Ir ao conteúdo

Ajuda! Notebook hp pavilion não detecta mais o drive de cd/dvd

kemuel

Posts recomendados

Postado

A um tempo atras o drive de CD/DVD do meu Notebook HP Pavilion dv6750BR simplesmente sumiu do sistema operacional e da Bios, ou seja, não aparece em Meu Computador, não é detectado por nenhum programa que o use e não o vejo na Bios. Apesar de que quando insiro uma mídia no drive ele pisca a luz, faz o barulho de que está lendo, ou seja, o hardware age normalmente.

Tentei dar as seguinte soluções, mas sem sucesso:

1ª - Reinstalei todo o sistema operacional, que no caso é o Windows Vista, com o Recovery Manager da Hp, mas nada do drive de CD/DVD reaparecer;

2ª – Tirei o drive de CD/DVD do notebook e abri para ver se não havia algum cabo desconectado, mas tudo estava em ordem (no meu ver);

3ª – Um amigo meu tem um notebook igual, tirei o drive de CD/DVD do meu notebook e coloquei no dele e FUNCIONOU NORMALMENTE. Testei com CD, DVD (só não testei o LightScribe) mas tudo em ordem. Já o drive de CD/DVD do notebook do meu amigo não funcionou no meu notebook, O QUE ME FEZ CHEGAR A CONCLUSÃO DE QUE O PROBLEMA ESTÁ NO HARDWARE DO MEU NOTEBOOK, estou certo? Ainda bem que não comprei um drive de CD/DVD novo logo.

AGORA AMIGOS, VOCÊS PODERIAM ME APONTAR ALGUMA SOLUÇÃO PARA ESSE PROBLEMA?

Desde já estou grato pela atenção e ajuda!

Atenciosamente!

Kemuel

• 3 meses depois...
Postado

Olá Kemuel,

Tenho o mesmo notebook que você e estou passando pela mesma situação.

Já realizei diversos testes e o problema continua. O problema com certeza é hardware. O meu inclusive andava esquentando muito e só melhorou depois que jogar ar comprimido nele.

A HP deixou muito a desejar nesta série de notebooks que lançou e além do mais não assume a responsabilidade.

Você encontrou alguma solução ou aprendeu a conviver com o problema?

Att,

Fagner

Postado

Olá Fagner,

A solução que encontrei mais rápida e barata foi comprar um drive de CD/DVD externo (USB).

o problema da não detectação do drive original era com a placa mãe do notebook, que foi causado por aquecimento. segundo um tecnico especializado. Do jeito que está acontecendo com seu notebook.

Antes desse problema acontecer meu notebook começou a desligar quando aquecia, enviei para a garantia e eles trocaram o processador, a placa de wireless e o cooler. Ficou funcionando direitinho até o problema do drive de CD/DVD, como citei no primeiro post. Mas nas últimas semanas ele começou a travar a tela, ficando como um tv sem sinal, mas era só desligar e ligar que voltava a funcionar. Então desde sexta-feira (23/julho) quando aperto o botão de ligar ele fica ligando e desligado, em alguns segundos, antes mesmo de mostrar qualquer coisa na tela.

No presente momento estou decepcionado com esse notebook, pois sempre apareceu algum problema, tem vários posts meus nesse forum pedindo ajuda para problemas dele. para não perder estopu enviando ele à uma Assistencia Tecnica em Fortaleza para ver no que dar, mas já comecei a pesquisar outro pc, e dessa vez vou comprar um bem simples, pois no meu trabalho usamos notebooks simples, sem muitas funcções, e condtinuam vivos mesmo levando areia e maresia, pois trabalho em uma pousada de praia.

Se prescisar de outras informações estou feliz em ajudar!

Atenciosamente!

Kemuel

• 2 semanas depois...
Postado

Olá Kemuel,

Me chamo Fábio e infelizmente o problema é mais sério do que se imagina!

Meu notebook é exatamente igual ao seu e adoro ele, mais infelizmente está com o mesmo problema que o seu e levei e uma assistência especializada só em notebooks e segue a seguinte informação que me passaram.

O problema de não funcionar o drive do cd/dvd está em uma unidade controladora da placa mãe responsável por mandar a informação para o drive de cd/dvd para funcionar normalmente e por algum motivo seja de super aquecimento, oxidação, está unidade deixou de realizar sua função.

A solução seria fazer um reparo na placa de alto risco que aqui me cobraram o valor de R$ 550,00 reais com o risco do notebook não votar mais ou usar uma unidade externa.

Agora o pior de tudo e que esta me fazendo vender o meu notebook que eu adoro tanto é que me falaram que este problema com o tempo começará a se ampliar e com o tempo vai deixando de funcionar o teclado, touch pad, wifi, usb, enfim.... até que ele apague geral e isso me deixou muito angustiado por ter investido em uma marca de nome forte HP e agora tenho que me desfazer para não arriscar em problemas futuros. Espero ter lhe ajudado e procure tomar a melhor decisão do que fará, pois eu já tomei a minha, vou vender e montar um desktop que da menos dor de cabeça, e no futuro penso em notebook de outra marca, mais HP não mais! Decepção total!

A um tempo atras o drive de CD/DVD do meu Notebook HP Pavilion dv6750BR simplesmente sumiu do sistema operacional e da Bios, ou seja, não aparece em Meu Computador, não é detectado por nenhum programa que o use e não o vejo na Bios. Apesar de que quando insiro uma mídia no drive ele pisca a luz, faz o barulho de que está lendo, ou seja, o hardware age normalmente.

Tentei dar as seguinte soluções, mas sem sucesso:

1ª - Reinstalei todo o sistema operacional, que no caso é o Windows Vista, com o Recovery Manager da Hp, mas nada do drive de CD/DVD reaparecer;

2ª – Tirei o drive de CD/DVD do notebook e abri para ver se não havia algum cabo desconectado, mas tudo estava em ordem (no meu ver);

3ª – Um amigo meu tem um notebook igual, tirei o drive de CD/DVD do meu notebook e coloquei no dele e FUNCIONOU NORMALMENTE. Testei com CD, DVD (só não testei o LightScribe) mas tudo em ordem. Já o drive de CD/DVD do notebook do meu amigo não funcionou no meu notebook, O QUE ME FEZ CHEGAR A CONCLUSÃO DE QUE O PROBLEMA ESTÁ NO HARDWARE DO MEU NOTEBOOK, estou certo? Ainda bem que não comprei um drive de CD/DVD novo logo.

AGORA AMIGOS, VOCÊS PODERIAM ME APONTAR ALGUMA SOLUÇÃO PARA ESSE PROBLEMA?

Desde já estou grato pela atenção e ajuda!

Atenciosamente!

Kemuel

Postado

Fabio,

muito obrigado pela sua ajuda!

Ainda não tomei nenhuma decisão quanto ao meu notebook, mas estou me convencendo de comprar um desktop também, e depois comprar um notebook simples quando poder.

Falou!

Kemuel

Postado

Estou querendo reintalar windows e linux, bla bla bla...

e do nada sumiu o leitor de cd... as vezes reaparece, mas quando reinicio o pc, some...

• 2 semanas depois...
Postado

Parece até que sincronizaram o troço,será possível que todo mundo passou a ter problema depois de terminada a garantia?

É muito complicado, não bastava a série DV6000 com os problemas de aquecimento, e olhem que o dv6750 foi trocado justamente por um que apresentava problema na controladora por aquecimento.

É triste notar que os problemas se repetem. Cheguei a abrir um o meu notebook dv6000 duas vezes (antes e depois de ir pra garantia) e pude perceber que nos dois casos, não havia pasta térmica entre o processador e o dissipador de calor. Já para o caso do chipset era mais grave ainda, nem mesmo havia contato como dissipador pela falha de projeto já amplamente divulgada. e pra piorar quando voltou da assistencia voltou com um adesivo em cima do chipset(na parte que deveria estar em contato com o dissipador) que continha o escrito: OK.

Acho que ainda tenho as fotos caso interesse a alguém.

Estou com um outro notebook da HP na assistência da séria dv-4, que apresentou dois outros problemas antes de simpesmente apagar de vez.

Tenho um outro HP (séria dv6- modelo 1360us) que deixo ligado por semanas direto, já que uso ele pra fazer downloads e para usar na tv que nunca deu problema, a pesar de tê-lo por somente 9 mese ele é de longe o que mais foi exigido, (inclusive utilizu-o como vídeo game ligado na tv). Mas ele tem uma particularidade, é IMPORTADO, nunca o abri mas tenho quase certeza que, se o fizer, encontrei a pasta térmica que todos os manuais técnicos da HP dizem ser essencial.

Posso estar errado mas duvido que a hp tenha este padrão de qualidade no mercado americano.

ps: resta-nos, quando pudermos, exigir todos os nossos direitos até a ultima gôta, e tentar escolher uma marca melhorzinha.

Ia esquecendo..

Alguém tem informação se esta controladora do drive de DVD tem outras funções? alguém ali em cima deu uma informação de uma assistência técnica de que o problema deveria se agravar, mas convenhamos que é uma informação de uma AT então, poderá haver outros interesses por trás.

Postado

O super aquecimento afeta o chipset do notebook e o chip gráfico. E começa parando o Wireless e depois vai indo até parar total. Geralmente uma resolda pode estender a vida do notebook por mais um tempo, mas não posso dar precisão. Vai variar de 3 meses a 1 ano.

Eu não sei te dizer se essa controladora do drive óptico está no chipset, mas se estiver, o seu problema apenas está na "ponta do iceberg" ainda.

Aqui em POA tem custado uns R$ 350,00 a resoldagem.

Existe um detalhe importante: O Windows 7 oculta a unidade óptica e o leitor de cartões quando eles não estão em uso. Se você inserir uma disco, ela aparece no menu "Computador".

Abraço!

Postado
O super aquecimento afeta o chipset do notebook e o chip gráfico. E começa parando o Wireless e depois vai indo até parar total...

Abraço!

Obrigado pela contribuição David. Posso estar errado (espero que não) mas acho que você misturou um pouco as coias.

O problema que acontece na séria dv6000, wireless bga com solda fria.., creio, são direfentesdos aqui relatados em relação aos dv6700 que a princípio têm uma construção diferenciada (melhor) comparados aos dv6000.

Digo isso porque creio que caso seja realemnte problema de aquecimento o chiset não é o mesmo da que apresenta problemas na séria dv6000.

Espero que possamos esclarecer a questão.

Edit: entre outros tópicos sobre o assunto dv6000Xdv6700 encontrei este http://forum.clubedohardware.com.br/review-hp-dv6640br/511082/54

Postado

Já tive esse mesmo problema com esse mesmo modelo de notebook... mas já há tempos...

Descobri, depois de árdua pesquisa, que era imcompatibilidade entre o chipset e WINDOWS VISTA... de acordo com a própria Microsoft o problema seria solucionado com o advento do SP1 (service pack 1)... na época, atualizei e nunca mais tive o problema até hoje... salvo algumas vezes em que "recuperei" o sistema para a configuração de fábrica, fazendo-o retornar à versão original sem o SP1...

espero ter contribuído

Postado

Amigo ScRaMBlEr, a HP não muda quase nada de uma linha para outra. Toda essas linhas tem quase o mesmo hardware. Na própria linha DV5 que antes era 1100br e depois na linha 1200br, só mudava o sistema de refrigeração e o processador. O resto era igualzinho.

Um drive de DVD pode estragar por uso excessivo, mas ainda assim apareceria no Windows normalmente. Pra ele desaparecer do sistema, a placa-mãe tá danificada. Se não for exposição prolongada a alta temperatura (coisa que inúmeros usuários já relataram), então eu não sei o que dizer.

abraço!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...