Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Coolers com maior fluxo de ar são melhores como ventiladores ou exaustores?


Posts recomendados

Olá amigo...

Para Os Dois....

  • É necessário ter um fan com alto CFM na frente, para que ele tenha força de empurrar o ar até o fim do gabinete...
  • É necessário ter um fan de alto CFM na lateral, para que ele tenha forçca de mandar ar frio para o processador...
  • É necessário ter um fan de alto CFM na traseira, para retirar todo e qualquer ar quente dentro do PC, gerando um Fluxo(corrente) de Ar pelo gabinete, refrigerando ainda mais seu PC....

Qualquer fan a mais é so para complementar a refrigeraçao, esses tres sao Obrigatorios....

Espero ter ajudado...:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tiver fan forte atrás, e seu cooler for tipo o cooler box, o ideal é ou usar dto, ou usar duto+fan, porque o fan sem duto vai ser desperdício: todo ar que ele por pra dentro, o traseiro jogará fora sem passar pelo cooler da CPU.

O ideal se for cooler tower, como Hyper 212, Buffalo, é não usar nada na lateral, nem duto, nem fan.

E o ideal é ter o mesmo número de CFM que sai entrando. Se for pra escolher entre mais ar saindo ou mais ar entrando, o ideal é a pressão negativa: mais ar saindo (experiência própria).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos que opinaram e a indicação do tópico pelo amigo Root.

então, o meu gabinete é o CM-690 da CM. ele veio com os seguintes fans:

-Um 120 mm na parte frontal jogando ar para dentro (Acredito ser pressão positiva)

-Um 120 mm na lateral inferior também jogando ar para dentro.

-Um 120 mm Na traseira como exaustor (acredito ser pressão negativa).

Como ele tem espaço para muitos outros fans, comprei um da evercool de 120 mm com CFM de 79,4 e coloquei ele na lateral inferior trocando ele de lugar com o que veio no Gabinete que foi colocado ainda na lateral porém na parte superior. Antes de colocar o evercool de 79,4 CFM na lateral eu testei ele como exaustor na parte traseira tocando com o já existente. Por incrível que pareça, as temperaturas de todos os componentes subiram. Então desfiz o procedimento voltando com o original para a traseira como exaustor. As temperaturas voltaram ao normal. A razão de eu ter aberto esse tópico é que como o CM-690 tem muitos outros espaços para outros fans, gostaria de colocar dois R4 a mais para incrementar a refrigeração. Pensei nos seguintes lugares: No "chão" do gabinete , jogando ar para dentro, No topo do Gabinete jogando ar para fora. Atualmente (como eu tinha aqui parado), coloquei um Noctua de 80 mm no teto como exaustor. Acontece que o evercool é barulhento demais e quero substituí-lo pelo R4.

Ficaria assim meu desejado sistema de refrigeração:

Um de 120 mm na frente jogando ar para dentro

Dois de 120 mm na lateral jogando ar para dentro

Um de 120 mm no ""chão" do gabinete jogando ar para dentro.

Um de 120 mm na parte traseira como exaustor

Um de 120 mm no teto como exaustor

Um de 80 mm também no teto como exaustor.

oBS: lembrando o que disse o amigo adcarvalho, minha fonte fica na parte inferior do gabinete.

Por favor opinem a respeito.

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!