Ir ao conteúdo

Como fixar o clock do meu core i5 750

agb15

Posts recomendados

Postado

meu pc é o da assinatura e gostaria de saber como deixar fixo o clock do meu processador, e como overclocalo? deixa-lo a 3,2ghz(tenho o cooler padrão) mas quando comprar o Cooler hyper tx3 deixar a uns 3,5 as vezes, só pra sentir o 'poder' dele.

Postado

Só entrar na bios e desativar o Speed Step, C1E ou intel EIST, algo parecido com isso.

E pra bom estar seu e de seu pc, pare de usar estabilizador.

para saber o porque veja na área de fontes e energia o tópico PORQUE ESTABILIZADORES FAZEM MAL AS FONTES DE PC.

Postado
meu pc é o da assinatura e gostaria de saber como deixar fixo o clock do meu processador, e como overclocalo? deixa-lo a 3,2ghz(tenho o cooler padrão) mas quando comprar o Cooler hyper tx3 deixar a uns 3,5 as vezes, só pra sentir o 'poder' dele.

Acho que você encontrará melhor retorno com a galera do OVERCLOCK, posta lá.

posso te adiantar que não tem um placa boa para esse fim, procure nas opçõe da bios por BCLK, deve esta setado em 133 que é o clock padrão dos i* cores, para obter clock de 3,2GB basta dividir esse valor pelo Multiplicador padrão do seu processador, no caso 20 ou seja 3200/20 = BCLK 160, só que deve usar as técnicas de Overclock para isso, não recomendo ir fazendo ajustes sem saber quais as consequencias. EX: uma ajuste como esse também eleva a frequencia de suas memórias, que passariam a operar em 1600MHz, elas aguentam na tensão padrão?

Recomendo abrir um tópico la na parte de overclock e fique atento às regras do setor.

Postado

valeu.. mas aqui não é a parte do overclock?????

e como eu sei se minhas memorias aguentam essa mudança de 1333 pra 1600????

Postado
valeu.. mas aqui não é a parte do overclock?????

e como eu sei se minhas memorias aguentam essa mudança de 1333 pra 1600????

qualquer ajuste que você faça para seus hardwares trabalharem acima da frequencia indicada pelo fabricante é Overclock, só saberá se elas aguentam essa frequencia testanto, e ai entra mais uma vez as técnicas de Overclock:

Ajustes mínimo e muitos e demorados testes.

• 4 semanas depois...
Postado

Eu não conheço a BIOS da DP55WB e não sei quais as opções de overclock disponíveis por ela, mas sei que a Intel é meio "mão de vaca" quanto a isso...

Como já foi citado anteriormente pelos demais colegas, você necessita procurar dentro da BIOS ou do manual da sua placa, opções que permitam que o overclock seja feito, como alterar o Clock Base (conhecido também como BCLK, de valor padrão 133 MHZ), o multiplicador da CPU (CPU Multiplier, CPU Ratio) e o multiplicador das memórias (DRAM Frequency, DRAM Ratio ou algo do tipo), além da opção de alterar o vcore e o vdimm (CPU Voltage, etc.; DRAM Voltage, etc.) da CPU.

Caso esta placa possua ausência de qualquer um destes itens, fica difícil proceder com overclock desse sistema, pois algo infelizmente pode servir como barreira para a subida do clock...

Caso estas opções estejam todas disponíveis (o que acredito que não estejam), você pode visitar este tópico, que explica com mais detalhes qual o procedimento de colocar seu Core i5 750 constante em 3.2GHz, independente da qualidade de núcleos utilizadas.

Eu realmente não recomendo a prática do overclock para quem ainda utiliza o cooler BOX (a não ser que esta prática esteja aliada com a redução do vcore (undervolt), para auxiliar na redução da temperatura da CPU, coisa que o cooler BOX não é expert em abaixar (_( ). Veja pelo meu caso mesmo: com undervolt agressivo, a temperatura do meu i5 ainda atinge 73ºC quando utilizo o LinX :wacko:

Caso ainda queira continuar com a ideia, recomendo a desativação do modo Turbo (na verdade, ele é automaticamente desativado quando se fixa um valor de multiplicador e não há como ativá-lo novamente, enquanto o multiplicador permanecer com valor fixo) e a redução do multiplicador das memórias para 8x, o que gerará o clock de 1280MHz caso o valor do BCLK seja de 160MHz. O restante (CPU Voltage, DRAM Voltage) você pode manter em AUTO, ou tentar um undervolt como eu fiz aqui, mas vale salientar que esta prática necessita da prática da tentativa e erro, até que se encontre um valor mínimo de vcore que mantenha a CPU estável no clock proposto.

Kronos 3, não há necessidade alguma de desativar o Speed Step, C1E e C-STATE, ainda mais se não houver redução de vcore. O sistema não ficará instável se você realizar overclock e manter os sistemas de gerenciamento de energia ativados (como geralmente acontecia nos tempos do P4 e, acredito eu, no tempo do C2D e C2Q também). É até melhor que eles estejam ativados, pois isso ajuda a reduzir a temperatura e o consumo do mesmo quando o PC não está sendo exigido.

Falouws :cool:

• 2 semanas depois...
Postado

Cara eu tenho um pc igual ao seu. Eu deixei com o cooler box e trabalho com ele e jogo também... E a temperatura nao passa dos 60º... rodando atualmente com 3.7ghz

Postado
Cara eu tenho um pc igual ao seu. Eu deixei com o cooler box e trabalho com ele e jogo também... E a temperatura nao passa dos 60º... rodando atualmente com 3.7ghz

60ºC em full load a 3.7GHz e usando cooler BOX? :huh: Desculpe-me, mas está MUITO difícil de acreditar... -_- Mesmo que os 3.7GHz sejam gerados pelo Turbo Boost, com certeza a temperatura será superior a que estou atingindo com minha máquina, justamente devido ao maior clock usado e maior vcore também.

Postado
60ºC em full load a 3.7GHz e usando cooler BOX? :huh: Desculpe-me, mas está MUITO difícil de acreditar... -_- Mesmo que os 3.7GHz sejam gerados pelo Turbo Boost, com certeza a temperatura será superior a que estou atingindo com minha máquina, justamente devido ao maior clock usado e maior vcore também.

A meu não sei então cara, pois acabei de renderizar o filme Avatar, a tem nao passou dos 78º não desligou e nem deu pau, mesmo eu renderizando fiquei no msn na internet normal... até deixei o everest aberto e fiz um print screem,,., ai quando terminou de renderizar o filme uns dois minutos depois continuei usando o pc normal e tirei outro printscreen,, a temperatura nao passava de 50º... e o processador trabalhando a 3828,9mhz :unsure:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...