Ir ao conteúdo

Overclock athlon II x2 240

NandinxD

Posts recomendados

Postado

Não sei nada de Overclock , mais vi que para melhorar minha HD4850 tenho que ter um processador melhor..quero uma pequena melhora com segurança , nada de coisas incríveis rs

HARDWARE

Placa mãe: M3A872-EM... (FSB 2500Mhz)

Processador:Athlon II x2 240 (2.8Ghz)

Memória: Markivision...DDR2-800...5-5-5-18

TEMPERATURA

-Processador- -46ºC

-Core1-------- 38ºC

-Core2-------- 38ºC

Fonte de alimentação:

Não achei foto do rotulo dela..é a dsa-5060v

Se precisarem de mais alguma informação , só pedir que eu arrumo !

Postado

vamos que vamos:

sua placa-mãe é ótima de over, então podemos pensar até um pouco além. Este processador, por ter um núcleo pequeno e sem L3 é ótimo pra over, e não duvido que consiga chegar até 3.4Ghz mesmo com cooler box.

vamos ao que interessa:

HTT: 250 (25% over: 3500Mhz)

HT multipler:de 10X para 8X (250 x 8 = 2000Mhz ou 4000Mt/s ou seja, STOCK)

CPU NB multipler: de 10X para 8X

DDR2 sete para funcionar a 667

acho q com vcore stock da pra chegar sem prob., se n conseguir estabilidade, suba até 0.1V no vcore.

Postado

Opa..alguem para ajudar \o/

Pena que tu falou só grego para mim UIAEIUheiuHEUuehUH

Vamos com calma..como disse sou muito ruim nisso , estou realmente aprendendo !

Eu entro na bios , preocuro tudo isso e modifico é isso? E logo depois? Posto o resultado aqui? Num OC de processador o importante é só a temperatura no caso? Preciso só ficar acompanhando isso com o tempo?

Desculpe a noobice..estou tentando ver tutorias , mais ta difícil rs

Lembrando que quero algo muito seguro , e se necessário comprarei um Buffalo que já me disseram ser muito bom.

Obrigado novamente.

Postado

o que procurar na bios:

Onde muda o clock da memória

Onde muda o clock base, onde ou está em 200 ou em AUTO. os nomes variam, mas costuma ser HTT; HT BASE CLOCK; algo assim.

Nesta tela, deve se ter várias opções, e ai você pode achar varias das opções que eu te falei. se você fotografar sua bios eu posso ajudar de forma mais exata.

tem vários tópicos com over na sua placa pela net, de uma pesquisada pois material existe.

Postado

Amigo , fuxiquei um pouco a placa mãe e até encontrei algumas coisas sobre o que você falou ! porém , com medo por ser minha primeira vez , tirei foto de tudo logo para você ver e poder me fazer seguir passo a passo com segurança total ! Li alguns tutorias ( em inglês , o que não ajudou ) e já estou entendo mais ou menos como funciona.

Mais uma vez obrigado pela sua ajuda.

Grande abraço.

dscn0231i.jpg

dscn0227.jpg

dscn0230o.jpg

dscn0229t.jpg

dscn0228d.jpg

Postado

na ultima tela: quais as opções em CPU overclockin? normalmente tem a opção manual, que permite subir o HTT de 200 para 250

No H.T. Speed, deve ser reduzido de 2000Mhz (4000Mt/s) para 1800Mhz (3600Mt/s)

overclocking pci-e deixe em 100Mhz.

memóri clock reduza para 667

processor voltage pode deixar +0.05V (50mv)

NB voltage pode deixar +0,1V pois 250 x 10 = 2500Mhz, ou seja, precisa de uma tensão um pouco maior

se der certo, diga a temp, se der errado, zere a bios e tudo voltará ao stock, a um jumper na placa mãe para isso.

Postado

Estou no trabalho , assim que chegar em casa já começo \o/

@Edit

Bom , cheguei em casa e fui logo fazer o OC..

Mais ai faltou luz aqui em casa e to até agora na *****..to escrevendo do meu celular iuHEUIHiauehUEH

Se voltar logo eu faço , se não voltar só amanha mesmo !

Postado

Bom, fiz tudo certin eu acho !

A unica coisa que achei difícil foi a memory clock , n tinha a opção 667 , porém deduzi que por ser ddr2 o 333 serviria ..333x2 = 666 ! Eu errei ou era isso mesmo? De resto botei tudo igual..está com 3.500Mhz

Segue as SS da temperatura jogando e sem jogar

ps:estou no ar condicionado , não da para desligar agora , irmã dormindo =/

teste4.png

Full:

print2m.png

Foto Processador:

teste3i.png

Está tudo certo? Já esta com overclock e agora é so curtir? Se precisar tiro foto da bios agora com o que você pediu para eu fazer.

Abraço e obrigado a ajuda.

Postado
Bom, fiz tudo certin eu acho !

A unica coisa que achei difícil foi a memory clock , n tinha a opção 667 , porém deduzi que por ser ddr2 o 333 serviria ..333x2 = 666 ! Eu errei ou era isso mesmo? De resto botei tudo igual..está com 3.500Mhz

Segue as SS da temperatura jogando e sem jogar

ps:estou no ar condicionado , não da para desligar agora , irmã dormindo =/

teste4.png

Full:

print2m.png

Foto Processador:

teste3i.png

Está tudo certo? Já esta com overclock e agora é so curtir? Se precisar tiro foto da bios agora com o que você pediu para eu fazer.

Abraço e obrigado a ajuda.

Só tem um porém né, você precisa usar um programa do tipo orthos, pra testa a estabilidade né, se você rodar ele por umas 5 horas e o pc não reinicia nem da tela azul, ai o over tá seguro, e até mesmo por que depois de 5 horas com a CPU a 100% você realmente ve a temperatura maxima do over, alias parabéms amigo, minha ecs num tem nem metade dessas configs, de NB, HT é pobre, e o resto também, e mesmo assim consigo 3.4ghz estavel com vcore padrão e com temperaturas abaixo de 36°C no meu athlon li x2 245.

Mas to lokin pra troca de placa mãe, pelas fotos a sua é bem completa.

Abraços, e testa lá amigo, se ficar instavel, o orthos der erro, ou então reiniciar posta ai.:D

Postado

\o/

Valeu a ajuda Dragum , muito obrigado mesmo ! Só uma duvida essa memory clock seria que eu mudei seria especificamente para que?

@Lequinhogddr4

Iae amigo,vou baixar esse orthos agora então para testar.Muito obrigado pela sua ajuda !

@Edit

Tentei passar aqui o prime95 e deu um erro

erro222.png

Postado

epa... pensei que ja tinha rolado um teste de estabilidade, ERRO MEU!

cara, para deixar estavel n tem segredo: aumentando o vcore e mantendo a temp abaixo de 70º~75ºC

agora: mande um print com o CPU-Z aberto na aba principal e na aba memori, só pra eu ver como ta a config.

PS: com cooler box vai ser MUITO difícil deixar estável a 3.6Ghz pois as temps vão subir muito ao passar o vcore de 1,4V

" se n conseguir estabilidade, suba até 0.1V no vcore."

seu vcore ta 1.5 ou 1,17? porque em cada aba do print diz uma coisa diferente. USE O CPU-Z, com ele as chances de erro de leitura são menores!

Postado

Vou postar as SS , porém não está em jogando..

Tentei tirar usando o máximo do processador porém ficou difícil..o core speed ficou 3.500mhz ai caia para 2.000 ai caia para 1000 , depois voltava para 3.500 ! Isso é normal?

Tenho que mudar algo + na bios?

444444444444.png

33333333333.png

22222222d.png

111111111m.png

Postado

normal: tecnologia pra economia de energia COOL AND QUIET

bls...

alguns toques:

seus timings da mem tão em 5-5-5-15, sendo que ela foi feita para trab. a 5-5-5-18, se der para deixar em stock, ajuda na estabilidade.

2. para conseguir estabilidade, só como te falei: abra o amd overdrive e reduza o VDCC para 1,45V, depois aumente o VID para 1.35... automaticamente o VDCC subira para 1.52V~, com mais tensão no ponte norte integrado (obtido ao subir o VID), você pode conseguir estabilidade. Se a temperatura de operação permitir, pode subir até 1.375 o VID, sempre lembrando de reduzir o VDCC antes, para evitar vcore muito auto. Se não conseguir, provavelmente é porque @ 2500Mhz o nb n tá estavel, então só reduzindo o clock para 2400 mesmo, já que sua placa mãe não permite mudar o multipicador do ponte norte...

Postado

Isso ae é o C&Q, como o dragum falou é pra economizar energia, mas todo mundo recomenda desligar para fazer overclock, dizem que causa instabilidade. talvez seja isso que esteja causando a sua.

nossa 1.5V pra 3.5ghz, muita gente tem falado que chega com essep processador a 3.6ghz a 1.4V, apesar que cada caso é um caso, mas nossa. legal e boa sorte amigo.

Postado

Como eu mudo o timing da memória? na bios?

2- não estou achando VDCC em lugar nenhum..abri o Amd OverDriver já vasculhei tudo..olha a SS

3- Como eu sei que estou com estabilidade? Aqui no pc ta tudo tão normal que eu nem sei se não está estavel rs

amdoverclooooo.png

Postado
Como eu mudo o timing da memória? na bios?

2- não estou achando VDCC em lugar nenhum..abri o Amd OverDriver já vasculhei tudo..olha a SS

3- Como eu sei que estou com estabilidade? Aqui no pc ta tudo tão normal que eu nem sei se não está estavel rs

amdoverclooooo.png

No setup deve haver uma opção tipo DRAM frequency, ou DRAM timing, possivelmente pode estar setada em auto, dai você tem que por em manual, ou booth, dai seta os valores que apareceram que o dragum falou, acho que é 5-5-5-15, o resto você pode deixar em auto, mas talvez tenha mais uma opção de que você ponha em 20, esse negócio de VDCC o dragum disse algo pra mim no post que eu criei, mas nãe entendi, acho que você deve diminuir o CPU VID, e aumentar um pouquinho o NB VID, pra mais ou menos 1.2000 ou até menos um pouco, falo isso por que na minha placa mãe tá igual a sua NB, tá a 2500 e o meu eu aumentei para 1.2000 quando o NB chegou a 2500mhz.

E sobre estabilidade, uma coisa que instabiliza o sistema também é o NB e até mesmo o HT link, timings, Comand rate, temperatura, alimentação, eu deixei só a placa mãe com fonte e hd na mesa, e ainda coloquei um cooler no dissipador do chipset, coisa importante pra quem aumenta o NB, principalmente se aumentar o NB VID, porém o meu processador é quase o mesmo seu, e estou 0.1ghz a sua frente, mas meu CPU VID ou Vcore está a 1.4V, esse processadores não esquentam e nem precisam de tanto Vcore, o problema seu eu acho que era o mesmo meu, NB...

Faz isso que eu falei, por que NB é fatal, se aumentar de mais é perigoso, 2500mhz é quase limite já.

Falou,

Postado

Lequinhogddr4: muito bem acrescentado.

Em relação ao CPU :wacko:---->VDDC<----:wacko: é a 5ª opção, que no caso está em 00,00, pois a placa não oferece suporte. usando apenas o VID, sugiro acompanhar com o CPU-Z o aumento do vcore, pois aqui não é nada linear.

O NB pode pegar mais tensão sim, só cuidado com as temps. No overdrive tem uma aba chamada stabilty test, lá poderá testar a estabilidade do sistema.

Postado

Nossa pessoal , ta muito difícil mesmo fazer isos tudo ! Na hora vem varias duvidas e eu não sei o que fazer !!

Não sabia que tinha q tinha tanta coisa , para mim era só mudar na bios rs

Eu mudei o cpu vid para 1.4 e o NB vid para 1.350 como você pediu no outro post !

Era isso?

Tentei passar o teste do AMD mais parou do nada com o erro

Stability test started at dom 31. jan 14:38:40 2010

Calculation Test > An error occurs in calculation test

Stability test stopped at dom 31. jan 14:41:14 2010

depois disso voltei para como antes para evitar problemas e esperar vocês.

Como estava:

novo2.png

novo1.png

Temperatura chegou a 63 +-

Estou testanto o AMD sem mudar nada..como estava o OC somente pela Bios para fazer um teste.No everest ele chegou a 67º é normal? Estabilizou agora 65º..Lembrando que esse é o teste normal , sem mudar nada , somente no começo aquela bios.

Memória deixa a 5-5-5-15 ou 5-5-5-5-18????

@EDIT

Acabou o 2º teste no AMD sem mudar tensão nenhuma , somente na bios como no começo..ficou uns 25 minutos e deu

Stability test started at dom 31. jan 14:43:35 2010

Stability test stopped at dom 31. jan 15:01:36 2010

-.-'

Q q isso q aparece toda hora?

Postado

Bem, não conseguimos chegar @ 3500Mhz com sua placa mãe por falta de opção para mudar o multiplicador do NB do processador, aparentemente.

Tente dom Htt "240", suba para 1.25 a tensão do HT que está em 1.00V, baixa para a situação. fora isso, nada mais a acrecentar.

Postado

O máximo que o HT vai é 1.210 !

Pena não der dado , tem um cara aqui no forum que conseguiu com a mesma placa mãe e processdor q eu =/

Tente dom Htt "240" , boiei rs

Muda algo na bios para abaixar o over?

Postado
O máximo que o HT vai é 1.210 !

Pena não der dado , tem um cara aqui no forum que conseguiu com a mesma placa mãe e processdor q eu =/

Tente dom Htt "240" , boiei rs

Muda algo na bios para abaixar o over?

Amigo, quer saber depois de tantos testes aqui em casa?

ficou 250x14.5 =3.625 = memorias 1000mhz, só que sabe o que é interesante, é que parece que aqui tirar as memorias do auto causa instabilidade, minha kingston 800mhz tá rodando a 1000mhz e tá 100% estavel, minhas temperaturas não chegam a 37°C nos cores, e meu NB tá em 2500mhz, acho que acima disso já é meio perigoso, e além do mais sua placa mãe não é como a minha então pode guentar menos NB clock, recomendo tu diminuir esse FBS para que o nb não chegue a 2500mhz, dai você testá, e tem mais, eu não mexi no amd overdriver mais não, tudo config da bios, e seu NB VID tá mega alto, não recomendo passar do 1.3000, não verdade não recomendo nem que você chegue nele, olha só:

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=72466&stc=1&d=1265034048

(não consegui anexar a foto ao post, :D)

Só aumentei o Vcore e FBS, tá arrebenta, ainda não fiz um teste de estabilidade, mais forçado, tipo 5 horas, mas rodei o teste do amd overdriver que é bem chatinho, da outra vez que eu rodei o orthos por 4 horas na boa, não rodei o do amd overdriver por nem 5 min e o pc reiniciou, sei lá acho que tá arrebenta, o problema é forçar a memoria né, mas ve ai quem sabe minha screen pode te ajudar.

Falou boa sorte, lembrando que minha MOBO tem menos opções de over que a sua eim. os meus 3.6, são os seu 3.5, acho que você consegue, overclock é uma tecnica de paciencia e calma, quando você acha que seu equipamento está no maximo, você para, depois de um tempo e muita pesquisa, e claro varios testes, você ultrapassa o seu limite, que na verdade pode ser um limite temporario, no caso acho que se você conseguir 3.4ghz já tá otimo por enquanto.

Postado

Acho que vou dezistir..mudei na bios e tava tudo funfando normal , pensei q era só isso e vi que é muito mais complexo ! Estou lendo e tentando me informar porém quanto mais leio pior fica e mais dúvidas vem !

Não sei quando está estavel o meu processador visto que nada está travando meu pc e mesmo assim vocês falam em mudar certas voltagens ( q eu não acho nenhuma praticamente rsrs )

Bom , vou tentar achar mais alguns reviews de OC para tentar entender o que fazer..Na bios meu processador está 3.5Ghz , quando chegar em casa vejo se rezeto tudo e tento depois do 0 novamente ou deixo de lado.

Obrigado a ajuda.

Postado
Acho que vou dezistir..mudei na bios e tava tudo funfando normal , pensei q era só isso e vi que é muito mais complexo ! Estou lendo e tentando me informar porém quanto mais leio pior fica e mais dúvidas vem !

Não sei quando está estavel o meu processador visto que nada está travando meu pc e mesmo assim vocês falam em mudar certas voltagens ( q eu não acho nenhuma praticamente rsrs )

Bom , vou tentar achar mais alguns reviews de OC para tentar entender o que fazer..Na bios meu processador está 3.5Ghz , quando chegar em casa vejo se rezeto tudo e tento depois do 0 novamente ou deixo de lado.

Obrigado a ajuda.

Amigo, pra te falar a verdade, a complicação começa nas memorias, porém meti um fan de processador K8 em cima da RAM, e aumentei o FBS, quando chegou a 3.4ghz as memoras estavam a 940mhz, fiquei com medo de passar isso, porém, muita gente disse que limite de hardware em overclock só se sabe chegando a ele, eu decidi passar dos 3.4ghz, agora to com 3.675MHZ, ou seja 3.67ghz, as memorias estão a 1013mhz, NB 2533mhz, HT link 2280mhz, Vcore 1.44V, e tá rodando tudo arrebenta, passei o test do AMD overdriver para testar estabilidade e deu 1hora na boa, agora vou tentar chegar nos 3.7ghz, dai eu testo, acho que deixo assim, até comprar um cooler para o chip da mobo que deve tá torrando, e um dissipador com cooler pras memorias, ai sim.

eu tentei isso com memorias reduzidas a 333mhz, e aumentando a tensão do NB, mas nos 3.7ghz foi difícil estabilizar.

Já assim parece que tá bom pra caramba.

Mas é só uma experiencia, se você pudesse fazer over na tua memoria, talvez isse mais longe, claro que são poucas memorias que guentam overclock, e ainda mais que mantem temperaturas baixas, su só sei que as minhas são kingston, mas não sei o chip delas, acho que com memorias em clock auto, estabilize melhor, lembrando que overclock, nunca é feito de X clock para X clock, e sim de X clock em X clock, aos pouquinhos, de preferência de FBS em FBS, tipo de 200, para 201, saca mano?

post-681587-13884954677814_thumb.jpg

• 5 meses depois...
Postado

Ei pessoal , como é que eu faço um over com o Athlon II X2 240 + M4a785TD- V EVO .

Uso um cooler Thermalright Ultra 120 Extreme e memorias DDR3 de 1333 Corsair.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...