Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Passagem de parametros para uma biblioteca usando ponteiros


cmdmss

Posts recomendados

Prezados colegas,

estou com uma duvida em um exercicio que estou desenvolvendo.

O professor pede para passarmos por ponteiros, dados que são informados pelo usuario. Consegui desenvolver alguma coisa, mas não consigo compilar o projeto. Eis o que estou fazendo.

Arquivo principal.c

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <ed1.h>

int main (){
float ro,raio,vol,*ra,*rv;
printf("Digite o raio:");
scanf("%f",ro);
raio=ro;
vol=ro;
ra=&raio;
rv=&vol;
calc_esfera(rv,ra);
printf("A área é %f",*ra);
printf("O volume é %f",*rv);
}

Arquivo ed1.h

#ifndef ED1_H_
#define ED1_H_
#include(math.h)
void calc_esfera (float *rv,float *ra){
float volume,area;
volume=((4*3,14)*(pow(*rv,3)))/3;
rv=&volume;
area=(4*3,14) * (pow(*ra,2));
ra=&area;
}
#endif /* ED1_H_ */

Estou quebrando a cabeça aqui, mas nao sei o que da errado.

No erro do compilador ele aponta:

10 C:\Documents and Settings\caio\Desktop\rev_edI\xulambs.c ed1.h: No such file or directory.

E também diz que eu nao declarei a função, mas a função está no arquivo .h, por isso nao a declarei.

Por favor colegas, agradeço quem puder ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Substitua:

#include <ed1.h>

, por:

#include "ed1.h"

Por quê? Porque quando você usa <xxxx.x> você está dizendo para o compilador procurar o arquivo no diretório(s) padrão(ões) de cabeçalhos. Já quando você usa "xxx.x", você especifica para ele procurar a partir do diretório em que está arquivo que tem a diretiva include, e todo caminho relativo especificado aí, toma como base esse diretório.

A mensagem de erro é bem clara, ele não encontrou o arquivo especificado, daí é simples inferir que se ele não o encontrou não vai encontrar suas definições e declarações, o difícil realmente, é adivinhar que isso provem do mal uso da definição de path para busca de cabeçalhos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...