Ir ao conteúdo

Problemas com leds infravermelhos

guitoscan

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal. Estou com um problema com uns leds infravermelhos...

Eu e um colega projetamos um sensor de presença, contudo, devido a tolerência de corrente dos leds, não conseguimos obter uma distância aceitável entre o emissor e o receptor. Um professor sugeriu usar um led que vem com uma lente acoplada, já alguns outros alunos do curso de tecnologia (eu curso o técnico :lol:) utilizaram estes mesmos leds sem a lente e obtiveram uma distância razoável, isso porque eles utilizaram um circuito modulador (se não me engano foi isso).

Alguém teria uma sugestão para tentar solucionar este problema, ou então um material bom sobre o funcionamento dos circuitos moduladores?

Abraços e muito obigado

Postado
Alguém teria uma sugestão para tentar solucionar este problema, ou então um material bom sobre o funcionamento dos circuitos moduladores?

Sim, na verdade para se fazer a modulação tudo o que você tem de fazer é gerar um sinal de 38Khz com duty cicle em torno de 25% e somar/sobrepor com seu sinal de dados, da pra fazer isso usando uma porta NAND com isso o sinal modulado vai para a base de um transistor que ira excitar o led,

do outro lado no receptor você utilizaria um demodulador da serie tsop22xxxx no caso o tsop2238 ou qualquer equivalente, com isso você elimina portadora de 38KHz e sobra apenas o sinal de dados ok!

abs.

• mês depois...
  • Coordenador
Postado

Procure também em assistências ou autorizadas de máquina de lavar roupas..., não sei te dizer é se a vazão de água é satisfatória!...

Postado

Bom não vou dar o peixe de graça para a garotada quero que aprendam, porém como "gift" pela ajuda dos amigos estou disponibilizando como gerei a protadora de 38KHz por firmware:

POrtadora:

;ROTINA PRODUZ A MODULAÇÃO DO BIT EM 38kHZ COM DC DE 50%
T2_ISR:
BCF T2CON,TMR2ON ;DESABILITA CONTAGEM DO TIMER
BTFSC INV_FLAG ;SETA A PORTA OU...
BCF SERIAL
BTFSS INV_FLAG ;LIMPA A PORTA
BSF SERIAL
COMF FLAGS,F
MOVF FLAGS,W
ANDLW B'00000001'
MOVWF FLAGS
CLRF TMR2
BCF PIR1,TMR2IF ; LIMPA FLAG DE INTERRUPÇÃO
BSF T2CON,TMR2ON ;RETORNA A CONTAGEM
GOTO END_ISR

Configuração do timer2:

BANKSEL T2CON
MOVLW B'00000000';CONFIGURA TIMER2
MOVWF T2CON
BANKSEL PR2
MOVLW 0X0D ;ACERTA VALOR DE ESTOURO
MOVWF PR2
BANKSEL PIE1
BSF PIE1,TMR2IE ;CONFIGURA SUA INTERRUPÇÃO

Agradeço a ajuda. E a partir dai é só usar a criatividade.

abs.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!