Ir ao conteúdo

Boot-DHCP-Windows-PXE-Linux-TFTP

pdhenrique3

Posts recomendados

Postado

(Título estranho, não?)

Bom, olá caros semelhantes da área da informática. Sou Analista de Suporte em um Colégio e estou lidando com uma situação complicada. Primeiro, vou detalhar o ambiente:

As redes aqui são compostas 100% de Desktops Windows XP SP3, divididos em 2 Redes fisicamente separadas (Administrativa e Pedagógica, ambas em Windows Server 2003), com ISP Server Linux RedHat ligando Internet e Proxy nestes Servidores. Todos os Desktops são padronizados, restaurados e atualizados através de Imagens do Ghost e do Acronis. O trabalho que isto dá é enorme, pois estas imagens são transferidas através de CDs de boot com as Imagens em HDs externos, tendo de ser passadas máquina-por-máquina. Não diria que o trabalho é enorme se a rede não fosse de mais de 100 computadores.

Resolvi então parar de "pagar pecados" e montar um Servidor de Imagens. O SO escolhido foi o Debian 5.03.

Após pesquisar em Foruns (como este), Sites, Sites, Sites e mais Sites, Livros, Livros, Livros e mais Livros, ficou definida e estratégia:

Via Boot PXE, as máquinas se conectariam com o Servidor DHCP, receberiam o caminho via TFTP para bootar em um diretório ao qual está um sistema Operacional SystemRescueCD PXE. Através deste, seria feita a comunicação com o Partimage-Server do Debian e a transferência de Imagens seria feita pela Rede. Tudo FREE e MULTICAST.

Então veio "A Saga do Boot PXE"

Eis o que tentei:

- TENTATIVA

* RESULTADO

- SystemRescueCD no Windows Server. Após o boot, com o SystemRescueCD seriam feitos os comandos para comunicação com o Debian.

* NÃO FUNCIONOU. O máximo que consegui foi um "No TFTP Response"

- SystemRescueCD no Debian. WIndows Server como PXE direcionando o TFTP para o Debian, que então carregava o SystemRescueCD.

* NÃO FUNCIONOU. O máximo que consegui foi um "TFTP: File Not Found"