Ir ao conteúdo

Temporizador para máquina de costura

james freire

Posts recomendados

Postado

Oi galera,

Preciso da ajuda de vocês!!!

trabalho com máquina de costura industrial eletrônica, não entendo muito de eletrônica, mas tenho a necessidade de montar um temporizado, já tentei, pesquisei, olhei, montei no protobord e nada.

E' o seguinte:

Preciso de um temporizado que fique desligado a todo tempo, a maquina enviara um pulso negativo, mas o temporizado não pode começar nesse instante de entrada do pulso, e sim na saída do pulso da maquina , onde efetivamente eu preciso da contagem.

o pulso negativo da maquina pode ficar ativo por tempo indeterminado. por isso preciso de um temporizado ativado na borda de descida do sinal , ou seja quando ele passar de 12 para 0 volts.

Tenho um temporiza dor que fiz no protobord.

Talvez falte algum outro circuito para ativar da forma que mencionei.

Agradeço a todos.

valeu

post-480080-1388495506204_thumb.gif

Postado

ue amigo,este faz o q quer ,afinal ele mantem o pino 2 em nivel alto,assim quando aperta o push button ele leva a nivel zero ,ou seja ,passa de 12 para 0 ativando ligando o led,nao e assim q quer? Alias retire o resitor de 47k ligado ao pino 2 e coloque um capacitor de uns 10nf no pino 5 para o terra.

Postado
ue amigo,este faz o q quer ,afinal ele mantem o pino 2 em nivel alto,assim quando aperta o push button ele leva a nivel zero ,ou seja ,passa de 12 para 0 ativando ligando o led,nao e assim q quer? Alias retire o resitor de 47k ligado ao pino 2 e coloque um capacitor de uns 10nf no pino 5 para o terra.

Na verdade eu preciso que, ao chegar o sinal da maquina que e' negativo o temporizado não ativar e sim ativar quando o sinal sai!!!!!

entendeu???

Fiz o que falou mas nao mudou!!!!

post-480080-13884955064726_thumb.gif

Postado

Você quer que a temporização inicie no fim do pulso negativo?

Ou seja, inicialmente a entrada do temporizador está em nível alto. A máquina leva esta entrada para nível baixo e quando o nível voltar para alto é que a temporização deve iniciar. É isto?

Postado

Sim, é possível usando um inversor na entrada do temporizador.

Um transistor pode fazer este papel.

Eu tenho um circuito deste tipo:

Temporizador10s.png

Não me lembro se cheguei a testar este circuito.

Se você quiser testá-lo fique à vontade:

Com os valores de R5 e C4 o tempo é de aproximadamente 10 segundos.

Você pode colocar um trimpot em série com R5 para ajustar o tempo.

Se não estiver com pressa eu posso testar o circuito na protoboard.

Tem que ver também qual é o valor da tensão de alimentação desta máquina. Se é tensão contínua.

Isto é para poder alimentar o circuito com a mesma fonte da máquina.

Mas, o que você pretende temporizar?

Postado

Maravilha!!!!!!!!! Vou temporizar uma eletroválvula de 24 volts 300 mA, e a maquina fornece 24v 8A, tenho que reduzir a tensão para alimentar o 555 e na saída do 555 vou aumentar a potencia para alimentar a eletroválvula.

Não se preocupe em testar, deixa comigo.

Posto tudo ao acabar, e se precisar eu grito!!!

Valeu cara!!! Valeu mesmo!!!

Postado

Por nada. Tamos aí.

O relé na saída do 555 já resolve a questão de alimentação da eletroválvula.

E para baixar a tensão de 24v para o 555, use um LM7812, desde que esta tensão seja contínua.

Lembre-se de que o GND tem que ser comum aos circuitos.

Postado

Não deu certo não!!!!

vamos imaginar assim.

Ao finalizar o processo da maquina ela ativa uma eletrovalvula, que fica ligada por tempo indeterminado,podendo variar esse tempo de segundos a minutos dependendo da agilidade do operador, e ao inicio da operação essa eletrovalvula se desliga imediatamente.

Processo repetitivos e sempre os mesmos.

Pois bem, queria fazer com que essa eletrovalvula desligasse 1 segundo depois do inicio do processo.

esse circuito que passou não deu certo, fiz ele no circuit wizard, não sei se e’ confiável, mas o que pude perceber e' que, por ela ficar ativa por tempo indeterminado, ao iniciar a operação a contagem do temporizador já foi feita.

Pode me ajudar com isso???

valeu

Olha o esquema feito no circuit wizard.

valeu!!!!!

Acho que agora foi o esquema!!!!!!

post-480080-13884955071272_thumb.gif

Postado

E' isso mesmo!!!!

Tem que ativar na saida do sinal, mas a entrada nao pode interferir!!

EX: esta em nivel 0, entrou o nivel 1 mas nao aconteceu nada, quando voltar para zero, ai sim comecar a conta!!!

Sera' possible!!!!!

valeu!!!!!!!

Postado

Jorge,

Olhei esse ci mas não entendo ele ao ponto de montar o circuito.

Poderia me ajudar com isso???

olhei uns temporizadores de retardo, enfim!!! to pesquisando mas não acho, tenho certeza que isso e uma coisa simples pra vocês eletrônicos natos.

vamos esquecer a maquina.

vamos pensar assim. tenho um motor ao acionar um botão ele vai girar,mas ao soltar eu não quero que pare imediatamente, quero que fique rodando pelo tempo determinado e regulado por mim 2 segundos 10 segundos.

valeu cara

Postado

Me desculpe, mas estou tendo dificuldade em entender o comportamento do sinal que irá acionar o temporizador e a própria função do temporizador.

Vamos ver se consigo entender:

Ao finalizar o processo da maquina ela ativa uma eletrovalvula, que fica ligada por tempo indeterminado

Esta eletroválvula é acionada por um sinal negativo (GND) ou positivo (+24v)?

podendo variar esse tempo de segundos a minutos dependendo da agilidade do operador

O operador desliga a eletroválvula manualmente?

e ao inicio da operação essa eletrovalvula se desliga imediatamente.

Aqui entendi que o sinal que acionou a eletroválvula muda de sinal novamente e por isto ela desliga.

Pois bem, queria fazer com que essa eletrovalvula desligasse 1 segundo depois do inicio do processo.

Desligar a eletroválvula 1 segundo após o início o processo da máquina?

Mas, não seria para acionar a eletroválvula somente no fim do processo da máquina?

Postado

Bom dia Mulder_Fox,

E' verdade, ate’ eu estou me confundindo com esse sinal que entra e sai, da maquina que imaginamos rs rs rs

vamos imaginar um motor controlado manualmente com uma chave liga/desliga, ao precionar o botão liga e desliga ele vai girar, e permanecera girando ate quando eu estiver com o dedo na chave.

Ao desligar essa chave, o motor para imediatamente!!!! claro!!! desliga a bateria ele para mesmo!!!

A minha dificuldade e'!!!

O que estou querendo e' que, o motor não pare imediatamente, quero que o motor rode por mais alguns segundos de acordo com esse temporizado e os cálculos da malha rc.

A minha maior dificuldade e fazer ele rodar por mais alguns segundos após desligar.

Valeu Mulder_Fox!!!!

Postado

Eis q apresento um circuito q testei e pelo que entendi serve para seu caso amigo,ele funciona da seguinte forma:

Ao pressionar o botao on/off ele liga o rele q ativa o motor,ao desligar o botao on/off o rele continuara atracado pelo tempo determinado no circuito temporizador,note q para escolha do tempo tera q colocar um potenciometro junto ao resistor do circuito rc do temporizador.Testa ai e me fala

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!