Ir ao conteúdo

LM358 dúvidas com circuito

Laranja Verde

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Montei o circuito abaixo que é um descarregador individual de pilhas NiMh e está funcionando muito bem.

Gostaria que o pessoal que entende de ampop analizasse o circuito e desse sua opinião se está certo ou precisa mudar alguma coisa.

Sinceramente falando eu nem sei se o LM358 está trabalhando como amplificador ou comparador.

Pelo pouco que conheço existe aí uma realimentação positiva que nem calcular eu sei, foi +- no chutômetro.

Renato

Esqueci de perguntar o seguinte:

Tem como eu colocar um led no circuito que apague quando a tensão atingir o ponto de corte?

Pensei em colocar um led e um resitor entre o gate e a massa, mas acredito que a tensão no gate vai diminuir durante a descarga e daí reduz a corrente de descarga da pilha.

post-18728-13884954990195_thumb.jpg

Postado

Testa colocar um led em paralelo com o resistor de 220 ohms, entre o amp. op. e o gate do mosfet. Estimo que a corrente nele será constante o tempo todo, sendo cortada abruptamente, e que um led de 3mm sirva bem.

Mas eu sempre fazia a descarga só colocando um diodo e resistor de baixo valor (E dissipação meio alta) em serie, o diodo deixa de conduzir abaixo dos 0,6 a 0,7V, não é o ideal pra pilha mas é melhor que nada.

Postado

Fiz o teste com o led em paralelo com o resistor de 220R, o led não acende, mas o circuito funciona.

Fiz um outro teste, coloquei um resistor de 1k no gate e do resistor para a massa coloquei um led, o led acende e quando termina a descarga ele apaga.

Minha dúvida é se este procedimento é seguro para o mosfet e para o ampop.

Renato

Postado

Pra danificar o mosfet precisaria muito mais que a corrente de uma pilha em descarga ou da saida de um ampop desse, fica tranquilo.

Postado
Fiz o teste com o led em paralelo com o resistor de 220R, o led não acende, mas o circuito funciona.

Fiz um outro teste, coloquei um resistor de 1k no gate e do resistor para a massa coloquei um led, o led acende e quando termina a descarga ele apaga.

Minha dúvida é se este procedimento é seguro para o mosfet e para o ampop.

Renato

O LM358 pode fornecer no mínimo 20mA na saída, portando, não há risco ligar o LED da forma que você descreveu.

Para o MOSFET não faz diferença.

Postado
O LM358 pode fornecer no mínimo 20mA na saída, portando, não há risco ligar o LED da forma que você descreveu.

Para o MOSFET não faz diferença.

Eu pretendo usar um CI com 4 opamps para descarregar 4 pilhas ao mesmo tempo, e daí, será que dá.

Renato

• 3 semanas depois...
Postado

Boa tarde a todos,

Depois de muitas descargas de pilhas e comprovando que o circuito estava funcionando bem, fiz uma placa de circuito impresso para descarregar duas pilhas ao mesmo tempo usando as duas seções do LM358, uma seção para cada pilha.

Aí deu zebra:

Com duas pilhas, quando uma delas atinge a tensão setada para desligar o opamp, desliga as duas pilhas.

Com uma pilha, os dois leds (um para cada pilha) ficam acesos até terminar a descarga.

Verifiquei que as tensões na secão do opamp que está sem pilha são as mesmas tensões (ou quase) que a seção que está com pilha.

Alguém sabe me dizer por que isto acontece?

Acredito que terei de usar um LM358 para cada pilha, porque não achei nada na internet que pudesse ajudar.

Sugestões serão bem vindas.

Obrigado,

Renato

Postado

Se você montou dois circuitos independentes isto não poderia estar ocorrendo.

Mesmo usando o mesmo CI, os circuitos continuariam independentes.

Será que não tem trilhas curto-circuitadas?

Poste imagens nítidas da sua montagem.

Postado

Infelizmente eu desmanchei uma das seções antes de postar a mensagem sobre o problema, mas posso te garantir que chequei cada solda com lupa para evitar surpresas.

Eu vou reproduzir este circuito duplo na protoboard e depois posto o resultado.

O layout da placa pcb está no link abaixo, espero que o link funcione.

http://img3.imageshack.us/img3/1398/batterydischarger.jpg

Renato

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!