Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cálculo de nobreak


iamah

Posts recomendados

Olá, tenho duas opções de nobreak pra comprar, 700VA e 1200VA (ou 1400...)

Recolhi essas informações:

fonte zallman zm460b-aps

* AC input range 100VAC~240VAC +-10%

* PFC Type active PFC

* Power Factor 96% minimum @ 230VAC, full load

* Efficiency 80% minimum @ 230VAC, full load

tv/lcd LG 32" 32LG80FD

* fonte de energia AC 100~240V - 50/60Hz

* consumo maximo 150 W

playstation 3 80GB CECHE01MG

* alimentacao 120V AC, 60Hz

* consumo aprox. 380W no manual (wikipedia diz 180W?)

O PC é um AMD 2 núcleos, Geforce 8800GT, 1 HD, 1 CD/DVD, fonte zallman descrita acima.

O nobreak de 700 seria suficiente para tudo? E sem o PS3 o de 700 seria suficiente?

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, tenho duas opções de nobreak pra comprar, 700VA e 1200VA (ou 1400...)

Recolhi essas informações:

O PC é um AMD 2 núcleos, Geforce 8800GT, 1 HD, 1 CD/DVD, fonte zallman descrita acima.

O nobreak de 700 seria suficiente para tudo? E sem o PS3 o de 700 seria suficiente?

grato

Tudo isso num nobreak de 700VA? Nem ferrando.

Para saber quantos watts o nobreak pode fornecer, multiplique o valor em VA pelo fator de potência, que está descrito nas especificações técnicas do nobreak.

Por exemplo, meu nobreak é de 1400VA e tem um fator de potência de 0,7:

1400 x 0,7 = 980 watts.

Mesmo sem o PS3, eu não ligaria o PC e essa TV num nobreak de 700VA. Não é bom trabalhar no limite, sem uma folga razoável.

Mas num de 1400VA você poderia ligar tudo sem grandes preocupações, desde que antes você fizesse o cálculo acima, porque o fator de potência varia de modelo para modelo.

E o ideal é que ele gere uma onda senoidal pura, que não irá estressar os equipamentos.

Se eu estiver enganado, por favor me corrijam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha inguinorânça assumi que VA=VAC pra arriscar esses cálculos, será que estão certos? (li em outro forum que de W pra VA era *1.52)

PC: 230 VA

TV: 150 W * 1.52 = 228 VA

PS3: 380 W * 1.52 = 578 VA

Total com PS3 1035 VA? (O de 1400 VA suporta com sobra?)

E sem PS3 daria 458 VA? (O de 700 VA suportaria nesse caso?)

Se corrigirem, agradeço.

Mambembe, dei um olhada no PDF e diz ser fator de potência 0,7 mas não é senoidal pura, é por aproximação. Tem perigo isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha inguinorânça assumi que VA=VAC pra arriscar esses cálculos, será que estão certos? (li em outro forum que de W pra VA era *1.52)

PC: 230 VA

TV: 150 W * 1.52 = 228 VA

PS3: 380 W * 1.52 = 578 VA

Total com PS3 1035 VA? (O de 1400 VA suporta com sobra?)

E sem PS3 daria 458 VA? (O de 700 VA suportaria nesse caso?)

Se corrigirem, agradeço.

Mambembe, dei um olhada no PDF e diz ser fator de potência 0,7 mas não é senoidal pura, é por aproximação. Tem perigo isso?

Olha iamah, eu estou apenas repetindo o que aprendi aqui. Perigo não tem... Só que esse tipo de nobreak não gera uma forma de onda semelhante à da rede elétrica, e o resultado é que as fontes (do PC, da TV, etc.) vão sofrer com isso.

Eu realmente acho que vale a pena investir uma grana a mais para ficar tranqüilo. Foi o que eu fiz comprando este SMS. Quando falta energia aqui (e como falta!), eu posso me dar ao luxo de ficar pendurado no nobreak esperando que ela volte.

Se você optar por um "senoidal por aproximação", o melhor a fazer é salvar os arquivos e desligar tudo até que a energia volte. Se é apenas isso que você quer, não tem problema. Mas lembre-se de que você estará gastando uma bela de uma grana numa solução "meia-boca"...

No mais, dê uma olhada neste documento sobre cálculo de conversão. Eu costumo converter tudo para watts e sempre uso o fator de potência indicado no manual como parâmetro, mas ainda tem o bendito do fator de rendimento... Assim, meu nobreak não fornece 980 watts, e sim 931 (operação em rede) e 833 (em modo de bateria), porque o rendimento dele é de, respectivamente, 95% e 85%.

O problema de um nobreak subdimensionado (em relação aos seus equipamentos) é que ele simplesmente não vai funcionar se houver excesso de carga. Quando faltar energia, ele não vai agüentar o tranco e também vai desligar! Isso sem mencionar que um nobreak de maior capacidade segura seu equipamento por mais tempo.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!