Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com HUB - Nada conecta através dele!!


rcbalbao

Posts recomendados

PessoALL!!!

Desde ontem estou com um problema aqui na minha rede doméstica que estou quebrando a cabeça e não consigo resolver!

Primeiramente vou explicar como são as minhas ligações:

- No meu quarto, fica o modem ADSL2+ da GVT, de onde sai um cabo de rede para o Roteador Wireless Dlink DIR-300.

- Do roteador saem 2 cabos: um para o PC Desktop do meu quarto, que fica ao lado do roteador, e outro cabo, de 30 metros aproximadamente, que percorre boa parte da casa através de canaleta até um HUB/Switch pequeno, de 8 portas, colocado no móvel onde ficam o XBOX 360, Playstation 3, SKY HDTV e um Access Point usado como repetidor Wireless (as paredes de casa são muito grossas e o sinal wireless chega fraco no computador da minha mãe)

Essa configuração estava funcionando perfeitamente até anteontem, quando, coincidentemente ou não, veio a faxineira limpar o apartamento!

Quando liguei o Xbox 360 não entrou na Live! Como o PC do meu quarto estava conectando À internet normalmente, o problema estava ali no HUB. Pensei imediatamente que provavelmente na limpeza deve ter desencaixado o cabo que vem do roteador. Apertei todos os cabos e nada!

Pensei: Placa de rede do X360 foi pro saco! Vou testar o PS3! Também nada! Em ambos, no teste de rede o primeiro passo (conexão à rede doméstica) já falhava!

Fiz outro teste, tirando o HUB do caminho e ligando o cabo que vem do roteador diretamente no XBOX 360! Conectou normalmente na Live! No PS3 igualmente perfeito (inclusive no teste de velocidade da internet pegou quase a máxima dos 10 Mb da GVT, e antes não passava de 3 Mb)

A minha conclusão lógica depois disso foi: Hub estragado!!! Só achei estranho que os leds indicando as ligações dos cabos acendiam normalmente! Mas só podia ser esse o problema!

Pois bem! Hoje, no caminho do trabalho, passei em uma loja de informática e comprei um novo HUB e, quando voltei pra casa, ao substituir o antigo pelo novo, o problema continua!

Aí não entendo mais nada! Configuração não é, pois não mudei nada na configuração desde muito tempo!

Uma coisa que notei é que o LED no Roteador (não no HUB) relativo a esse cabo de 30 metros que vai até o HUB acende bem mais fraco que o led do cabo que vai para o meu PC!

A minha desconfiança atual está recaindo sobre o cabo de rede!!!

Será que o problema é a distância? Cabo muito longo? Ou o cabo está defeituoso mesmo e trocando por um novo o problema se resolverá?

Ah! Outra coisa que observei é: se eu desligo o HUB da tomada e o religo, por alguns segundos o X360 e o PS3 conseguem conectar À rede através do HUB, para em seguida perder novamente a conexão!

Alguém que entende do assunto poderia dar alguma luz?

30 metros de cabo costuma dar problema? existe algum "amplificador" que se possa usar para evitar perdas? Ou 30 metros é uma distância que não deveria ser problema se o cabo estiver OK?

Aguardo qualquer luz sobre o assunto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!