Ir ao conteúdo

Frequência alta vs quantidade de núcleos

Foxtrot813

Posts recomendados

Postado

Dae galerinha, seguinte:

Estou com uma M3A e como meu CPU é 125W preciso dar underclock para deixar 95W;)

A questão é: melhor deixar com menos núcleos e mais frequência ou ao contrario??

Eu sou mais a favor de menos núcleos e mais frequencia, mas tem meu amigo enchendo o saco q mais núcleos é melhor-_-

Como varia de acordo com o caso, queria saber se no momento vale mais a pena quantidade de núcleos ou clock elevado:D

Postado

Olha amigo não tenho experiência com nem com quad core (pois nunca tive ao menos um dual) nem com underclock mas a minha opinião é a seguinte, acho que mais núcleos e menos frequencia é melhor porque você vai ter mais núcleos mesmo com uma frequencia mais baixa o seu processador vai trabalhar melhor (com programas otimizados para multicores é claro) pois 4 é melhor que 3 ou 2 mesmo os 4 com uma baixa frequencia.

Mas se seus programas não forem "otimizados" acho melhor menos núcleos pois esse programas se darão melhor com isso.

Mas em todo caso espere a opinião de alguem mais entendido do assunto!

Postado

Realmente eu acho uma questão difícil, pois tem muitas possibilidades de ser melhor ou nao, e pior de tudo q nao tem muito review em relação a esse assunto...

Se eu diminuir os núcleos do quad-core PII 955 (3.2GHz) pra 2, eu consigo ter 4GHz estáveis com cooler box???

Postado

É TDP de Quad core não é brincadeira essas belezinhas esquantam muito. Olha já que você pode chegar aos 4 GHz com 2 núcleos apenas acho que pode ser uma boa sim essa possibilidade.

Mas em todo caso acho melhor você testar as duas possibilidades, usar o 4 com uma frequencia mais baixa por 1 dia (ou menos se preferir) e depois usar os 2 a um clock mais alto e veja qual vai se adequar melhor!

Posta ai depois!

Postado

Daki a pouco eu recebo a placa-mãe (ainda nao montei o PC, só dei alguns ajustes no gabinete)

Será q consigo manter 95W com 4GHz dual-core??? (PC da assinatura, menos em vermelho)

Postado
Dae galerinha, seguinte:

Estou com uma M3A e como meu CPU é 125W preciso dar underclock para deixar 95W;)

A questão é: melhor deixar com menos núcleos e mais frequência ou ao contrario??

Eu sou mais a favor de menos núcleos e mais frequencia, mas tem meu amigo enchendo o saco q mais núcleos é melhor-_-

Como varia de acordo com o caso, queria saber se no momento vale mais a pena quantidade de núcleos ou clock elevado:D

Coloca o vcore em 1.2V que resolve, acho melhor 3.2GHz com 4 núcleos do que 4.0GHz com 2 núcleos.

Postado
Coloca o vcore em 1.2V que resolve, acho melhor 3.2GHz com 4 núcleos do que 4.0GHz com 2 núcleos.

A sugestão de vcore do russo_yf é uma boa. Com menos vcore o processador esquenta menos.

Mas será suficiente para o clock que ele quer alcançar?

Postado

Eu optaria por mais núcleos e menos frequência. :)

Fiz uma analogia do seu caso... Veja bem...

Restaurantes = núcleo(s) do(s) processador(es)

clientes = processos

casas para alugar = núcleo(s) ocioso(s)

Existem dois restaurantes lotados de clientes, e várias casas para alugar. Você acharia melhor sobrecarregar os restaurantes com mais clientes ou utilizar outras instalações com uma demanda de clientes bem menor?

Se você optasse pela segunda, você ganharia tempo, qualidade e saúde por não correr o risco de ter raiva do restaurante por nao oferecer o suporte necessario aos clientes... ^_^

pense nisso...

t+

Postado
A sugestão de vcore do russo_yf é uma boa. Com menos vcore o processador esquenta menos.

Mas será suficiente para o clock que ele quer alcançar?

As opções dele são:

1°: 4 núcleos, 3.2GHz;

2°: 2 núcleos, 4.0GHz;

Eu com toda certeza acho melhor a 1ª opção, bem mais vantajosa.

Postado

Deixei 3 cores a 2.8GHz com vcore a 1.25

ficou mais estavel do q com as outras configs, já é algo pra uma M3A

valeu pela ajuda, acho q mais cores aproveita melhor o CPU sem gastar muito dele:D

E a do restaurante foi boa

Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!