Ir ao conteúdo

Quedas de energia danificam eletrodomésticos?

JorgeAlain

Posts recomendados

Postado

Bom, criei este tópico aqui porque to a um tempo com essa dúvida em minha cachola.

Este ano, 3º do ensino médio, estou vendo eletricidade em física, e uma das coisas que me deixou curioso, foi esse mito que o povão diz, que em uma queda ou tlec de energia, daqueles que a energia não cai completamente, mas varia muito a tensão em alguns segundos, de ponto a fazer a luz piscar mais que festa em boate ***, pode danificar aparelhos domésticos?

Mais especificamente, desta vez, não me refiro a computadores, e estabilizadores, bla bla bla, todo tema abordado aqui que estamos cansados de saber, e sim, os aparelhos em geral que temos em casa.

Explico: Uma geladeira, pode ter seu motor, ou sabe-se lá o que danificado por essas variações/quedas de tensão vindas do nada?

Grato, abraço!

• Membro VIP
Postado
Bom, criei este tópico aqui porque to a um tempo com essa dúvida em minha cachola.

Este ano, 3º do ensino médio, estou vendo eletricidade em física, e uma das coisas que me deixou curioso, foi esse mito que o povão diz, que em uma queda ou tlec de energia, daqueles que a energia não cai completamente, mas varia muito a tensão em alguns segundos, de ponto a fazer a luz piscar mais que festa em boate ***, pode danificar aparelhos domésticos?

Mais especificamente, desta vez, não me refiro a computadores, e estabilizadores, bla bla bla, todo tema abordado aqui que estamos cansados de saber, e sim, os aparelhos em geral que temos em casa.

Explico: Uma geladeira, pode ter seu motor, ou sabe-se lá o que danificado por essas variações/quedas de tensão vindas do nada?

Grato, abraço!

Pode pode sim, mas geralmente esse tipo de equipamento tem proteção. Refrigeradores por exemplo, vale também para aparelhos de ar condicionado ou motores elétricos em geral.... Se o aparelho estiver funcionando (compressor ou motor ligado) a tensão da rede pode cair até digamos 98 - 100 Volts, que ele continua operando. Mas se por acaso a tensão estiver assim baixa, nesse mesmo patamar, e ele for chamado a ligar seu compressor/motor, não terá força para partir, ficando o enrolamento de arranque (fio mais grosso) ativado drenando muita corrente (cinco a dez vezes mais por exemplo).. a deixar assim pegaria fogo seu enrolamento e entraria em curto... Ai entra em ação o que se chama de relé de proteção para partida, que por aquecimento abre a energia do motor.. É aquele famoso Tlec que escutamos toda a vez que o refrigerador não parte de cara, ou que escutamos se desligarmos da tomada quando ele estiver operando o compressor e religarmos o mesmo na tomada após 2 segundos... Não vai partir nessa hora porque a inércia do gás comprimido e ainda não volatilizado, no lado de alta pressão do compressor fará muita resistência..

Surtos de tensão, que são resultado do desligamento de elementos indutivos na rede elétrica, dificilmente danificam motores, refrigeradores e dispositivos mais pesados. Os surtos de tensão costumam danificar semicondutores em contato com a rede elétrica, por seu valor de tensão exceder às vezes o valor da tensão de isolação desses semicondutores.

Equipamentos com semicondutores em contato com a rede elétrica são tipicamente as fontes chaveadas, as quais tem uma série de semicondutores em contato com o lado vivo da rede elétrica..

Veja ai por exemplo uma fonte de PC com os elementos semicondutores que estão em contato com a rede elétrica "viva" marcados com pontos vermelhos.. Os diodos marcados com ponto azul são justamente diodos de proteção cuja função é a de absorver os surtos de tensão. A falta dessa proteção, que pode ser feita por esse tipo de diodo, por varistores dentro da fonte ou por varistores/diodos/centelhadores a gás em algum dispositivo de proteção que anteceda a fonte, poderá acarretar, na presença de um surto de tensão, o dano em um desses componentes...

SemicondutoresdiretonoACdefontedePC.jpg

Nota 1: Surtos de tensão são muito diferentes de tensão elevada, ou tensão anormal. Surto de tensão geralmente tem tensão bastante elevada, podendo ultrapassar a casa dos 1.000 Volts e tem duração muito curta, da ordem de micro segundos (1 micro segundo = 0,000001 segundo) mas pode ter energia para danificar semicondutores ou até mesmo capacitores...

As proteções típicas para esse tipo de distúrbio são:

Centelhadores a gás: resposta da ordem de 1 a 5 micro segundos.

Varistores: resposta da ordem de 10 a 30 nano segundos.

Diodos TVS, tranzorb, etc: resposta desde a casa de pico segundos até 1 nano segundo..

Para proteger fontes em geral, mais exatamente seus semicondutores expostos a chance de receber um surto provindo da rede elétrica, nem pense em fusíveis, pois a velocidade de resposta desses fica na casa dos mili segundos, até segundos, dependendo da sobrecarga, demorado demais para proteger qualquer elemento de uma fonte... Sua função, do fusível, é não deixar pegar fogo mesmo...

Abraço...

Postado

Ahnnn... eu sempre ouvi, mas nunca me perguntei o que era o click que fazia no meu refrigerador ao cair a energia e voltar depois de pouco tempo ou quando eu desligava ele da tomada por algum motivo e quando religava ele tentava dar partida e dava um clique pouco tempo depois... Olha que é um refrigerador já velho que tá pra ser trocado por um novo, já passou da hora...

Eu li uma vez uma propaganda de estabilizadores pra geladeira, que eles aumentavam a vida útil do compressor e blah, blah, blah... Depois dessa msg o que vi aqui é que quem teria a vida util aumentada seriam os alimentos em locais onde baixas de tensão são crônicas!

Pra mim essa coisa de desligar a geladeira quando cai a luz então é outra prática sem fundamento! Minha mãe não pode ver a energia dar uma piscada ou faltar que já corre pra desligar a geladeira pra não "queimar"... sempre desconfiei dessa prática, mas nunca falei nada pra ela...

Postado

Então realmente isso de desligar depois das quedas, ou quando tá vendo, se é que alguém realmente nota, senão por medição, a energia oscilar muito, não tem nenhuma utilidade?

Abraço, e grato a explicação

Postado

A queda de tensão em si não causa estragos, o que causa os estragos em aparelhos eletroeletrônicos é como essa energia volta, quando ela cai, é quase a mesma coisa que desligá-la da tomada, mas a volta é o perigo, pois ela pode voltar bem acima do "normal", em sobrecorrente ou sobretensão, e aí sim danificar o aparelho, queimando alguma peça

• Membro VIP
Postado
A queda de tensão em si não causa estragos, o que causa os estragos em aparelhos eletroeletrônicos é como essa energia volta, quando ela cai, é quase a mesma coisa que desligá-la da tomada, mas a volta é o perigo, pois ela pode voltar bem acima do "normal", em sobrecorrente ou sobretensão, e aí sim danificar o aparelho, queimando alguma peça

Me permita discordar levemente dessa sua afirmativa e, para tal, por favor siga meu raciocínio e argumente em contrário caso discordes do mesmo..

Existe uma lenda urbana de que a tensão ao retornar a energia vem muito mais forte e chega a queimar equipamentos... Também fica fácil de se observar os porquês dessas lendas urbanas...

- Não existe a menor chance da tensão vir elevada pois a carga que a espera para ser acesa, ativada, ligada, acionada é simplesmente enorme... São todo os elementos de sua casa (aqueles que você não desligou após queda de energia, como o refrigerador, algumas lâmpadas, etc). Existe toda uma rede de iluminação pública, que não foi desligada e retornará toda ao mesmo instante, seu bairro, os bairros vizinhos, quem sabe uma cidade toda..

- Todos os elementos eletromecânicos, como motores, tem uma grande inércia de movimento, e para vencer essa inércia necessitam de muita energia, tendo picos de corrente altíssimos se comparados com suas correntes nominais;

- Também os elementos de iluminação, lâmpadas, chegam a ter correntes de ligamento cerca de 20 vezes maior que suas correntes de uso contínuo;

- E note, todos esses elementos que porventura foram esquecidos ligados, serão religados todos eles no mesmo instante, no retorno da energia. A tensão de retorno fisicamente não poderá ser elevada, melhor, não conseguirá ser elevada, pois o consumo a segurará baixa, baixa por queda na fiação, tamanha a corrente inercial circulante...

Desse modo dificilmente, muito dificilmente se terá um equipamento queimado no retorno da energia. O que pode potencialmente queimar é a força contra eletromotriz no momento da queda da energia..

Alguns, sem pensar irão dizer agora... Mas isso estava funcionando ao faltar energia e ao voltar é que não funcionou mais. Consequentemente foi ao voltar que danificou..... Mas pense... Será que você poderia ter sentido, ter notado, ter sacado seu dano enquanto estava sem energia??? Claro que não. Desse modo fica a impressão que o retorno da energia é que foi o vilão... Mito portanto..

Alguns fenômenos entretanto poderão acontecer no retorno da energia, a oscilação é o principal, aonde a gente nota as luzes subindo e descendo seu brilho, justo pelo "quiprocó" no fornecimento de corrente de partida no retorno da energia. Mas veja, aquela oscilação da luminosidade das lâmpadas, na imensa maioria das vezes estará acontecendo abaixo da tensão nominal...

Claro, se esse fenômeno acontecer a noite, a gente estará com os olhos acostumados a escuridão, ao breu da falta de energia e de repente ela volta, fazendo a lâmpada brilhar, em seus 100 ou 110 Volts que seja.... Os nossos olhos chegam a "gritar" e a impressão de que retornou mais forte chega a ser certeza para 101 dentre 100 observadores... Mito urbano portanto...

A enorme maioria desses mitos urbanos nasce de uma certeza, de uma experiência prática concreta, bem observada e válida até, porém sua propagação, seu relato boca-a-boca acaba transformando, acaba corrompendo seus valores e criando as lendas urbanas, pela distorção na comunicação... Dou alguns exemplos:

- Certa feita, acampados para uma pescaria que estávamos, à noite na beira do rio um matuto me repreendeu quando apontei a lanterna para o rio, para a água.... "Não aponte o "foco" (modo deles se referirem a lanterna) para o rio pois as pilhas se vão muito rapidamente."

Explicação: Algum dia, de fato ocorrido, alguém deve ter dito e está correto, que se a lanterna cair na água, molhar-se portanto, as pilhas não haverão de durar (os contatos elétricos se oxidarão, quem sabe uma das três pilhas poderá vazar e com duas a iluminação ficaria menor, etc)... Isso, de boca em boca, pela corruptela natural do meio, acabou na crença de que apontar a lanterna para a água acaba com as pilhas.. Mito portanto, mas com origem bem definida provavelmente...

- Quem nunca viu uma antena interna com um belo bom-bril na ponta..

A origem desse mito pode ter a ver com a constatação de que uma antena externa para TV, lá de cima do poste, ou no telhado da casa, quando nova e flamante, brilhante, pega bem o sinal a ser recebido, tem uma recepção boa no televisor, tem um bom desempenho. Com o passar do tempo a oxidação toma conta, da antena, dos parafusos e contatos com os fios. Passar um bom-bril para tornar aquela antena "como nova ela era" (e ao mesmo tempo desmontá-la para fazer isso e ao desmontar claro que não se remontaria com o fio oxidado e sim se limparia eles e seus contatos). A ação de passar um bom-bril certamente deve melhorar uma antena externa muito oxidada. Note que o simples desmontar e remontar iria eliminar a oxidação do caminho do sinal, que são os contatos.. Pois bem, criada a fama do passar um bom-bril na antena, com a corruptela do boca-a-boca, virou colocar o mesmo na antena, e se só tenho antena interna, é nela mesmo que vou colocar... Mito, com explicação provável

E assim existem centenas e centenas de mitos nascidos de uma realidade e na prática acreditados... Assim é a energia ao retornar estar com a tensão muito alta... Os olhos do observador trairam o mesmo, botou fé e até mesmo a mim parece estar elevado demais o brilho da lâmpada ao retornar a luz e aos poucos vai baixando ( na verdade meus olhos se acostumando e reduzindo a abertura a sensibilidade a luz...) Mito portanto..

Desse modo a energia voltar, após uma queda, com seu valor de tensão bem acima de seu valor nominal para mim não passa de lenda urbana...

Abraço...

Postado

Nossa faller, explicação sensacional, Muito obrigado mesmo a você e todos que contribuiram para o tópico.

É até bem útil, pois devem haver mais pessoas com a mesma dúvida que eu tinha.

O problema é convencer os que cismam em ser ignorantes, que o que tu disse é verdade.

Bom, enfim, é mais uma resposta sua que vou imprimir, e difundir assim que tiver oportunidade.

Muito obrigado, abraço!

Postado
Me permita discordar levemente dessa sua afirmativa e, para tal, por favor siga meu raciocínio e argumente em contrário caso discordes do mesmo..

Existe uma lenda urbana de que a tensão ao retornar a energia vem muito mais forte e chega a queimar equipamentos... Também fica fácil de se observar os porquês dessas lendas urbanas...

- Não existe a menor chance da tensão vir elevada pois a carga que a espera para ser acesa, ativada, ligada, acionada é simplesmente enorme... São todo os elementos de sua casa (aqueles que você não desligou após queda de energia, como o refrigerador, algumas lâmpadas, etc). Existe toda uma rede de iluminação pública, que não foi desligada e retornará toda ao mesmo instante, seu bairro, os bairros vizinhos, quem sabe uma cidade toda..

- Todos os elementos eletromecânicos, como motores, tem uma grande inércia de movimento, e para vencer essa inércia necessitam de muita energia, tendo picos de corrente altíssimos se comparados com suas correntes nominais;

- Também os elementos de iluminação, lâmpadas, chegam a ter correntes de ligamento cerca de 20 vezes maior que suas correntes de uso contínuo;

- E note, todos esses elementos que porventura foram esquecidos ligados, serão religados todos eles no mesmo instante, no retorno da energia. A tensão de retorno fisicamente não poderá ser elevada, melhor, não conseguirá ser elevada, pois o consumo a segurará baixa, baixa por queda na fiação, tamanha a corrente inercial circulante...

Desse modo dificilmente, muito dificilmente se terá um equipamento queimado no retorno da energia. O que pode potencialmente queimar é a força contra eletromotriz no momento da queda da energia..

Alguns, sem pensar irão dizer agora... Mas isso estava funcionando ao faltar energia e ao voltar é que não funcionou mais. Consequentemente foi ao voltar que danificou..... Mas pense... Será que você poderia ter sentido, ter notado, ter sacado seu dano enquanto estava sem energia??? Claro que não. Desse modo fica a impressão que o retorno da energia é que foi o vilão... Mito portanto..

Alguns fenômenos entretanto poderão acontecer no retorno da energia, a oscilação é o principal, aonde a gente nota as luzes subindo e descendo seu brilho, justo pelo "quiprocó" no fornecimento de corrente de partida no retorno da energia. Mas veja, aquela oscilação da luminosidade das lâmpadas, na imensa maioria das vezes estará acontecendo abaixo da tensão nominal...

Claro, se esse fenômeno acontecer a noite, a gente estará com os olhos acostumados a escuridão, ao breu da falta de energia e de repente ela volta, fazendo a lâmpada brilhar, em seus 100 ou 110 Volts que seja.... Os nossos olhos chegam a "gritar" e a impressão de que retornou mais forte chega a ser certeza para 101 dentre 100 observadores... Mito urbano portanto...

A enorme maioria desses mitos urbanos nasce de uma certeza, de uma experiência prática concreta, bem observada e válida até, porém sua propagação, seu relato boca-a-boca acaba transformando, acaba corrompendo seus valores e criando as lendas urbanas, pela distorção na comunicação... Dou alguns exemplos:

- Certa feita, acampados para uma pescaria que estávamos, à noite na beira do rio um matuto me repreendeu quando apontei a lanterna para o rio, para a água.... "Não aponte o "foco" (modo deles se referirem a lanterna) para o rio pois as pilhas se vão muito rapidamente."

Explicação: Algum dia, de fato ocorrido, alguém deve ter dito e está correto, que se a lanterna cair na água, molhar-se portanto, as pilhas não haverão de durar (os contatos elétricos se oxidarão, quem sabe uma das três pilhas poderá vazar e com duas a iluminação ficaria menor, etc)... Isso, de boca em boca, pela corruptela natural do meio, acabou na crença de que apontar a lanterna para a água acaba com as pilhas.. Mito portanto, mas com origem bem definida provavelmente...

- Quem nunca viu uma antena interna com um belo bom-bril na ponta..

A origem desse mito pode ter a ver com a constatação de que uma antena externa para TV, lá de cima do poste, ou no telhado da casa, quando nova e flamante, brilhante, pega bem o sinal a ser recebido, tem uma recepção boa no televisor, tem um bom desempenho. Com o passar do tempo a oxidação toma conta, da antena, dos parafusos e contatos com os fios. Passar um bom-bril para tornar aquela antena "como nova ela era" (e ao mesmo tempo desmontá-la para fazer isso e ao desmontar claro que não se remontaria com o fio oxidado e sim se limparia eles e seus contatos). A ação de passar um bom-bril certamente deve melhorar uma antena externa muito oxidada. Note que o simples desmontar e remontar iria eliminar a oxidação do caminho do sinal, que são os contatos.. Pois bem, criada a fama do passar um bom-bril na antena, com a corruptela do boca-a-boca, virou colocar o mesmo na antena, e se só tenho antena interna, é nela mesmo que vou colocar... Mito, com explicação provável

E assim existem centenas e centenas de mitos nascidos de uma realidade e na prática acreditados... Assim é a energia ao retornar estar com a tensão muito alta... Os olhos do observador trairam o mesmo, botou fé e até mesmo a mim parece estar elevado demais o brilho da lâmpada ao retornar a luz e aos poucos vai baixando ( na verdade meus olhos se acostumando e reduzindo a abertura a sensibilidade a luz...) Mito portanto..

Desse modo a energia voltar, após uma queda, com seu valor de tensão bem acima de seu valor nominal para mim não passa de lenda urbana...

Abraço...

Excelente explicação amigo, você é muito entendido da área, eu não sou, ainda (auhsauhsausa, estou no 1º semestre de eletrotécnica), eu tentei explicar de um jeito fácil e de um jeito que eu achei que estava correto. Mas eu não disse que ela voltaria muiiiiito mais alta, pois se viesse muito mais alta a corrente subiria muito (eu acho, v=ri) e assim desarmando os disjuntores e/ou queimando a fiação. Quis tentar ajudar o amigo.

Abraços

• Membro VIP
Postado
Excelente explicação amigo, você é muito entendido da área, eu não sou, ainda (auhsauhsausa, estou no 1º semestre de eletrotécnica), eu tentei explicar de um jeito fácil e de um jeito que eu achei que estava correto. Mas eu não disse que ela voltaria muiiiiito mais alta, pois se viesse muito mais alta a corrente subiria muito (eu acho, v=ri) e assim desarmando os disjuntores e/ou queimando a fiação. Quis tentar ajudar o amigo.

Abraços

Vai ficar difícil de sabermos a diferença de muito mais alta para muiiiiito mais alta (nos compêndios, nos linvros de eletricidade consta o valor dessa diferença em Volts???).

Mas isso não é o âmago da informação que eu gostaria de ter te passado.

O cerne da informação é que ao retornar a energia, após uma queda, existe um verdadeiro exército de razões para que ela não consiga nem sequer voltar com a tensão nominal, que dirá mais alta... Isso que eu gostaria de que tivesses entendido, pois é assim que se caça mitos Urbanos..

Abraço...

Postado
Então realmente isso de desligar depois das quedas, ou quando tá vendo, se é que alguém realmente nota, senão por medição, a energia oscilar muito, não tem nenhuma utilidade?

Abraço, e grato a explicação

No caso de eletrodoméstico eu não vejo utilidade alguma, porque se tiver que danificar vai danificar antes mesmo de tempo de ir lá desligar da tomada, o voltar da energia não causa estragos e que provem o contrário!

No caso de eletrônicos o cair e voltar, se for muito rápido, pode causar danos por questões inerentes da própria fonte chaveada - pico de corrente drenada por ela mesmo durante a partida, nesse instante sem sua proteção interna estar ativa (operando quente).

Postado
Vai ficar difícil de sabermos a diferença de muito mais alta para muiiiiito mais alta (nos compêndios, nos linvros de eletricidade consta o valor dessa diferença em Volts???).

Mas isso não é o âmago da informação que eu gostaria de ter te passado.

O cerne da informação é que ao retornar a energia, após uma queda, existe um verdadeiro exército de razões para que ela não consiga nem sequer voltar com a tensão nominal, que dirá mais alta... Isso que eu gostaria de que tivesses entendido, pois é assim que se caça mitos Urbanos..

Abraço...

não, não consta, mas basta saber que uma mínima diferença na tensão e/ou corrente, quando falamos em eletroeletrônicos, pode danificar o aparelho, pois nesses aparelhos existem vários capacitores, resistores, etc, e com alguma modificação, mesmo que pequena, pode danificá-lo. Quando trabalhamos com eletrônica, todas as medidas são mínimas, portanto qualquer modificação pode danificar, haja visto o processador, que trabalha por exemplo a 1,25V, se alterarmos para 1,6V por exemplo, ele poderá queimar.

• Membro VIP
Postado
Quando trabalhamos com eletrônica, todas as medidas são mínimas, portanto qualquer modificação pode danificar, haja visto o processador, que trabalha por exemplo a 1,25V, se alterarmos para 1,6V por exemplo, ele poderá queimar.

Se você alterar a tensão de trabalho da CPU de 1,25 para 1,60 estará provocando uma alteração da ordem de 28% a maior que seu valor nominal. Isso definitivamente não é uma pequena variação. Seria o mesmo que colocares nas lâmpadas ai de sua casa não 127 Volts nominal das mesmas, mas sim 162 Volts... Eu hein!!!

• mês depois...
Postado

Faller as tuas explicações são um show mesmo. Pelo que eu entendi aquele CLIC CLIC CLIC do motor da geladeira querendo arrancar e não conseguindo, não trará nenhum dano ao compressor e ao motor propriamente dito. É isso ou entendi errado alguma coisa.

Abs.

• Membro VIP
Postado

Isso geralmente acontece em duas situações:

- Ao retornar a energia logo após ter faltado e ai a explicação é que o circuito de gás, interno ao refrigerador ou condicionador de ar, não está equilibrado em sua pressão. Tendo mais pressão do lado do evaporador, o compressor tem que exercer uma força muito grande para poder partir. Em não conseguindo partir aquece o relé térmico e, para proteção do compressor, abre o circuito. Resfriando novamente novo ciclo de partida é tentado, até conseguir partir..

- Em condições normais de presença da energia, porém com tensão baixa, muito baixa para conseguir vencer a inércia da partida...

Em nenhuma das condições esse CLIC é danoso, muito pelo contrário. Danoso seria se ele não existisse ou de uma forma ou de outra essa proteção não existisse...

Por isso digo... Muito melhor aproveitado seria um estabilizador se colocado fosse em refrigeradores quando constatada a baixa tensão de alimentação do que colocá-los em equipamentos eletro-eletrônicos, em PC's, Televisores e equipamentos do gênero..

Abraço...

Postado

Pelo que eu entendi, todos os equipamentos eletrônicos - por exemplo, sistemas de som, computadores, TVs LCD, monitores - têm fontes chaveadas.

Mas um equipamento pode ter componentes eletrônicos sem ter fonte chaveada? Por exemplo, o fogão novo da minha mulher tem relógio e timer, mas nem por isso tem fonte chaveada, isso está correto? :unsure:

• Membro VIP
Postado
Pelo que eu entendi, todos os equipamentos eletrônicos - por exemplo, sistemas de som, computadores, TVs LCD, monitores - têm fontes chaveadas.

Mas um equipamento pode ter componentes eletrônicos sem ter fonte chaveada? Por exemplo, o fogão novo da minha mulher tem relógio e timer, mas nem por isso tem fonte chaveada, isso está correto? :unsure:

Atualmente TV´s LCD's Monitores PC's sim todos tem fontes chaveadas. Equipamentos menores, ou de eletrônica menos complicada sim todos tem fontes e elas podem ser chaveadas ou lineares..

Se forem fontes Full Range (INPUT 100~240 VAC) serão certamente chaveadas e outras podem não ser, podem ainda ser do tipo linear, como bem se pode encontrar em alguns modems, ou despertadores de cabeceira, esses com rádio acoplados, quem sabe também nos fogões...

Abraço...

Postado
Atualmente TV´s LCD's Monitores PC's sim todos tem fontes chaveadas. Equipamentos menores, ou de eletrônica menos complicada sim todos tem fontes e elas podem ser chaveadas ou lineares..

Se forem fontes Full Range (INPUT 100~240 VAC) serão certamente chaveadas e outras podem não ser, podem ainda ser do tipo linear, como bem se pode encontrar em alguns modems, ou despertadores de cabeceira, esses com rádio acoplados, quem sabe também nos fogões...

Abraço...

Obrigado faller pela explicação.

Agora estou lendo este ar-tigo para clarear as idéias...

Abraço

• 4 semanas depois...
Postado

Hehe, fico feliz que meu tópico esteja ajudando a pessoas com as mesmas dúvidas.

Agradeço ao faller por compartilhar conosco o seu conhecimento, sempre ajudando.

Postado

Faller,

desse trecho pode-se concluir que tirar repentinamente equipamentos da tomada também poderia gerar algum problema.

Isso está correto?

Ou nesse caso a força contra eletromotriz não é problema?

• Membro VIP
Postado
Faller,

desse trecho pode-se concluir que tirar repentinamente equipamentos da tomada também poderia gerar algum problema.

Isso está correto?

Ou nesse caso a força contra eletromotriz não é problema?

Sim, poderá gerar uma FCEM se esse equipamento tiver um comportamento indutivo (motores basicamente)..

Mas motores você dificilmente os ficará ligando e desligando, assim como um estabilizador o faz, em cada Tlec emitido...

Os elementos de abertura (chaves e semicondutores em geral) que tem a função de abrir cargas indutivas tem acopladas às mesmas elementos chamados "snubbers" que nada mais são do que um resistor em série com um capacitor, cuja função é a de suprimir ou atenuar os surtos de tensão gerados na abertura de circuitos indutivos...

Claro que quanto maior a potência envolvida maior a probabilidade de geração de uma FCEM importante e potencialmente danosa.

Uma coisa é desligar o motor do liquidificador, e outra coisa é desligar o motor do elevador....

Abraço..

Postado

Não Eduardo, até porque retirar um equipamento eletrônico "repentinamente" da tomada é o mesmo que desligá-lo em seu interruptor próprio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!