Ir ao conteúdo

O que é melhor: filtro de linha* ou nobreak senoidal por aproximação?

iamah

Posts recomendados

Postado

Li que a bateria do nobreak senoidal por aproximação estressa a fonte, então ainda vale a pena usá-lo ou é melhor ficar no filtro de linha*?

Postado

Não se compara coisas tão diferentes. O que é melhor, um prato de comida ou um copo dágua? Para mim que já estou morrendo de fome, um prato de comida; para o pobre coitado perdido no deserto do Saara, um copo dágua.

Da mesma forma, para ligar a velha TV Telefunken do início dos anos 80, que não funciona com tensão baixa, um estabilizador; para proteger um computador, uma régua de proteção.

Existem pessoas que, por suas necessidades de trabalho, não podem ter nenhuma interrupção no fornecimento de energia ao computador. Nesse caso um nobreak é o único remédio e, na impossibilidade de pagar um bom nobreak, é preciso apelar para esses que não são de onda senoidal. Fazer o quê?

Para compreensão mais ampla da coisa, vai a sugestão da leitura abaixo, sobre as doenças elétricas e seus remédios:

http://forum.clubedohardware.com.br/doencas-eletricas-seus/654141

E lembrando que estabilizador no computador ou em eletrônicos modernos, de jeito nenhum, conforme matéria abaixo:

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

Postado
Li que a bateria do nobreak senoidal por aproximação estressa a fonte, então ainda vale a pena usá-lo ou é melhor ficar no filtro de linha*?

Com a edição feita no texto, ainda continua sendo comparações entre coisas diferentes. Escolha o filtro de linha se o objetivo é dar proteção elétrica. Mas o nobreak pode ser necessário para aqueles que têm de proteger é contra cortes de energia.

Aliás, não devia haver edição que modificasse o conteúdo do texto após o tópico ter sido respondido, o que parece ser desconsideração para com quem respondeu e procurou ajudar. Caberia aí uma nova postagem.

"Senoidal por aproximação" é um eufemismo, é marketing. Só adote um se for indispensável.

• Membro VIP
Postado

Costumo dizer que esse senoidal por aproximação, isso no máximo dos máximos, só vai conseguir ser "bom por aproximação"

Postado

As respostas estão aí...

Filtro de linha é proteção elétrica e é sempre bom usar. Com nobreak ou sem ele.

Acho que você tem que se perguntar o seguinte: "Eu realmente preciso de um nobreak?"

Eu uso computadores há muito tempo e nunca senti falta de um nobreak. De repente minha concessionária de energia enlouqueceu e é raro o dia em que não falta energia por aqui. Como eu trabalho no computador, decidi usar.

Mas não pense que eu estou pulando de alegria com isso, pois meu nobreak fornece onda senoidal pura mas por outro lado tem saídas "estabilizadas", o que é ruim para o equipamento.

Então olhe bem dentro do seu coração (hahaha), ou melhor, veja aí com que freqüência falta energia no seu bairro, e também se a falta de energia é de fato um transtorno para você. Em caso de dúvida... compre um bom filtro de linha!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...