Ir ao conteúdo

Os games mais famosos são feitos em qual linguagem?

rafaelgfx

Posts recomendados

Postado
acho que ele dis linguagem de progamação !

Como ele disse games de várias gerações diferentes, imaginei ser isso. Não manjo quase nada disso, mas creio ue esteja falando então de lingugem de script..

Postado

Eu não sei sobre jogos em específico, mas normalmente a maioria dos jogos populares para PC é feita (pelo menos em sua maior parte) em C++.

Postado

Jogos desse tipo normalmente são feitos em mais de uma linguagem, normalmente algo como C, C++ para programação pesada, preocupada com desempenho e linguagens de script como Lua para algoritmos internos, roteiro da história e inteligência artificial.

Postado

Quase sempre eles usam C\C++.

Mas, não puro, tipo em Crysis e Far Cry eles usaram Lua também.

E também acho que eles usam Assembly Inline nos códigos C para dar uma otimizada.

• 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Vamos em partes.:P

Para desenvolver um jogo você precisará de uma engine. Mas o que é uma engine? A wikipedia explica bem, mas em suma é um conjunto de ferramentas que servem para agilizar(e muito!) o desenvolvimento do jogo.

Se você não quiser usar uma engine já pronta por alguma razão(talvez por ser paga), pode fazer a sua própria usando a linguagem que melhor se adequa à sua necessidade, por exemplo: se quiser fazer jogos para celular utiliza-se J2ME(Java), para fazer jogos para Iphone utiliza-se Objective-C, para fazer jogos para distribuir como indie no Xbox 360 pode se utilizar C#+XNA(XNA é um framework disponibilizado pela Microsoft), etc...

Assim que a engine estiver pronta(ou até mesmo enquanto ela vai sendo feita) você pode trabalhar no jogo em si, e a linguagem que vai usar para fazer o jogo vai depender de como fez a engine. Por exemplo, uma engine muito conhecida é a Unreal Engine 3(ela foi utilizada para fazer jogos como Gears of War, Bioshock, Borderlands, Mass Effect e muitos outros). Na Unreal Engine 3 se programa em UnrealScript, que é uma linguagem feita pela Epic para ser utilizada especificamente com esta engine. Mas se você quiser fazer modificações na engine em si pode ser necessário mexer com C++, que é a linguagem com a qual a Unreal Engine 3 foi feita.

Em suma: como jogos são aplicações que precisam extrair até a última gota de desempenho do sistema, geralmente utiliza-se C/C++ na sua base e outras linguagens (como a já citada Lua) para funções mais específicas, mas uma vez que a engine esteja pronta, pode ser que não seja necessário ter conhecimento dessas linguagens mais específicas.

Abraços.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!