Ir ao conteúdo

Demux e PIC16F84A

demondoido

Posts recomendados

Postado

Pessoal, to com um projetinho simples, mas preciso da ajuda de vocês. Faz pouco tempo comecei a programar Assembly com PIC. To estudando ainda então deem um desconto ^_^. Quero controlar 6 motores de passo unipolares. Mas um detalhe. Heuheuheu. É meio que um desafio que fiz pra mim mesmo. Tem que ser com o PIC16F84A. Só posso usar o PortB, pois o PortA vai ficar para outros comandos.

Então estava pensando no seguinte: enviar os controles de forma serial pelo PortB (usando RB2~RB7) e usar um demux para me dar 5 bits paralelos de saída.

Os únicos problemas são: qual demux vocês me recomendam? Precisa de sincronizar o demux com o PIC certo? Como faria isso?

O resto acho que dou conta. Isso é mais para entender o funcionamento do demux mesmo, e para trabalhar meu controle de motor de passo.

Obrigado.

Postado
Então estava pensando no seguinte: enviar os controles de forma serial pelo PortB (usando RB2~RB7) e usar um demux para me dar 5 bits paralelos de saída.

Bom você quer usar um desses ports para fazer um comando serial e usar um demux para converter para paralelo certo?

Ja pensou em usar um negocinho chamado de shift register?

veja opções não faltam:

com demux:

http://www.alldatasheet.com/view.jsp?Searchword=74HC138

com shift register:

http://www.alldatasheet.com/view.jsp?Searchword=74HC595

Os únicos problemas são: qual demux vocês me recomendam? Precisa de sincronizar o demux com o PIC certo? Como faria isso?

Acho melhor você dar uma estudadinha nesses tópicos, um bom livro de eletrônica digital tem tudo o que você precisa para aprender.

Não adianta ter pressa, se quiser que o hardware funcione não pode pensar so no PIC, tem de entender um pouco o que voce vai controlar.

Mas basicamente:

Um demux por exemplo de 3 para 8 linhas funciona da seguinte forma:

temos um bit em sua entrada, de acordo com ovalor das 3 linhas de controle o mesmo bit ira para uma das oito linhas de saida conforme a combinação:

A0 - > 000, A1 -> 001,...A7 ->111

abs.

• mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!