Ir ao conteúdo

Boot-DHCP-Windows-PXE-Linux-TFTP

pdhenrique3

Posts recomendados

Postado

(Título estranho, não?)

Bom, olá caros semelhantes da área da informática. Sou Analista de Suporte em um Colégio e estou lidando com uma situação complicada. Primeiro, vou detalhar o ambiente:

As redes aqui são compostas 100% de Desktops Windows XP SP3, divididos em 2 Redes fisicamente separadas (Administrativa e Pedagógica, ambas em Windows Server 2003), com ISP Server Linux RedHat ligando Internet e Proxy nestes Servidores. Todos os Desktops são padronizados, restaurados e atualizados através de Imagens do Ghost e do Acronis. O trabalho que isto dá é enorme, pois estas imagens são transferidas através de CDs de boot com as Imagens em HDs externos, tendo de ser passadas máquina-por-máquina. Não diria que o trabalho é enorme se a rede não fosse de mais de 100 computadores.

Resolvi então parar de "pagar pecados" e montar um Servidor de Imagens. O SO escolhido foi o Debian 5.03.

Após pesquisar em Foruns (como este), Sites, Sites, Sites e mais Sites, Livros, Livros, Livros e mais Livros, ficou definida e estratégia:

Via Boot PXE, as máquinas se conectariam com o Servidor DHCP, receberiam o caminho via TFTP para bootar em um diretório ao qual está um sistema Operacional SystemRescueCD PXE. Através deste, seria feita a comunicação com o Partimage-Server do Debian e a transferência de Imagens seria feita pela Rede. Tudo FREE e MULTICAST.

Então veio "A Saga do Boot PXE"

Eis o que tentei:

- TENTATIVA

* RESULTADO

- SystemRescueCD no Windows Server. Após o boot, com o SystemRescueCD seriam feitos os comandos para comunicação com o Debian.

* NÃO FUNCIONOU. O máximo que consegui foi um "No TFTP Response"

- SystemRescueCD no Debian. WIndows Server como PXE direcionando o TFTP para o Debian, que então carregava o SystemRescueCD.

* NÃO FUNCIONOU. O máximo que consegui foi um "TFTP: File Not Found"

- SystemRescueCD no Debian. Debian operando como servidor DHCP/PXE/TFTP, sem auxílio do Windows Server.

* NÃO FUNCIONOU. o DHCP não enxerga o Debian no Boot, porque ele está na rede como ESTAÇÃO. É fisicamente impossível deixá-lo como Servidor, pois ficaria separado da Subrede e não enxergaria as máquinas.

Pensei em VNC e pesquisei, mas não há provas de funcione em Boot.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dúvidas:

- O RedHat tem alguma influência sobre isto?

- Alguém no planeta realmente entende alguma cois de Configuração de TFTP em Windows Server?

- Eu deveria comprar uma camisa de força?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu peço... Não, eu SUPLICO apoio no assunto.

Após pesquisar bastante sobre Windows Server (já posso até tirar MCSE nisso), vi que é praticamente impossível fazer isso funcionar sem um RIS ou WDS instalado, coisa que não está autorizada por aqui ($$$). Achei algo sobre "Ordem de prioridade de servidores DHCP em Boot". Não é possível colocar o Debian primeiro lugar na hora de buscar DHCP em Boot?

Não sei mais o que dizer, nem pensar... Bom, é isso

Existe solução?

QUALQUER INFORMAÇÃO É ACEITA!!!

• 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!