Ir ao conteúdo

Hyper 212 PLUS: Qual a melhor posição das 2 fans?

Posts recomendados

Postado

Galera,

Eu tenho um Hyper 212 PLUS com duas fans (a padrão e uma R4), mas to fazendo o sistema pull-pull (as duas fans jogando ar pra dentro do dissipador), e apenas a fan do gabinete (e da fonte) tirando ar pra fora.

As temperaturas não ficaram tão baixas quanto eu queria, meu over é baixo, apenas 3 GHz (Mobo em 40º, processador em 43º em idle, e cada core entre 50~54º. Não medi em full).

Será que se eu colocar a segunda fan pra tirar o ar de dentro do dissipador (e jogar pra fora do gabinete) o desempenho melhora?

Fiquei um pouco decepcionado com o desempenho, esperava algo um pouco melhor. Pelo menos ele é bem silencioso.

Ah, to usando pasta térmica MX-2.

Aguardo dicas!

Abraços a todos,

Adriano Bird.

Postado

Adriano75, e ae?!

Faz isso mesmo, posicione as duas ventoinhas jogando o ar no mesmo sentido: uma na direção do dissipador e a outra tirando a temperatura do dissipador e jogando o ar para fora do gabinete.

Depois posta aqui os resultados,

Flws

Postado
Adriano75, e ae?!

Faz isso mesmo, posicione as duas ventoinhas jogando o ar no mesmo sentido: uma na direção do dissipador e a outra tirando a temperatura do dissipador e jogando o ar para fora do gabinete.

Depois posta aqui os resultados,

Flws

Valeu Seether,

Vou fazer isso mesmo, ai posto aqui as diferenças de temperatura. Espero que sejam no mínimo razoáveis, quero meu sistema rodando abaixo de 40 graus... hehehe.

Abração,

Adriano Bird.

Postado
Valeu Seether,

Vou fazer isso mesmo, ai posto aqui as diferenças de temperatura. Espero que sejam no mínimo razoáveis, quero meu sistema rodando abaixo de 40 graus... hehehe.

Abração,

Adriano Bird.

provalemente vai ter uma diferença boa, pois do jeito que está, um assopra no outro e acaba em uma bola de calor.

Postado
provalemente vai ter uma diferença boa, pois do jeito que está, um assopra no outro e acaba em uma bola de calor.

Valeu a dica,

Mas uma dúvida... Terei algum problema com o R4 "soprando", e um cooler inferior (o que vem com o Hyper), com menos CFM, esteja "puxando" o ar?

Um estará empurrando mais ar do que o outro consegue tirar. A minha intenção é colocar outro R4, mas tá difícil de achar no mercado, e pra trazer de fora (eu tenho facilidade pra trazer peças de fora, se quiser saber mais sobre isso me mande MP) demora um pouco e eu quero resolver isso logo.

Abraços!

Adriano Bird.

Postado

Galera,

Realmente a diferença virando um dos fans foi BEM razoável. As temperaturas caíram consideravelmente depois que virei a fan comum da CM (que veio com o cooler) para tirar o ar pra fora, junto com a fan do gabinete.

Segue abaixo as medições, depois do pc funcionar pelo menos 10 minutos:

Temperaturas ANTES:

temperaturasantes.jpg

Temperaturas DEPOIS:

temperaturasdepois.jpg

Agora eu só penso em colocar fans mais eficientes, para conseguir baixar ainda mais as temperaturas.

Um questionamento, fiz o teste do CPU Stab Test para ver as temperaturas, e em full os cores do processador chegaram a 67 graus. Isso é normal?

Abraços a todos,

Adriano Bird.

Postado

Se você tiver 2 fans com CFM diferentes, coloque o de menor CFM ventilando ar frio e o de maior CFM tirando ar quente. O mais importante na refrigeração de um cooler é tirar o ar quente que surge nas aletas de dissipação.

Postado
Se você tiver 2 fans com CFM diferentes, coloque o de menor CFM ventilando ar frio e o de maior CFM tirando ar quente. O mais importante na refrigeração de um cooler é tirar o ar quente que surge nas aletas de dissipação.

Aí que fiquei na dúvida RooT,

Na posição que o cooler fica, a fan mais potente joga mais ar frio pra dentro do dissipador, e a fan mais fraca tira o ar... O que não sai por ela, sai para os lados do dissipador (já que tem ar frio "empurrando"), onde eu tenho a fan do gabinete e a fan da fonte tirando o ar quente. Será que isso já não é suficiente?

A minha intenção é colocar uma fan idêntica a que está "assoprando" ar frio (a R4, ou uma equivalente) para retirar, deixando a do gabinete e a da fonte trabalhando sossegadas.

Sempre achei que o mais importante era jogar mais ar frio dentro do dissipador, pois esse ar vai "empurrar" o ar quente que está lá pra fora. Procede?

Abraços a todos,

Adriano Bird.

Postado
Aí que fiquei na dúvida RooT,

Na posição que o cooler fica, a fan mais potente joga mais ar frio pra dentro do dissipador, e a fan mais fraca tira o ar... O que não sai por ela, sai para os lados do dissipador (já que tem ar frio "empurrando"), onde eu tenho a fan do gabinete e a fan da fonte tirando o ar quente. Será que isso já não é suficiente?

Se já tem esse fan na lateral + o da fonte absorvendo esse ar em excesso, tudo bem, mas tudo seria mais facilitado se você fizesse como eu disse anteriomente, fan de maior CFM retirando e de menor CFM ventilando. Nesse caso você nem precisaria desse fan na lateral, já que você usa um cooler formato torre.

Sempre achei que o mais importante era jogar mais ar frio dentro do dissipador, pois esse ar vai "empurrar" o ar quente que está lá pra fora. Procede?

Não. A convecção (fenômeno físico que acontece nas trocas de massas de ar) se dá de maneira que o ar quente é quem precisa ser removido e não "empurrado", devido ao fato dele ser mais "facilmente móvel". Retirando o ar quente você consegue uma refrigeração ambiente muito melhor.

É por isso que no teto de grandes galpões existem aqueles "suspiros" de ar que ficam girando o tempo todo. Em outros ambientes existe um ventilador trabalhando na exaustão do ar quente. Se fosse o contrário, colocaria-se ventiladores no chão desses galpões jogando ar frio para dentro do mesmo, mas nesse caso seria criado um grande bolsão de ar quente dentro dele, a não ser que haja uma boa exaustão no teto, com fluxo de ar igual ou superior à ventilação.

Postado

vai na do root que ta no caminho, se voce colocar o de maior cfm tirando o ar quente, e o de menor colocando ar frio no dissipador, ai se o que tira puxar mais ele vai puxar esse ar que falta pelas aletas do dissipador.

so reforrçando que o ar quente se move mais rápido tambem por ser mais leve, e portanto sempre esta no ponto mais alto.

valeu!

Postado
Se já tem esse fan na lateral + o da fonte absorvendo esse ar em excesso, tudo bem, mas tudo seria mais facilitado se você fizesse como eu disse anteriomente, fan de maior CFM retirando e de menor CFM ventilando. Nesse caso você nem precisaria desse fan na lateral, já que você usa um cooler formato torre.

Não. A convecção (fenômeno físico que acontece nas trocas de massas de ar) se dá de maneira que o ar quente é quem precisa ser removido e não "empurrado", devido ao fato dele ser mais "facilmente móvel". Retirando o ar quente você consegue uma refrigeração ambiente muito melhor.

É por isso que no teto de grandes galpões existem aqueles "suspiros" de ar que ficam girando o tempo todo. Em outros ambientes existe um ventilador trabalhando na exaustão do ar quente. Se fosse o contrário, colocaria-se ventiladores no chão desses galpões jogando ar frio para dentro do mesmo, mas nesse caso seria criado um grande bolsão de ar quente dentro dele, a não ser que haja uma boa exaustão no teto, com fluxo de ar igual ou superior à ventilação.

Hummmmm, entendi.

Valeu as informações, eu vou resolver o "problema" primeiro invertendo as fans do meu cooler conforme indicado... E assim que conseguir vou trocar as 2 fans que retiram o ar quente (a do dissipador e a da parte traseira do gabinete) por modelos melhores, assim aumento as saídas de ar e consigo baixar a temperatura interna do gabinete.

O difícil está conseguir as fans melhores, devo pegar com um amigo ainda essa semana 2 unidades da CM R4, que COM CERTEZA são melhores que as originais da CM que vieram no meu gabinete CM Elite 330 e no cooler Hyper 212 Plus. Aliás, alguém sabe me dizer qual o CFM REAL dessas fans comuns?

vai na do root que ta no caminho, se voce colocar o de maior cfm tirando o ar quente, e o de menor colocando ar frio no dissipador, ai se o que tira puxar mais ele vai puxar esse ar que falta pelas aletas do dissipador.

so reforrçando que o ar quente se move mais rápido também por ser mais leve, e portanto sempre esta no ponto mais alto.

valeu!

Valeu Pé Grande,

Vou inverter as fans e posto aqui os resultados.

Ahh, uma coisa que eu esqueci, uma das fans do cooler (a original) está rodando com PWM ligado. Como o pc está com over não é melhor desligar e deixá-la funcionando a 100% o tempo todo?

Abraços a todos,

Adriano Bird.

Postado

Galera,

Antes de inverter as fans eu dei uma fuçada na BIOS e fiz algumas pequenas alterações.

Eu descobri que meu VCORE estava setado pra 1,34v , e como li em alguns foruns que muitos conseguiram overs estáveis em torno de 3,6 GHz com valores em torno de 1,04v, baixei o valor do meu para 1,01v (já que não pretendo subir meus clocks acima de 3,0 GHz, só quis arredondar e ajustar minhas memos pra trabalhar a 2000MHz).

As opções de economia de energia foram desabilitadas para que o desempenho não fosse "capado", e voilà, as temperaturas caíram MUITO, e o desempenho continua o mesmo. Agora está assim:

Em IDLE:

Mobo: 34 graus

Processador: 25 graus

Cada core: Entre 32 e 34 graus

Fiquei surpreso com temperaturas tão baixas! Não testei em full, e essa é outra dúvida minha: Será que por ter baixado tanto o VCORE, o desempenho será prejudicado em testes de stress? Eu rodei o CPU STAB TEST por uma meia hora, sem erros e as temperaturas não chegaram a 50 graus.

Acho que com a troca das fans eu consigo temperaturas ainda melhores, mas pretendo subir um pouco o VCORE para os valores que o pessoal tem utilizado de maneira estável (em torno de 1,04v~1,05v).

Sei que aqui não é o local ideal para se falar disso (overs, undervolt e etc), mas como a intenção é reduzir as temperaturas, achei interessante comentar.

Abraços a todos,

Adriano Bird.

Postado

Só pra confirmar,

Ativei o LOAD LINE CALIBRATION da placa mãe, conforme me recomendaram em outro fórum, e subi o VCORE para 1,05v.

As temperaturas estão iguais, o pc está muito frio!! :lol:

Mais alguma recomendação de alguém (além da troca das fans)?

Abraços a todos,

Adriano Bird.

Postado

Eu também deixei por um tempo o meu processador em 3,2Ghz com vCore de 1,04v, e as temperaturas ficaram mais ou menos que nem as suas, em torno de 30ºC em IDDLE e uns 48ºC em FULL (Não tenho certeza, mas acho que é isso).

Sobre baixar o vCore, se o processador estiver estável, não perderá desempenho, apenas consumirá e esquentará menos. Agora, se você tiver baixado demais o vCore, poderá ocorrer instabilidade, causando perda de desempenho, telas azuis...

Precisa ir testando, com testes de estabiliade, como o LinX, OCCT, para ver até quanto dá para baixar sem ficar instável.

Postado
Eu também deixei por um tempo o meu processador em 3,2Ghz com vCore de 1,04v, e as temperaturas ficaram mais ou menos que nem as suas, em torno de 30ºC em IDDLE e uns 48ºC em FULL (Não tenho certeza, mas acho que é isso).

Sobre baixar o vCore, se o processador estiver estável, não perderá desempenho, apenas consumirá e esquentará menos. Agora, se você tiver baixado demais o vCore, poderá ocorrer instabilidade, causando perda de desempenho, telas azuis...

Precisa ir testando, com testes de estabiliade, como o LinX, OCCT, para ver até quanto dá para baixar sem ficar instável.

Fala Nicolas,

Gostei das informações, meu pc tá muito estável agora, só tinha dúvidas a respeito do LOAD LINE CALIBRATION (que agora deixei ativado para picos menores de energia). Ainda não testei o LinX e o OCCT, queria mais dicas pra ajustes finos da minha mobo, mas ninguém respondeu, nem aqui nem no fórum do Adrenaline.

O seu pc passou nos testes do LinX e do OCCT a 3,2GHz com 1,04v ?

O mais importante é que consegui baixar MUITO as temperaturas, sem perder nada no desempenho. Meu processador fica direto em 22 graus em idle, e não chega a 50 graus em full :lol:

Bom, vamos conversando aqui!!

Abraços,

Adriano Bird.

Postado

Opa,

Sim, ele passou nos dois testes em 3,2Ghz com 1,04v de vCore. Realmente as temperaturas baixam demais com a redução do vCore.

Não posso te ajudar nos ajustes, pois não conheço essa mobo, e nem as opções para overclock que ela possui...

Agora, estou com o processador em 3,6Ghz com vCore de 1,15v.

Postado
Opa,

Sim, ele passou nos dois testes em 3,2Ghz com 1,04v de vCore. Realmente as temperaturas baixam demais com a redução do vCore.

Não posso te ajudar nos ajustes, pois não conheço essa mobo, e nem as opções para overclock que ela possui...

Agora, estou com o processador em 3,6Ghz com vCore de 1,15v.

Valeu Nicolas,

Já me ajudou bastante. Mesmo com mobos diferentes, ambas são tops e vão segurar tranquilamente tanto overs quanto os undervolts. Como estão as suas temperaturas?

Eu só precisava mesmo confirmar sobre o vCore, de outras pessoas que fizeram undervolts estáveis também, além do LOAD LINE CALIBRATION. É bom tirar essas dúvidas antes de mexer.

E agora estou tranquilo pra testar com o LinX e o OCCT pra ver a estabilidade. Depois eu posto aqui para falar os resultados.

Abração,

Adriano Bird.

Postado
Agora, a temperatura em FULL está em uns 57ºC, dependendo da temperatura ambiente, fica entre 55ºC e 60ºC...

Ok, no aguardo dos testes.

Abraço.

Só vi agora que você é do Rio Grande do Sul, e aí costuma ser um pouco mais frio que aqui... Isso te dá vantagens nos overs... :lol:

Mesmo assim 3,6GHz com 1,15v no vCore tá muito bom, já que o normal do i5 750 se não me engano é 1,34v.

Testes hj a noite. Até amanhã to postando.

Abração.

Postado
Agora, a temperatura em FULL está em uns 57ºC, dependendo da temperatura ambiente, fica entre 55ºC e 60ºC...

Ok, no aguardo dos testes.

Abraço.

Fala pessoal,

Testes feitos, rodei cada um deles (prime, LinX, OCCT e memtest) por pelo menos 2h cada um, e o pc foi aprovado com louvor. NENHUM ERRO, nada!

Temperatura do ambiente: 21 graus

Processador em IDLE: 22 graus

Processador em FULL: 43 graus

Acredito que daria pra baixar ainda mais o VCORE, mas está muito estável (atual 1,05v) assim e não acho que precise forçar mais.

Posso até subir mais o over, mas teria que alterar o clock das memos, e elas já estão trabalhando redondo também, 2000 MHz @ 1,6v (elas são de 2000 MHz @ 1,65v), então já estou bem satisfeito.

Pc redondo e frio, como eu queria, ideal pro dia a dia.

Se for fazer mais alterações eu vou postando aqui, talvez subir esse overzinho pra 3,4~3,5 GHz ;)

Abraços a todos,

Adriano Bird.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...