Ir ao conteúdo

Ajuda com código

ozgaspar

Posts recomendados

Postado

Não estou sabendo onde esta o erro... e o que mudo...

professor da faculdade pediu pra criar um programa que solicite o nome da pessoa e imprima na tela uma mensagem como a seguinte:

Parabéns, <nome da pessoa>

Esse é o seu primeiro

programa em Java!!

ai fiz a seguinte configuração no Jcreator

/**
* @(#)Tarefa1.java
*
*
* @author
* @version 1.00 2010/2/17
*/

public class Tarefa1 {

public Tarefa1() {
}

} import javax.swing.*;

public static void main(String args[ ]) {
String nome;
nome = JOptionPane.showInputDialog("Digite o seu nome");
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Parabéns" + nome + "Esse é o seu primeiro
programa em Java!!" );
}
}

porém na hora que clico em bild file? é ali que tenho que clicar pra copilar? (ele nao explicou)

aparece que contem erros...

tentei mudar as aspas,fiz de tudo e nao consigo resolver...alguem poderia dar um help?

Obrigado

Postado

Ola.

Para manter um padrão, quando for adicionar "import" use no inicio do código.

Seu erro está em um dos colchetes de fechamento do código.

De uma olhada nas modificações que fiz, apenas removi um { e o Construtor nesse seu caso não foi necessário. Detalhe usei o Editor GEL, mas pode usar qualquer outro.

import javax.swing.*;

public class Tarefa1 {
String nome = JOptionPane.showInputDialog("Digite o seu nome");
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Parabéns " + nome + "\nEsse é o seu primeiro programa em Java!!" );
}
}

Quando ocorrer erros, dê duplo clique sobre ele, assim seu editor lhe mostrara o erro ocorrido e assim, poderá ajustar o código para que funcione.

Seja bem vindo ao mundo JAVA.

Boa sorte

Postado
  ozgaspar disse:
valeu,vou tentar aqui,e pra copilar isso pra virar um "programa" onde eu mexo,tentei salvar mas acho que não é assim =/

Nunca utilizei o JCreator e ouvi dizer que a versão Free não tem ferramenta específica para gerar o arquivo.jar "Executavel", se eu estiver enganado me desculpe.

Tente usar o Jar.exe do JDK em sua maquina

ou faça via código.

(inglês)http://java.sun.com/docs/books/tutorial/deployment/jar/

Forum>http://www.guj.com.br/posts/list/87740.java

De uma olhada neste assunto para entender um pouco mais sobre arquivo.jar

http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=42

Postado

pikeda valeu pela ajuda,man só me tira uma duvida,baixei esse gel,só que as opções de copilar nao aparecem...fica como se nao da pra selecionar elas...

abri pelo gel e coloquei salvar como,tipo de arquivo java files,só que quando dou 2 clicks ele abre com o jcreator,é por não ter copilado certo?

sera que estou com erro em alguma linha não ta faltando nada, as aspas estão certas os colchetes tambem...não sei qual o motivo de nao estar funcionando

public class Tarefa1 {

public Tarefa1() {
}

import javax.swing.*;

public class Tarefa1 {
JOptionPane.showMessageDialog(null, " Parabéns " + nome + "\nEsse é o seu primeiro programa em Java!!" );
}
}
}

desculpe encher o saco é que estou aprendendo =/

Postado

Bom, vamos lá.

Neste código que você postou agora, tem coisa a mais, note que declarou 2 vezes o public class Tarefa1{}

Tenta usar no proprio JCreator o código

import javax.swing.*;

public class Tarefa1 {
JOptionPane.showMessageDialog(null, " Parabéns " + nome + "\nEsse é o seu primeiro programa em Java!!" );
}
}

Se você não tem obrigação de usar o JCreator e pode usar qualquer ferramenta, aconselho o NetBeans, só usei o GEL devido a ser um código bem simples.

O problema maior é que, se seu professor ensina usando JCreator, algumas coisas terá que fazer diferente no NetBeans, mas se pretende seguir em frente com JAVA, é uma ferramenta excelente e desenvolvida pela SUN.

Existem outras IDEs para programar, Eclipse, JDeveloper, entre outros.

Dúvidas:

Mesmo mudando o código e deixando correto no JCreator você nao conseguiu compilar e rodar seu Programa?Ainda apresenta erro?

você já instalou o JDK em sua maquina?

Se conseguiu rodar o programa e as telas do JOptionPane apareceram já é um bom sinal.

Se entendi bem, seu problema é gerar um arquivo.jar que ao ser clicado abre o programa Tarefa1 e entra em execução.

Primeiro, tens que deixar o programa funcionando 100%.

O GEL por ser uma ferramenta leve e de fácil uso, dê uma olhada nesse arquivo do link>

http://www.stela.ufsc.br/~pacheco/dsoo/arquivos/InstalacaoAmbienteJAVA.doc

Para gerar o arquivo.jar do seu programa Tarefa1, da uma olhada aqui

http://www.forumweb.com.br/foruns/index.php?/topic/3920-aprendendo-sobre-arquivo-jar/

Se não resolvi seu problema, posta ai que tento ajudar explicando com mais detalhes.

Boa sorte

Postado

baixei esse sun do java ai,só que tudo q eu abro .java abre com o jcreator nao com esse programa ai...

consegui compilar....

falta só executar o arquivo...

tem um arquivo .class é esse que é o programa?

nao consigo abri-lo =x

Postado
  ozgaspar disse:
baixei esse sun do java ai,só que tudo q eu abro .java abre com o jcreator nao com esse programa ai...

consegui compilar....

falta só executar o arquivo...

tem um arquivo .class é esse que é o programa?

nao consigo abri-lo =x

Cara, tava em aula, vi sua mensagem só agora.

Bom pelo menos seu código funcionou, agora o que você precisa fazer é conseguir gerar no JCreator um arquivo com extensão .jar, ou seja, Tarefa1.jar.

Já que você baixou o NetBeans, vou mandar um documento mostrando como fazer estes passos.

OK?

vou editar esse arquivo ainda, então tenha paciencia.

Postado

pikeda

esse IDE GEL é parecido com o JCreator ? Pois geralmente os professores o passam para que o aluno aprenda o que esta fazendo, no eclipse ou netbeans (os que eu tenho um pouco de experiencia to aprendendo =D )muitas coisas são automaticas, um exemplo é pra criar o construtor da classe e o metodos set e get.

Desculpa a enxeção de saco

=)

Postado
  Kreitos disse:
pikeda

esse IDE GEL é parecido com o JCreator ? Pois geralmente os professores o passam para que o aluno aprenda o que esta fazendo, no eclipse ou netbeans (os que eu tenho um pouco de experiencia to aprendendo =D )muitas coisas são automaticas, um exemplo é pra criar o construtor da classe e o metodos set e get.

Desculpa a enxeção de saco

=)

Ola Kreitos, nunca usei o JCreator, então não posso comparar.

Mas o GEL é uma IDE que não possui toda a facilidade como Eclipse e NetBeans para SWING e algumas outras aplicações, mas gerar os Get's e Set's de acordo com suas variáveis, ele também faz.

Eu acredito que ele é bem didatico, por isto muitos professores gostam de usar, principalmente para iniciantes em programação. Mas conheço pessoa e empresa que usa o GEL desenvolvimento PROFISSIONAL.

Acho que o importante é a identificação de cada um com a IDE.

Espero ter respondido a sua dúvida.

Postado

O JCreator LE (também existe a versão Professional, mas não é freeware) é puramente didático. Não existe praticamente nada que ele faça automaticamente por você, não compila automaticamente quando o arquivo é salvo (como o Netbeans faz), não aparece uma lista com os métodos ou variáveis disponíveis quando você digita um ponto ao lado do nome da variável/classe, etc. No máximo ele cria projetos.

Eu aprendi Java através dele (depois do Bloco de Notas e antes do Netbeans), mas hoje uso mais como um "bloco de notas para Java", ou seja, uso quando preciso de alguma classe simples, sem necessariamente precisar ter um projeto só para ela.

Postado

É isso ai Trebloc, pra aprender mesmo, nada melhor que fazer na "unha". Um editor de texto bom, leve e gratis é o Notepad++.

NetBeans e outros só para projetos grandes.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!