Ir ao conteúdo

Ventilador 110v ligado em 220v

EduardoSchneider

Posts recomendados

Postado

Seguinte, sei que isso não é eletrônica, mas deve ter alguém de Engenharia Elétrica aqui que pode me ajudar.

Semana retrasada fui pra praia e acabei ligando um ventilador 110v na rede elétrica de 220v. Ele até funcionou por um tempo, mas depois parou.

Fui abrir ele semana passada e inicialmente achei que fosse o capacitor de partida que houvesse queimado (o CB661 de 2uF), troquei ele por outro e nada de o motor dar partida.

Segundo me falaram, como não é o capacitor, só pode ser o motor. O estranho é que o motor parece normal (visualmente). Tipo, os fios de cobre continuam esmaltados e com a mesma aparência. Não estão "queimados".

Alguém tem alguma sugestão do que possa ser? O que eu posso fazer?

Espero que não seja o motor, porque um motor desse modelo está mais de R$47,00. Aí vale mais à pena comprar um ventilador novo.

• Coordenador
Postado

Verifique se junto com as bobinas dele não tem algum dispositivo como um fusível térmico..., se houver estará no interior do motor!, você terá que desmonta-lo inteiro..., uma dica é anote a posição dos fios para você não se perder na montagem...

Postado
esse ventilador ai uma um triac ou é daqueles que gira parencendo que se esta erguendo ou abaixando o volume, ou é daques que estrala.

Como assim? O controle de velocidade é um switch rotatório.

Eu desmontei todo ele e não tem nenhum fusível.

Mas agora, olhando dentro do motor, pude ver que todos os fios tem um ponto preto no estanho que liga nos fios de cobre (como se estivesse queimado). Vou tentar soldar de novo.

EDIT: Tem um fusível térmico sim, eu que não havia visto. Com certeza ele é o problema!

Valeu, pessoal!!!

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!