Ir ao conteúdo

Projeto de chocadeira

thiagoncc

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

estou começando um projeto de uma chocadeira, porém como um cara de software estou tendo algumas dificuldades em escolher os componentes. Pensei então em ouvir as opiniões de vocês.

Já andei pesquisando um bocado sobre o assunto e inclusive me deparei com os seguintes posts:

http://forum.clubedohardware.com.br/projeto-pic16f877a-sensor/684524

http://forum.clubedohardware.com.br/temporizador-p-chocadeira/611901

Porém gostaria de uma ajuda maior mesmo é na escolha do modelo do pic.

O circuito deve ser capaz de ativar um motor de tempos em tempos e controlar a temperatura através de uma resistência. Os componentes que eu havia pensado são os seguintes:

Controlador Pic: Acho que será uma boa opção por ser fácil de encontrar e utilizar. Qual modelo vocês sugerem?

Sensor de temperatura: Aqui eu li um pouco sobre termistores, encontrei muita informação sobre o LM35.

Controlador Servo: Ativar o motor.

Relé: Ativar a resistência ou lâmpada que será utilizada para o aquecimento.

Potênciometro e LCD: Regulagem de temperatura e display.

Vocês tem alguma sugestão? Vocês conhecem algum site de qualidade para adquirir componentes eletrônicos?

Obrigado e feliz ano novo :D

Postado

Para suas duvidas ha respostas,

O modelo do PIC vou responder por ultimo,

- Sensor de temperatura pode ser o velho lm35 até por sua facilidade de trabalho, usar termistores pode ser uma tarefa chata pois ele nao apresenta uma funçao absolutamente linear, ou seja se vai funcionar ou nao so experimentalmente, portanto prefira o lm35 + um operacional para condicionar o sinal.

-Precisa ser servo mesmo? não pode ser motor de passo? é mais simples ( e barato) alem do mais a logica de controle ficaria dentro software do PIC voce so precisaria dos MOSFETs externos;

- Potenciometro pode ser usado também basta usar mais um canal analogico do seu PIC para capturar a leitura.

qual o modelo para isso?