funçao absolutamente linear, ou seja se vai funcionar ou nao so experimentalmente, portanto prefira o lm35 + um operacional para condicionar o sinal.

-Precisa ser servo mesmo? não pode ser motor de passo? é mais simples ( e barato) alem do mais a logica de controle ficaria dentro software do PIC voce so precisaria dos MOSFETs externos;

- Potenciometro pode ser usado também basta usar mais um canal analogico do seu PIC para capturar a leitura.

qual o modelo para isso?

bom vejamos de quantos IOs voce precisaria:

LCD : 4 linhas + 2 Linhas de controle

POtenciometro de LM 35 = 2 IOs analógicos;

Motor de passo = 4 linhas;

Rele + Resistencia = 2 linhas

Poxa um micro de 16 IOs creio que seja o bastante pra voce:

Um modelo que acho ideal para isso e que aproveita todo o chip é o PIC16F88, tem muita memoria de programa alem de oscilador interno de ate 8MHZ que te livra do cristal e te da mais IOs

Se quiser algo mais sofisticado pode usar a familia 18F como o 18F1230 que é identico ao 16f88 so que mais rápido.

Não va na ideia de sair comprando modelos de 40 pinos que nem o 16f877a ou o 18f452 que para a sua aplicação seria jogar dinheiro fora e nao usar todoo poder o chip.

sites:

farnell

circuit shop

solda fria

internacionais eu compro aqui:

sureelectronics

abs.

Boa tarde , quero montar esse projeto poderá por os componentes com seus valores para eu comprar , desde já obrigado Anacleto

• 5 meses depois...
Postado

Olá pessoal...um feliz natal...

Eu tenho uma visão um pouco diferente, com relação às sugestões acima citadas.

1º - um microcontrolador hoje, acha -se em quase todas as lojas

o custo vem cada vez baixando mais, e a diferença entre um pic convencional como e o caso do pic 16f84a para um pic bem melhor como e o caso do pic16f873a é muito irrisório, ou mesmo do pic16f877a, então, e melhor ter com sobra, do que faltar.

2º - uma chocadeira, na maioria absoluta as pessoas que vão usar, são idosos e que pela idade já não enxergam tão bem, logo...a minha sugestão seria um display de sete segmentos ao invés de LCD.

3º - de tempo em tempo, é preciso que os ovos mudem de posição para evitar stress, e muitas vezes os pintinhos ficam colados na casca e morrem, por isso, o micro já deve ser capaz de exercer todas essas tarefas.

3ª - não sou de acordo de se colocar relé para ligar a resistência de aquecimento, pois a inércia do rele, e sua acomodação geram muito ruído, e desgaste nas palhetas de contato, por isso acho mais aconselhável um tyristor ou triac.

4º - usar um gabinete, onde se perde o mínimo possível de caloria,

pois se for mal dimensionado, o aquecedor fica ligando e desligando seguidamente isso gera mais consumo de energia, e no caso de falta de energia, a temperatura cairá rapidamente e...

Sugiro por prática e conhecimento:

pic16f873a ou pic 877a

display de sete segmentos vermelho, e também um 4511 para cada display para não pesar muito sobre o pic, e usar resistores de 330 homs, o que dara uma claridade ainda maior no visor.

Caixa de madeira grossa, revestida interna e externamente com isopor protegido.

Motor de passo comandado por programa no pic. A precisão e muito maior, a confiabilidade, o gasto de energia etc.

Vou procurar conhecer as regras do fórum direitinho, e se for o caso...poderei fazer bem mais que isso.

Boas festas a todos...

Olá pessoal...um feliz natal...

Postado

é verdade um microcontrolador esta até fácil o difícil é programar a não ser se o sr Amsterdan E. Rezende " com todo respeito" estiver um codigo em c de preferência ccs e esteja desposto a postalo para os demas ate porque hoge é natal e não faz mal algum abrir mão de alguns godigo que estão na gaveta en calhado por falar em codigo acho que vou abrir um topico de codigo encalhado onde os membros postem o que esta quardado o que vocês acham ?

Postado

Não precisa ser nem em c, ou c++, ou asm, ou java, ou pb, ou pbp, o reultado de todos sera sempre o hexa.

Claro que tenho, mas, voce leu o que eu escrevi com atenção...as vezes no afan de ajudar, podemos ser repreendidos, e isso, é tudo o que eu não quero.

Postado

que isso amigo pode liberar o codigo se eu tivese ja teria postado , o topico vai ficar completo e ninguem ira te repriender pois asim sera de grande ultilidade para futuros aprendisado e sera mas discutido por todos pois quem libera um codigo é a mesma coisa de quem esta abrindo mão de um circuito pois sabemos que da maior trabalho em programar quanto a linguegem so conhecia asemble , em c pascal e lader não sabia da linguagem java para microcontrolador

• 2 semanas depois...
Postado

Gostaria de ver a manifestação dos companheiros de forum, com relação ao interesse do projeto chocadeira com pic16f873 e lm35, se houver interessados, postarei esquema, e hexa do programa.

pic16f873

lm35

3 = 4511

3 = display de sete segmentos

vou escrever o programa, não para motor de passo, pois nem todos tem como adquiri-lo

sem contar na complexidade para alguns, e também, se escrever um programa para um motor de 5 fios por exemplo, não vai servir para nenhum outro diferente disso.

escreverei com dois relés reversíveis, que de duas em duas horas revertem as palhetas,

para inverter a rotação de motores de cc tipo limpadores de para-brisas.

um bom programa de termostato, precisa ter condições de escolher a temperatura de ligar, bem como a de desligar o aquecedor, pois cada espécie de aves, exige um tempo de encubação e temperatura diferente.

Gostaria que um moderador do forum, me dissesse se esta tudo bem, caso haja alguma restrição, me informe via email.

Gostaria também, que os companheiros tivessem um pouco de paciência, pois sou muito ocupado, e disporei do meu tempo de folga para tal.

caso de tudo certo, recomendo paciência e capricho na montagem pois, o sucesso depende muito disso.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!