Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Montei o PC está com apenas um mês, todas as peças novas, exceto a placa de vídeo GeForce 9600GT, que tem 1 ano de uso, mais ou menos, mas nunca havia dado problema, tanto é que ainda jogo com ela.

Acontece que do nada, algumas vezes, o PC trava, seja jogando (mais comum) ou apenas no windows mesmo, na internet ou gravando um DVD.

Tem dias que não trava nenhuma vez, mas tem outros dias que chega a travar até 3 vezes em um dia.

Algumas vezes trava, passa-se um tempo, e o Windows reinicia-se automaticamente e, quando faço o logon de novo, aparece a mensagem do Windows: O Windows recuperou-se de um erro... Procurando soluções... Enviar Relatório....

Outras vezes, simplesmente fica travado e só vai mesmo no botão de reiniciar do gabinete.

Acrescento, também, que algumas vezes que trava, a tela fica branca, mas o mais comum mesmo é a tela permanecer como está no momento que travou, inclusive o áudio fica repetindo-se.

A configuração que montei é esta:

Processador Core i5 - 750

Placa Asus P7P55D-LE

Memória 4Gb: 2x2Gb G. Skill ECO DDR3 1600Mhz (1,35v)

HD Western Digital 500Gb, 7200rpm, 32mb buffer, GREEN

Fonte OCZ SxS 400W

Vídeo Ge-Force 9600GT 1Gb RAM DDR3 (placa não é nova)

Na BIOS a tensão da memória está em AUTO. Já inclusive testei em 1,4v mas continuou travando. Estão instaladas nos slots de mesma cor, conforme manda o manual (azul claro).

Um detalhe interessante: quando montei (instalei) todas as peças no gabinete e fui ligar o pc pela primeira vez, ele iniciava, disparava os coolers, HD, etc, e desligava-se logo em seguida, não chegando a dar o bipe. Passava-se 3 segundos, ligava-se novamente automaticamente, e desligava-se de novo, repetindo-se este procedimento enquanto eu não desligasse a fonte ou segurasse o botão power por 5 segundos. Em nenhum momento a luz do MEMOK acendeu-se. Mas aí tive a ideia de reiniciar a bios pelo jumper e, quando tentei após reiniciar a BIOS, o led da MEMOK acendeu-se e depois apagou-se, ligando e iniciando o PC normalmente pela primeira vez. Daí em diante nunca mais tive o mesmo problema para ligar.

Porém agora estou com esses problemas de travamento que logo no início eu não tinha.

Utilizo o Windows 7, 64bits. Já formatei uma vez, pensando ser algum bug no windows. Mas o problema persiste.

Alguém tem alguma ideia do que pode estar causando esses travamentos??

Postado

Sua placa-mãe se comportou de maneira esquisita

talvez pode ser ela

ou a fonte q nao aguenta o tranco ( nao muito provavel )

tenta usar so 1 pente de memoria

se travar tenta o outro e se travar de novo o problema e em outra peça

Postado

Acabo de fazer um teste de memória pelo MemTest no Windows (não é o que se faz no boot, mas sim um executável dentro do windows mesmo).

Com apenas 15% do teste realizado, já havia 03 erros de memória....

Será que apenas a configuração na BIOS resolve???

Vou tentar colocar a tensão em 1,3v de novo. Me disseram pra diminuir a latência também, mas não entendo disso, não sei mexer em latência. Outro detalhe, é que esta memória é 1600Mhz, mas o Core i5-750 só suporta até 1333Mhz, por isso deixei a configuração da BIOS no AUTO para a frequencia da memória. Devo pôr manualmente mesmo?

Postado

Teste com esse memtest aqui. Baixe, descompacte e grave a ISO em CD (não gravar o arquivo .iso como se fosse CD de dados, mas sim gravar o .iso como sendo CD inteiro, pelo método de gravação de imagem de CD), reinicie e boote pelo drive onde o CD encontra-se inserido.

Se der algum erro nesse teste, seu problema pode estar relacionado com a memória. Poderia ser a placa-mãe também, mas pelo visto ela está com a BIOS atualizada, o que permite que a tensão das memórias seja setada para valores abaixo de 1.5V.

Se o problema das memórias se confirmar, troque-as. Como a configuração do seu PC está em AUTO, significa que o mesmo não se encontra overclocado e as memórias estão trabalhando em 1333MHz. Não é problema de latência, pois a placa automaticamente escolheu uma configuração segura para as mesmas, inclusive para o Command Rate (CR), já que suponho que você não chegou a mexer no menu DRAM Timing. Se possível, antes de realizar o teste do Memtest+, tire uma screen da aba Memory do CPU-Z e poste aqui para futura verificação.

Se não for memória, meu outro palpite pode ser a sua 9600GT... Eu já tive 3 placas dessas e das 3, 2 apresentaram problema bem parecido com o seu. A diferença é que as minhas ficavam sem sinal de vídeo, mas o efeito do som bugado acontecia e só resetando o PC para que o mesmo voltasse ao normal. Geralmente isso acontecia quando eu jogava (apesar de já ter acontecido dentro do Windows mesmo, com o sistema em idle) e o tempo para execução do erro variava: podia levar 1-2 minutos, podia levar horas...

Acho pouco provável de ser fonte, apesar de ser uma hipótese também, já que a fonte não foi reaproveitada, mas vamos deixar essa hipótese para o último lugar da lista. Apesar do suposto problema que aconteceu com a placa-mãe, acredito que não seja ela, pelo menos não diretamente. Talvez esteja acontecendo algum tipo de curto entre a mesma e o gabinete. Por esse motivo, sugiro que você teste o PC sobre a bancada, devidamente isolada (pode colocar a placa-mãe sobre a sua caixa e, debaixo da placa, coloque o saco anti-estático que a acompanhou), para ver se o problema persiste.

Falouws :cool:

Postado

Fiz os testes com esse memtest que você indicou, ou melhor, desde ontem que eu faço esses testes, pois já havia lido um post seu em outro tópico com problema parecido com este meu e resolvi tomar a iniciativa de testar a memória dessa forma do boot... Resultado: ERRO DE MEMÓRIA!

Até o momento fiz 3 testes com 3 configurações diferentes na BIOS para a memória.

Teste 1:

DRAM Frequency: DDR3-1333

DRAM Voltage: 1,3v

dsc01711v.jpg

Teste 2:

DRAM Frequency: DDR3-1333

DRAM Voltage: AUTO

dsc01716p.jpg

Teste 3:DRAM Frequency: AUTO

DRAM Voltage: AUTO

dsc01717ua.jpg

Ainda pretendo fazer mais um teste com DRAM Frequency AUTO e DRAM Voltage 1,3v.

Uma dúvid: tem a possibilidade de isso estar acontecendo somente em DUAL CHANNEL? Ou seja, se eu usasse apenas um pente de memória isoladamente, poderia não dar esse problema? Ou melhor, será que pode ser que apenas um pente de memória esteja comprometido??

No Timing não mexi em nada... continua 9-9-9-24-2N padrão de fábrica (que inclusive vem na embalagem da memória).

Não pretendo fazer nenhum tipo de O.C., por isso não alterei nada relacionado a isso.

Aqui está o screen do CPU-Z:

semttuloqg.jpg

A dúvida é: Tem jeito de consertar esses erros apenas configurando a memória na BIOS? Ou será necessário realmente trocar as memórias?

Postado
Fiz os testes com esse memtest que você indicou, ou melhor, desde ontem que eu faço esses testes, pois já havia lido um post seu em outro tópico com problema parecido com este meu e resolvi tomar a iniciativa de testar a memória dessa forma do boot... Resultado: ERRO DE MEMÓRIA!

Até o momento fiz 3 testes com 3 configurações diferentes na BIOS para a memória.

Teste 1:

DRAM Frequency: DDR3-1333

DRAM Voltage: 1,3v

dsc01711v.jpg

Teste 2:

DRAM Frequency: DDR3-1333

DRAM Voltage: AUTO

dsc01716p.jpg

Teste 3:DRAM Frequency: AUTO

DRAM Voltage: AUTO

dsc01717ua.jpg

Ainda pretendo fazer mais um teste com DRAM Frequency AUTO e DRAM Voltage 1,3v.

Uma dúvid: tem a possibilidade de isso estar acontecendo somente em DUAL CHANNEL? Ou seja, se eu usasse apenas um pente de memória isoladamente, poderia não dar esse problema? Ou melhor, será que pode ser que apenas um pente de memória esteja comprometido??

No Timing não mexi em nada... continua 9-9-9-24-2N padrão de fábrica (que inclusive vem na embalagem da memória).

Não pretendo fazer nenhum tipo de O.C., por isso não alterei nada relacionado a isso.

Aqui está o screen do CPU-Z:

semttuloqg.jpg

A dúvida é: Tem jeito de consertar esses erros apenas configurando a memória na BIOS? Ou será necessário realmente trocar as memórias?

Testar a DRAM Frequency em AUTO é o mesmo que setá-la manualmente pra 1333MHz, ou seja, você simplesmente repetiu os testes. Achei interessante a mudança na tensão, de 1.3V para AUTO. Quanto que fica o valor em AUTO? Percebi que, quando você aumentou a tensão, os erros aumentaram bastante, sendo que no primeiro teste aconteceram 6 vezes em 12 passes que totalizaram mais de 8 horas de teste. Na segunda foto os erros aumentaram para 54 em 6 passes, ou seja, a quantidade de erros aumentou 9x... Isso provavelmente deve ter sido ocasionado pelo aumento na tensão.

Outro teste que você pode fazer é o seguinte: altere o valor do BCLK para 160MHz, altere o CPU Ratio para 17x e modifique o DRAM Frequency para DDR3-1600. Com isso, seu i5 vai trabalhar a 2720MHz (160x17), ou seja, um pequeno aumento em relação ao clock original e as memórias poderão trabalhar em 1600MHz, seu clock nativo. Refaça os testes com a tensão em AUTO, 1.3V, 1.35V e 1.5V e veja se o problema continua. Se continuar, pode confirmar que suas memórias estão zuadas ou pelo menos um dos pentes e isso infelizmente não tem conserto mediante alteração das modificações da BIOS (mesmo que tivesse, colocar latências acima de 9 e subir mais a tensão da mesma para tentar estabilizar não faz muito sentido, ainda mais com a memória trabalhando a 1333MHz)...

Mesmo que seja apenas 1 pente zuado, como você comprou o kit você terá que trocar ambas as memórias. A desvantagem de usar apenas 1 pente é a perda da excelente banda atingida na controladora do Core i5 ao se utilizar o modo Dual Channel. Se o erro reaparecer, não vejo outra forma de resolver isso senão pela base da troca :(

Falouws :cool:

Postado

Não sei te dizer qto fica a tensão quando está em AUTO. É uma coisa que eu também queria saber. Tem como por algum programa? CPU-Z, everest ou ASUS Probe? Asus Probe só dá as tensões vCore; +5v; +3,3v; +12v.

Outra coisa, não tem como setar a tensão pra 1,35v... a BIOS só permite intervalos de 0,10v. Ou é 1,3v ou é 1,4v, no caso.

Outro detalhe que eu tenho percebido com o Asus Probe II, é a variação de temperatura da CPU, que varia entre 46º e 59º~60º, bem como a tensão vCore fica variando também: entre 0,89v e 1,18v (quando chega a 1,18v ou mais, a temperatura do CPU vai aos 59~60º). Isso também pode estar influenciando os travamentos????

Detalhe: depois q descobri q o erro ta nas memórias e estou fazendo estes testes, sempre que vou usar o windows (como agora) coloco a frequencia em 1333 e a tensão em 1,3v. Até agora não travou depois q configurei assim, apesar de também apresentar erros no Memtest (mas bem menos erros como você também observou).

Estou indo agora configurar a BIOS (BCLK, CPU ratio, etc) como você disse pra ver o resultado... depois posto aqui o que deu.

Postado
Não sei te dizer qto fica a tensão quando está em AUTO. É uma coisa que eu também queria saber. Tem como por algum programa? CPU-Z, everest ou ASUS Probe? Asus Probe só dá as tensões vCore; +5v; +3,3v; +12v.

Outra coisa, não tem como setar a tensão pra 1,35v... a BIOS só permite intervalos de 0,10v. Ou é 1,3v ou é 1,4v, no caso.

Outro detalhe que eu tenho percebido com o Asus Probe II, é a variação de temperatura da CPU, que varia entre 46º e 59º~60º, bem como a tensão vCore fica variando também: entre 0,89v e 1,18v (quando chega a 1,18v ou mais, a temperatura do CPU vai aos 59~60º). Isso também pode estar influenciando os travamentos????

Detalhe: depois q descobri q o erro ta nas memórias e estou fazendo estes testes, sempre que vou usar o windows (como agora) coloco a frequêcnia em 1333 e a tensão em 1,3v. Até agora não travou depois q configurei assim, apesar de também apresentar erros no Memtest (mas bem menos erros como você também observou).

Estou indo agora configurar a BIOS (BCLK, CPU ratio, etc) como você disse pra ver o resultado... depois posto aqui o que deu.

O Everest mostra isso. Na BIOS também mostra, no mesmo campo onde você altera as voltagens da memória. Pelo menos na minha placa, todas as tensões pertinentes à CPU, chipset e memória são mostradas logo abaixo dos respectivos campos de alteração, mas constatei agora que sua placa não possui tais opções de visualização. Dentro de Power -> Hardware Monitoring também não mostra a DRAM Voltage, apenas a CPU Voltage, além das tensões da fonte.

Essa Asus está usando a BIOS mais recente? Use o DVD da Asus, na parte de informações da placa-mãe para confirmar qual versão acompanha a placa e confirme no site do fabricante. Pode ser que tenha saído alguma atualização posterior que altera esse intervalo das memórias, para possibilitar o ajuste mais fino, no caso 0,05V.

A temperatura da CPU está em níveis normais, aceitáveis e não é fator influenciador destes travamentos. Meu i5 chegou a incríveis 80ºC em um teste de estresse bem pesado e simplesmente nada de anormal aconteceu, apesar de não ser recomendável manter esta temperatura de trabalho por longos períodos em detrimento da degradação da vida útil da CPU.

Não resta dúvidas que o problema são nas memórias. Só resta saber se o mesmo voltará ou não a acontecer de novo, o que acredito que sim, voltará... Porém, se as memórias funcionarem adequadamente em 1600MHz como propus no teste anterior (apesar de também acreditar ser bastante difícil de acontecer), talvez você possa conviver com elas sem maiores infortúnios, evitando assim o desgaste de uma possível troca.

Falouws :cool:

Postado

Eagle,

Acabei de fazer o teste com a configuração que você disse: BCKL=160; CPU Ratio=17x; DRAM Frequency=DDR3-1600 ; DRAM Voltage=1,3v.

RESULTADO:

dsc01722yv.jpg

Pelo visto deu certo, mas tenho algumas considerações a fazer:

1. o Core i5-750 trabalha com frequencia de memória de até 1333, não é verdade? Então, usando em 1600, não vai estar forçando e podendo chegar a danificar o processador??

2. Além da configuração acima descrita em uso no teste (como você recomendou), tomei a iniciativa de DESATIVAR o SpeedStep Tech da Intel na BIOS (com ele ativado, o core do processador fica dinâmico, alterando-se de acordo com a necessidade de uso determinado pelo próprio Sistema Operacional). Fiz o teste desta maneira e deu certo com esta configuração. Porém, depois tive a ideia de realizar o teste novamente com a CPU Frequency AUTO e DRAM Frequency 1333 e DRAM Voltage 1,3v (como eu usava antes), dessa vez DESATIVANDO o SpeedStep Tech Intel... Não deixei o teste rolar por muito tempo, apenas por 30 minutos, completando 1 PASS, e resultado: NÃO DEU ERRO. Depois vou deixar testando na configuração AUTO (processador, memória), só a DRAM voltage em 1,3v, com o SpeedStep desativado por pelo menos 7 horas pra ver no que dá, se realmente não vai dar erro. Não sei se isso tem muito a ver, mas a verdade é que depois q eu mudei pra DISABLED e coloquei a DRAM Voltage em 1,3v, o PC não travou mais, bem como não aprestou mais erros nos testes.

3. Com essa configuração que você me passou, e que foi aprovada no teste (DRAM 1600; CPU 17x160), notei que a temperatura da CPU elevou-se consideravelmente (agora gira em torno de 55º em idle e 62º jogando GTA IV) em consequencia do vCore que agora estagnou-se em 1,17v. É normal? Com essa temperatura alta, não vai danificar a CPU???

Postado
Eagle,

Acabei de fazer o teste com a configuração que você disse: BCKL=160; CPU Ratio=17x; DRAM Frequency=DDR3-1600 ; DRAM Voltage=1,3v.

RESULTADO:

dsc01722yv.jpg

Pelo visto deu certo, mas tenho algumas considerações a fazer:

1. o Core i5-750 trabalha com frequêcnia de memória de até 1333, não é verdade? Então, usando em 1600, não vai estar forçando e podendo chegar a danificar o processador??

2. Além da configuração acima descrita em uso no teste (como você recomendou), tomei a iniciativa de DESATIVAR o SpeedStep Tech da Intel na BIOS (com ele ativado, o core do processador fica dinâmico, alterando-se de acordo com a necessidade de uso determinado pelo próprio Sistema Operacional). Fiz o teste desta maneira e deu certo com esta configuração. Porém, depois tive a ideia de realizar o teste novamente com a CPU Frequency AUTO e DRAM Frequency 1333 e DRAM Voltage 1,3v (como eu usava antes), dessa vez DESATIVANDO o SpeedStep Tech Intel... Não deixei o teste rolar por muito tempo, apenas por 30 minutos, completando 1 PASS, e resultado: NÃO DEU ERRO. Depois vou deixar testando na configuração AUTO (processador, memória), só a DRAM voltage em 1,3v, com o SpeedStep desativado por pelo menos 7 horas pra ver no que dá, se realmente não vai dar erro. Não sei se isso tem muito a ver, mas a verdade é que depois q eu mudei pra DISABLED e coloquei a DRAM Voltage em 1,3v, o PC não travou mais, bem como não aprestou mais erros nos testes.

3. Com essa configuração que você me passou, e que foi aprovada no teste (DRAM 1600; CPU 17x160), notei que a temperatura da CPU elevou-se consideravelmente (agora gira em torno de 55º em idle e 62º jogando GTA IV) em consequencia do vCore que agora estagnou-se em 1,17v. É normal? Com essa temperatura alta, não vai danificar a CPU???

Bem, vamos lá:

1 - Não, não causará dano ou desgaste na CPU. O Core i5 nada mais é que um Core i7 8xx com menor frequência, com o HT desativado e com um multiplicador de memória a menos (o Core i7 8xx possui multi 12x, o que faz com que ele trabalhe com memórias DDR3-1600 nativamente, ao contrário do i5/i3, que possuem multi 10x, gerando frequência de trabalho de 1333MHz). Como o i5 não possui tal multiplicador, a única forma de elevar o clock das memórias é por intermédio do overclock do BCLK. Fazendo isso, a parte Uncore da CPU, responsável pelo controlador de memória e cache L3, trabalhará com uma frequência superior, provavelmente a mesma usada no Core i7 860, ou seja, não existe perigo algum de danificar a CPU; o que existe é o ganho de desempenho já que esta parte trabalhará mais rapidamente em detrimento do over. Eu uso meu Core i5 nessa configuração (exceto pelo multiplicador, que mative em 20x, gerando 3.2GHz) desde que o montei em Dezembro passado e, desde então, não tive problema algum ^_^

2 - É realmente estranho o Speed Step causar esse tipo de reação, ou seja, uma tecnologia inerente à CPU causar interferências nos testes de memória e instabilidade do sistema... Aqui, sempre o mantive ativado e nunca tive problemas, inclusive com o overclock em questão, ou seja, não vejo ele como fator gerador do problema, até mesmo porque, o Speed Step só funciona dentro do Windows, já que ele necessita de um OS para fazer o gerenciamento da frequência/tensão conforme o estado em que se encontra a CPU, para redução de consumo energético e dissipação térmica, por isso se recomenda que o mesmo se mantenha ativado ainda mais no caso do Core i5 750, onde uma de suas principais vantagens frente à concorrência é o baixo consumo em idle e consumo relativamente baixo em full load.

3 - O aumento da temperatura em idle se deve à desativação do Speed Step, já que a CPU está trabalhando sempre com a mesma frequência e, provavelmente, não está tendo redução do vcore (caso o C1E esteja desativado também). Em full, essa temperatura está normalíssima, ainda mais se estivermos considerando o uso do cooler BOX. Como houve aumento da frequência do processador, 60MHz para ser mais exato (de 2660MHz para 2720MHz), esse aumento pode explicar a elevação de 2ºC na temperatura. Ela provavelmente deve ter vindo acompanhada de uma pequena elevação do vcore, já que acho difícil (apesar de não impossível, mas não tenho como provar pois nunca fiz medições nesses 2 diferentes estágios) que um pequeno aumento de 60MHz possa ter ocasionado esta elevação. Se não foi a elevação do vcore (acima do valor que já atingia antes) que causou esse aumento de 2ºC na temperatura da CPU, com certeza foi a influência externa da temperatura ambiente... Qualquer elevação da temperatura no ambiente onde esteja instalado o PC pode influenciar diretamente nas temperaturas de seus componentes internos, incluindo CPU. Veja meu caso: antes, no stress test do LinX, minha CPU atingia 73ºC (isso logo no primeiro mês de uso); agora o mesmo teste faz com que a temperatura do mesmo se eleve para 80ºC, ou seja, um aumento de 7ºC em relação ao valor anterior e tudo usso provavelmente devido à elevação da temperatura ambiente que, no momento, se encontra perto dos 31ºC. Essa elevação da temperatura não vai causar problemas à longo prazo na sua CPU, quanto à isso não se preocupe ;)

Agora, pra fechar de vez os testes, você teria como testar estas memórias em outro PC? Se tiver, faça ambos os testes: com e sem overclock no BCLK e com e sem elevação da tensão padrão das memórias.

Caso você não consiga realizá-lo, você pode também testar estas memórias com a vdimm em 1.4V. Usar tensão abaixo da padrão explicitada pelo fabricante, ainda mais considerando a frequência de trabalho original, nem sempre é bom, já que pode causar instabilidade e nem todas as memórias aceitam. As minhas aceitaram de boa a redução de 0.15V e conseguem trabalhar normalmente a 1600MHz com 1.5V e, pelo que percebi, as suas também conseguem este feito, com a diferença apenas no valor da tensão que é de 1.3V, mas como estamos analisando a instabilidade das mesmas, seria bom realizar esse teste também.

Caso queira reduzir a temperatura da sua CPU, você pode aplicar a técnica do undervolting, que nada mais é do que reduzir o vcore de trabalho da CPU para um valor que mantenha a instabilidade da mesma, independente da carga de trabalho. Para fazer isso, basta alterar o vcore conforme a explicação que se segue:

Na opção CPU Voltage Mode existem dois modos, Offset e o Manual; provavelmente o modo Offset já está selecionado, o que implica que a opção Offset Voltage se encontra visível e com a opção AUTO selecionada. Modifique esta opção para o menor valor disponível, no caso, 0,00625V; isso fará com que uma nova opção surja, chamada Offset Sign; nela, você pode escolher entre o sinal "+" ou "-", mas como estamos falando de uma redução no vcore, o sinal "-" deve ser selecionado.

Resumindo a obra, essas alterações farão com que seja feito um corte de 0,00625V no vcore anteriormente atingido. Como é uma alteração pequena, ela não terá influência direta na estabilidade do sistema, mas caso queira realizar uma redução mais possante, você terá que testar a estabilidade do sistema usando o Prime 95 64bits logo depois de realizar a alteração. Acredito que um valor em torno de 1.15V no vcore (atingido após a redução) já garantirá resultados satisfatórios para você e provavelmente nem afetará a estabilidade do sistema.

Falouws :cool:

Postado

Não uso o cooler BOX. Meu cooler é um Hyper TX3 da CoolerMaster. Ele não é melhor que o BOX???

Não tenho como testar essas memórias por aqui, não conheço ninguém que tenha placas compatíveis com DDR3-1333mhz ou 1600mhz. Aqui em Fortaleza as lojas só trabalham com material de segunda com preços de primeira (Se você procurar uma placa dessas aqui como a minha, P7P55D-LE, que na verdade é uma placa mediana, aqui você não encontra e, se encontrar, com certeza vai ser vendida como a última coca-cola do deserto, não por menos de 700,00, bem como as memórias que aqui é raro você encontrar uma de 1600Mhz DDR3 de marca considerável, só se vê Markvision e Kingston, no máximo! Por esse motivo comprei todas as peças deste PC pela internet e, por isso mesmo, estou fazendo DE TUDO para não ter q ter o trabalho de trocá-las com o vendedor, pois já sei que vai ser muita dor de cabeça.

Agora dá só uma olhada no teste que eu acabei de fazer com as mesmas configurações originais (DRAM Frequency 1333, DRAM Voltage 1,3v, CPU Ratio/BCKL AUTO) teste esse que eu tinha feito antes e que tinha dado erro conforme imagem postada anteriormente, só que agora fiz com o SpeedStep DESATIVADO:

dsc01728bn.jpg

E aí? Dá ou não dá pra ficar com a pulga atrás da orelha com esse SpeedStep? Sei q ele é pra funcionar com o OS, mas é ou não no mínimo uma coincidência? Lembro, mais uma vez, que depois que o desativei não tive mais travamentos, nem erros nos testes. Porém, também admito que visualizei melhoras depois que coloquei a DRAM Voltage em 1,3v, só que já deu erro nos testes como eu disse antes, quando o SpeedStep tá ATIVADO.

Então, pra desencargo de cociência, vou realizar os seguintes testes daqui a pouco pra postar os resultados depois:

Teste 1: CPU ratio e BCKL AUTO; Dram Frequecy 1333; DRAM Voltage 1,4v. SpeedStep DESATIVADO

Teste 2: CPU ratio e BCKL AUTO; Dram Frequecy 1333; DRAM Voltage 1,4v. SpeedStep ATIVADO

Teste 3: CPU ratio e BCKL AUTO; Dram Frequecy 1333; DRAM Voltage 1,3v. SpeedStep ATIVADO (teste já feito, mas quero fazer o tira-teima pra saber se com 1,3v resolve mesmo, apesar de já ter dado erro assim).

Quanto à temperatura da CPU, vou tentar primeiro resolver a questão das memórias, pra saber se vou poder ativar ou não o speedstep e, também, se vou poder, ou não, utilizar o software EPU-6 da ASUS, que também controla o consumo e temperatura dos componentes. Estou com medo de instalá-lo agora e o mesmo atrapalhar os procedimentos (nem sei se tem algo a ver, mas é melhor previnir =D )

Postado

Agora não sei mais nada...

Olha os resultados dos testes (todos em CPU Ratio AUTO e DRAM Frequency 1333):

OBS: Estou sem a câmera, vou só descrever o resultado

Teste 1:

DRAM Voltage: 1,4v

SpeedStep e TurboBoost: DESATIVADO

Tempo Total: 7h00

PASS: 10

Erros: 0 (zero)

Teste 2:

DRAM Voltage: 1,4v

SpeedStepe TurboBoost: ATIVADO

Tempo Total: 6h25min

PASS: 9

Erros: 0 (zero)

Teste 3:

DRAM Voltage: 1,3v

SpeedStep e TurboBoost: ATIVADO

Tempo Total: 3h40min

PASS: 5

Erros: 0 (zero)

Agora não tá dando mais erro de jeito nenhum.... e agora não faço mais a menor ideia de qual era a causa dos erros anteriormente, sendo assim, não sei mais o que faço pra previnir novos erros e travamentos...

E agora?? O que foi que mudou pra estarem boas agora?

Postado
Agora não sei mais nada...

Olha os resultados dos testes (todos em CPU Ratio AUTO e DRAM Frequency 1333):

OBS: Estou sem a câmera, vou só descrever o resultado

Teste 1:

DRAM Voltage: 1,4v

SpeedStep e TurboBoost: DESATIVADO

Tempo Total: 7h00

PASS: 10

Erros: 0 (zero)

Teste 2:

DRAM Voltage: 1,4v

SpeedStepe TurboBoost: ATIVADO

Tempo Total: 6h25min

PASS: 9

Erros: 0 (zero)

Teste 3:

DRAM Voltage: 1,3v

SpeedStep e TurboBoost: ATIVADO

Tempo Total: 3h40min

PASS: 5

Erros: 0 (zero)

Agora não tá dando mais erro de jeito nenhum.... e agora não faço mais a menor ideia de qual era a causa dos erros anteriormente, sendo assim, não sei mais o que faço pra previnir novos erros e travamentos...

E agora?? O que foi que mudou pra estarem boas agora?

Aparentemente não foi alterado nada de diferente além do que você já tinha mexido... É estranho acontecer isso, mas infelizmente o mundo da informática funciona desta forma: uma hora pode estar tudo bem e, do nada, começar a dar erros que surgem de lugar nenhum...

Pelo julgamento que podemos fazer destes testes, nem as memórias e nem o Speed Step estavam causando esses problemas. E eu também não sei ainda a real causa daqueles travamentos :unsure:

A única forma de dá a certeza (ou não) do que realmente aconteceu é testando os componentes individualmente com outras peças. Infelizmente, seu caso é parecido com o meu (também moro numa cidade onde a informática é bem atrasada e qualquer novidade eles botam o preço lá na casa do chapéu) e posso dizer que isso é MUITO chato. Passei algo parecido com o que você está vivenciando hoje: tinha comprado a LE e quando a recebi, ela veio com uma mancha esquisita sobre uma das fases de alimentação. Meu tio que entende de eletrônica achava que poderia ser corrosão interna ou coisa do tipo e eu não tinha como testar a placa porque ainda não tinha comprado as memórias DDR3. Solução? Tive que desistir da compra e perder dinheiro com os custos de frete de ida e volta... :(

Aparentemente voltou tudo ao normal, mas supondo que o problema retorne e que ele não esteja relacionado às memórias e supondo que sua fonte esteja em bom estado, com tensões dentro dos padrões estipulados, o mesmo pode ser causado pelos 3 componentes restantes: placa-mãe, processador ou VGA. Como a VGA é mais fácil de testar, sugiro que você consiga com algum amigo uma dessas emprestas e faça os testes, para descartá-la logo da lista. Se o problema não for ela e os sintomas retornarem, é bem provável que a culpada seja a Asus LE, já que é bem difícil da CPU apresentar problemas, apesar de não ser impossível.

PS: ah sim, seu TX3 é melhor que o cooler BOX com certeza, mas veja que você mora em Fortaleza, cidade quente por natureza, como a minha Natal. Qualquer variação positiva na temperatura ambiente pode influenciar diretamente na temperatura que a CPU atinge, isso não tenha dúvidas.

Falouws :cool:

  • 6 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...