Ir ao conteúdo

Problema com C++

ozgaspar

Posts recomendados

Postado

Bom,preciso criar um mini programa que abra uma janela pra você digitar seu nome,assim que você digita seu nome e da enter,aparece outra janela pra você digitar seu sobrenome,assim que você da enter, abre uma janela com seu nome e Sobrenome...

estou criando no Dev-C++

mas devo ter feito algo errado,por nao saber muito sobre a linguagem...

poderiam me ajudar?

Postado

Seria mais simples se você nos explicasse desse modo: "Eu queria um programa que fizesse X, mas com meu código atual ele faz Y", porque, se seu código compila, ele está "correto", só que pode não ser o que você quer, e não temos como adivinhar o que você quer (até temos, na verdade, mas é mais complicado...), se ele não compila, você ajudaria postando as mensagens de erro do compilador.

Até onde percebo há um erro nessa linha:

cout << nome; << sobrenome;

Você não deveria ter colocado um ponto-e-vírgula após a váriavel nome, o correto seria:

cout << nome << sobrenome;

Há alguns outros erros menores, mas eles não lhe impediram de fazer o que você quer, só são considerados má pratica. Eu posto sobre eles se só essa alteração já corrigir o problema.

Postado

ok,vamos lá,eu preciso criar um programa que leia o nome e o sobrenome de uma pessoa (2 perguntas) e em seguida "imprima" na tela o nome com o sobrenome...

o codigo que tenho é esse:

#include<iostream>
using namespace std;
void main()
{
char nome[30];
cout << "Digite o seu nome: ";
gets(nome);
cout << "Boa Noite" << nome;
}

tentei ir pelo obvio e adicionar o resto das informações que preciso em cima disso...

tirei o ; (ponto e virgula) e continua dando erro na hora de compilar.

o erro é o seguinte:

Compilador: Default compiler
Building Makefile: "C:\Dev-Cpp\Makefile.win"
Executando make...
make.exe -f "C:\Dev-Cpp\Makefile.win" all
g++.exe -c Projetomeu.cpp -o Projetomeu.o -I"C:/Dev-Cpp/lib/gcc/mingw32/3.4.2/include" -I"C:/Dev-Cpp/include/c++/3.4.2/backward" -I"C:/Dev-Cpp/include/c++/3.4.2/mingw32" -I"C:/Dev-Cpp/include/c++/3.4.2" -I"C:/Dev-Cpp/include"

Projetomeu.cpp:4: error: `main' must return `int'

make.exe: *** [Projetomeu.o] Error 1

Execução terminada

Postado

haha, eu pensei que os outros erros menores que eu havia citado não lhe incomodariam, mas você está usando um compilador mais rígido (o que é bom, mas raro). A mensagem de erro é bem clara, a função main deve retornar um int, logo substitua

void main()

por:

int main()

preferencialmente, na verdade, por:

int main(void)

Se você quiser seguir os padrões também seria bom adicionar esse cabeçalho no início:

#include <stdlib.h>

e isso na última linha da função main:

return EXIT_SUCCESS;

Se quiser mais explicações é só pedir.

Postado

Ficou assim então certo?

porém continua dando erro na hora de compilar

esse é o erro...

quando eu compilo e da erro aparece essa linha selecionada

cout << "Digite o seu nome: ";

mas tem 3 erros,nao sei quais são O.o creio que nao seja somente essa linha

Executando make...
make.exe -f "C:\Dev-Cpp\Makefile.win" Projetomeu.o
g++.exe -c Projetomeu.cpp -o Projetomeu.o -I"C:/Dev-Cpp/lib/gcc/mingw32/3.4.2/include" -I"C:/Dev-Cpp/include/c++/3.4.2/backward" -I"C:/Dev-Cpp/include/c++/3.4.2/mingw32" -I"C:/Dev-Cpp/include/c++/3.4.2" -I"C:/Dev-Cpp/include"

Projetomeu.cpp: In function `int main()':
Projetomeu.cpp:6: error: `cout' undeclared (first use this function)
Projetomeu.cpp:6: error: (Each undeclared identifier is reported only once for each function it appears in.)
Projetomeu.cpp:7: error: `gets' undeclared (first use this function)

make.exe: *** [Projetomeu.o] Error 1

Execução terminada

Postado

Não, não é pra substituir o #include <iostream.h> pelo #include <stdlib.h>, só para adicionar o #include <stdlib.h> também.

E os erros são claros, ele não conseguiu achar a declaração de cout e gets, isso porque cou e gets são definidos em iostream.

Postado

valeu,agora só falta saber como faz pra executar...

consegui compilar aqui e apareceu isso :D

Executando make...
make.exe -f "C:\Dev-Cpp\Makefile.win" all
make.exe: Nothing to be done for `all'.

Execução terminada
Compilação bem sucedida

só nao consigo executa-lo,eu dou 2 clicks no aplicativo que gerou,mas nada acontece...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!