Ir ao conteúdo

Como Faço Pra Ligar Mais Caixas?

Posts recomendados

Postado

Seguinte povo... eu ganhei um som que veio com duas caixas de 8 W rms e 4 Ohms de impedancia cada uma... e tinha duas caixas de som sobrande, com 3 W rms e 8 Ohms de impedancia cada...

liguei em paralelo uma de cada tipo para cada lado... isto é, uma de 4 ohms e outra de 8 ohms em cada um dos lados...

mais lendo por ai no forum ouvi falar que isso pode queimar a saida do aparelho... isso é verdade?

e então como eu faria para deixar elas com o mesmo som, visto que quero fazer um sistema 4.1 (o som tem outra saida para o subwoofer)???

a impedancia vai ficar em 2,6666... o que falaram que é ruim para o som...

mais como não entendo muito de som... acabei pensando no seguinte... se eu ligar um resistor de 4 ohms em série com cada uma das caixas que tem impedancia de 4, e ligar esse conjunto em paralelo com as caixas de impedancia 8 vou ter impedancia final de 4, que é a original...

está certo esse pensamento? isso funciona dessa forma ou não? pois não entendo nada de som... me ajudem

abraços

Wlad

Postado

E aí.... uma pequena aulinha de som...

Esses codigos que ouvimos falar hoje em dia (5.1 , 4.1 , 2.1) correspondem a canais INDEPENDENTES de som... não adianta você ter 10 caixas de som ligadas em uma fonte que gere só 2 canais você vai continuar tendo um som 2.0.

O .1 significa 1 canal extra exclusivo de woofer... logo, por mais q você compre um woofer e ligue no seu som, se o seu som não tiver uma saida exclusiva de woofer, ele não estará trabalhando perfeitamente como deveria.

Para se ter um som 5.1 tem que ter um amplificador (placa de som ou receiver) q gere 5.1 pois em cada caixa sai um som diferente. por exemplo: você ver um show em 5.1 na caixa central as vozes tem dominancia, nas lateraias os instrumentos, nas traseiras aplausos e gritos (a platéia o eco e coisas do tipo) e no woofer os sons mais graes (bateria, baixo)

A respeito das ligações q você fez, te falram o certo impedancias baixas são horriveis, distorcem o som facilmente e etc... Agora o fato de você ligar, no seu exemplo, 2 caixas de som em cada saida de audio, você ão estará aumento sua potencia de som, uma vez que ela é ligado ao amplificador e não as caixas. você terá uma pequena melhora pois terá mais "lugares" gerando som, mas a pontencia será a mesma....

espero ter esclarecido

qualquer coisa é só falar

Postado

aí cara, beleza?

espero ter esclarecido

qualquer coisa é só falar

Pior que pra falar a verdade não esclareceu não...

Esses codigos que ouvimos falar hoje em dia (5.1 , 4.1 , 2.1) correspondem a canais INDEPENDENTES de som... não adianta você ter 10 caixas de som ligadas em uma fonte que gere só 2 canais você vai continuar tendo um som 2.0.

O .1 significa 1 canal extra exclusivo de woofer... logo, por mais q você compre um woofer e ligue no seu som, se o seu som não tiver uma saida exclusiva de woofer, ele não estará trabalhando perfeitamente como deveria.

Para se ter um som 5.1 tem que ter um amplificador (placa de som ou receiver) q gere 5.1 pois em cada caixa sai um som diferente. por exemplo: você ver um show em 5.1 na caixa central as vozes tem dominancia, nas lateraias os instrumentos, nas traseiras aplausos e gritos (a platéia o eco e coisas do tipo) e no woofer os sons mais graes (bateria, baixo)

tudo bem, me expressei errado, eu sabia desse problema, mais tudo bem, mudando a forma de se expressar: "eu queria fazer um sistema surround (não sei como se escreve, e nem se é esse nome ai que define um sistema que sai de todos os lados, mais bem tosco)... infim, queria gastar pouco e ter um pequeno beneficio...

agora, pra ligar as caixas, o problema principal ta sendo a impedancia... como eu faço pra subir ela então??? quanto é o ideal? posso fazer aquele esquema que eu falei de ligar um resistor em série??? (pelo que aprendi na faculdade a impedancia de um resistor de 4 ohms, é 4 ohms, não está certo), então ligando em cada caixa de 4 ohms de impedancia um resistor de 4 ohms, vou totalizar 8 ohms, em paralelo com outra caixa de 8 vou ter 4, certo?

deixando assim o padrão do meu som...

bom, já que você comentou da amplificação, eu vou até tocar em outra duvida que eu iria deixar pra dps...

bom, eu sei que a amplificação vai continuar a mesma (a não ser que tinha um pouco sobrando), então, eu posso ligar outro amplificador lá??? de quanto?

sendo q as caixas originais são de 8 W rms, e as outras são de 3 W rms... posso simplesmente ligar um amplificador de 3 w rms??? acho difícil encontrar um de 3 W certinho, então posso ligar outro maior?

abração cara...

Postado

E aí... desculpe a demora....

no caso do que você quer fazer, por se tratar de um som com pouca potencia não há muito problema em ligar as caixas 2 a 2 (baixando assim sua impedância), você perderá qualidade de som mas fora isso é o melhor que você pode fazer para SIMULAR um surround...

no caso do amplificador você pode ligar um de qualquer potência em suas caixas, mas você não vai poder aumentar o som ao máximo pois a caixa não aguentará e estourará.....

no caso de ligar das caixas 2 a 2 como disse antes não recomendo aumentar muito o volume também

abraços, acho q esclareci agora

heheheheh

Postado

Ou, valeu cara :)

então posso fazer a ligação que a impedancia muito baixa não vai correr o risco de queimar as saidas do meu som, certo???

você recomendaria aumentar a impedancia no caso???

abração cara, e valeu mesmo???

Postado

por experiencia sei que não vai queimar...

tenho muitos amigos que fazem isso e eu mesmo já fiz

agora usar um resistor para aumentar a impedância nunca vi ninguém fazer apesar de eu mesmo já ter cojitado a ideia.....

Qualquer coisa é só falar.....

Abraços

Postado

Associações em paralelo podem sim queimar o amplificador.

Se não fosse assim, poderíamos associar caixas em paralelo à vontade até formarmos uma carga equivalente a um curto-circuito...

Me diz se um amplificador não vai queimar com um curto na saída!

Se bem que muitos amplificadores modernos possuem proteção anti-curto na saída, muito comum em rádios de carro, nem sempre eles funcionam quando se trata de um quase curto, como no caso dos 2,67 ohms, e os transístores de potência se põem a fritar. Nessas horas temos que rezar para que haja uma proteção térmica que salve o amplificador.

Para associações resistivas ou indutivas temos:

Para associação em série, o valor da associação é a soma dos valores dos elementos associados.

Para elementos em paralelo, o inverso do valor da associação é a soma dos inversos dos valores dos elementos associados.

No seu caso, seja Re o valor equivalente da sua associação de uma caixa de 8 com uma de 4 ohms, teremos:

1 / Re = 1 / 4 + 1 / 8 = 3 / 8 Portanto Re = 8 / 3 = 2,67 ohms.

Se colocar uma resitência de 4 ohms em série com a caixa de 4 ohms e esse conjunto em paralelo com a caixa de 8 ohms a associação resultante será de 4 ohms. A resistência deverá ter tantos ou mais watts que a caixa associada (3w no caso, mas uma resistência de 5 w seria de bom tamanho. O problema é que os 3 W da resistência serão transformados em calor e não em som...

Quanto ao sub wofer, se não houver saída específica para ele no amplificador, a solução vai ficar meio capenga... Poderia colocar um filtro passa baixas em um dos canais do amplificador e ligar o subwofer neste filtro. Em geral os filtros prontos que se encontram por aí, chamados de crossover, já separam baixos de agudos. O problema é que a caixa que estiver no mesmo canal do filtro ficará mais aguda uma vez que estará sem os graves desviados para o sub-wofer.

Mas veja se o conjunto que você recebeu já não tem saída para o sub-wofer.

Tudo que estamos falando acima vale para cargas passivas. Se o que você. tem são aquelas caixas usadas em PCs, com tomada, botão de volume, luzinha etc, elas são pré amplificadas e aí o discurso muda.

Muitas que vem com sub-wofer, tem a saída para o mesmo já filtrada do próprio amplificador interno delas...

Informe bem o que você. tem...

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Postado

bom, na verdade o que eu tenho são dois conjuntos de caixas de som não amplificadas... quer dizer, não são ligadas na tomada sabe? só recebem o fio do som e tocam, não tem botão de volume, placa lógica nem nada de mais...

bom, o som tem uma saida especial para o sub woofer, então não preciso me preocupar com isso...

mais porque o resistor tem que ter 3 wats??? para manter a corrente ou uq??

ah, não entendo mtoooo de resistores... é só pedir um resistor de 4 ohms com 3 w que o cara vai saber doque estou falando???

valeuzão cara... brigadão mesmo

Abraços

Postado

O resistor precisa ser maior que 3W pelo simples fato de que se for menor ele simplesmente não dissipara a potência necessária e queimará.

Só presta atenção num detalhe explicado que talvez não tenha ficado claro... O resistor vai dissipar potência (na forma de calor) e com isso você vai ter perda de potência nas caixas, pois vai estar dividindo a potência emitida pelo aparelho entre as caixas e o resistor. Abraço

Postado

sei q é uma pergunta muito besta mais....ai vai a duvida!!!

tenho 1 par d caixas compaq....importada....premier sound instalada no meu computador.....esta caixa tem saida sub woofer....(cor laranja...)ela tem tipo o som bem auto por ser pequena...1 palmo e 4 dedos......

então gostaria d saber c eu posso ligar um par caixa e sub woofer q é 2.1(2 caixinhas satelite e um sub)totalizando 2400wats e 350rms....na minha caixa compaq na saida sub woofer.....q tipo o 2.1 sai em uma saida normal tipo aquelas verdes d placas mães normais........eu ligo na d sub woofer e funciona.....porque num tenho placa d som 5.1 e o sistema dessas caixinhas sai em 1 entrada....não em 3 como acham....?funciona?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!