Ir ao conteúdo

Virtual PC não instala Windows ME

Laranja Verde

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Instalei o Microsft Virtual PC no meu XP SP2 e não consigo instalar o Windows ME.

Tentei com o CD e com arquivo .iso dentro do computador, não instala nem a pau, aparece aquela barrinha virando sem parar e quando termina pede para rebutar o virtual pc ou colocar o cd no drive, mas não mostra qual.

Depois de passar o final de semana tentando e lendo dezenas de tutoriais, instalei o Windows 98 SE, este instala do CD ou de arquivo .ISO.

Alguem sabe me dizer porque o windows me não instala?

Obrigado,

Renato

Postado

Renato,

Espero que os procedimentos abaixo te ajudem.

Pré-condições:

1. Este procedimento assume que você tenha o XP instalado no drive "C".

2. O drive "C" deve estar usando FAT/FAT32 para que o Windows98/Me possa ser instalado após o XP. O procedimento de instalação do Windows98/Me não pode escrever em partições NTFS.

3. Você deve ter um segundo disco rígido ou partição formatada para FAT/FAT32 para que seja possível a instalação do Windows98/Me.

4. É recomendável que você utilize o disco de boot do Win98/Me para este procedimento. Caso não tenha um, você pode baixar os arquivos necessário em www.bootdisk.com. Tenha certeza de que o arquivo DEBUG.EXE encontra-se no disco de boot. Caso contrário, o mesmo pode ser copiado da pasta WindowsCommand.

Instalando o Windows 98/Me

1. Use um disco de boot do Windows 98/Me (com suporte para CD) para iniciar seu computador.

2. Insira o CD do Win98/Me no computador.

3. No prompt de comando digite letra_do_drive:Win98Setup.exe (para Win98) ou letra_do_drive:Win9xSetup.exe (para WinMe).

4. Proceda com a instalação. Quando perguntado sobre o local da instalação, você verá C:Windows.000. Escolha outro diretório (ex.: Windows98 ou WindowsMe) e mude para a letra correspondente ao drive ou partição onde deseja que o sistema operativo seja instalado.

5. Termine a instalação e deixe o computador inicializar pelo Windows98/Me.

Restaurando o boot do WindowsXP

1. Crie um disco de boot do Windows98/Me.

2. Abra o Bloco de Notas e crie um arquivo com as seguintes entradas:

L 100 2 0 1

N C:BOOTSEC.DOS

R BX

0

R CX

200

W

Q

3. Salve o arquivo no disco de boot do Windows98/Me nomeado como READ.SCR

4. Deixe o computador inicializar por este disco de boot e no prompt de comando digite DEBUG < READ.SCR.

Os procedimentos 1 até 4 criam o BOOTSEC.DOS necessário para o boot do Windows98/Me. Você pode precisar usar o comando ATTRIB C:BOOTSECT.DOS -S -H -R caso BOOTSECT.DOS já exista e pode apresentar algum erro quando você estiver a recriá-lo.

5. Configure seu computador para dar boot a partir do drive de CD.

6. Insira o CD de instalação do Windows XP.

7. Você verá alguns arquivos sendo copiados, então será apresentada a opção de instalação ou reparação da instalação existente. Escolha Reparar.

8. Será perguntando em qual instalação do XP você deseja logar. Escolha 1. Em geral há apenas uma instalação.

9. Será solicitada a senha do administrador. Para o XP Home, a senha padrão é "em branco". Para o XP Pro, entre a mesma senha com a qual você loga na conta Administrador.

10. No prompt C:Windows digite FIXBOOT. Confirme e deixe prosseguir.

11. Quando o processo do FIXBOOT for terminado, remova o CD da unidade e digite EXIT. A máquina irá reiniciar.

12. Reconfigure no gerenciador da BIOS para que o sistema inicialize pelo disco rígido se necessário.

obs.: fiz a tradução de um site americano que encontrei na net mas não pude testar, se alguém estiver precisando, por favor disponha.

fonte: traduzido do original de Doug Knox.

Postado

Muito bom o seu procedimento, mas como eu tenho apenas um HD formatado em NTFS, eu instalei o Windows 98 dentro da maquina virtual.

Dentro da maquina virtual é feita a formatação em FAT32.

Renato

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!