Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Osciladores Ttl/cmos


Gustavo Luiz G. Ferreira

Posts recomendados

Bom dia a todos. Na minha escola eu tenho que fazer um oscilador para o laboratório de sistemas digitais. Bom, até aí tudo bem, senão fosse o detalhe de eu estudar o dia inteiro, fazer inglês e outras coisas a parte, não me sobrando muito tempo para pesquisar.

Eu preciso fazer um oscilador que utilize duas portas 4001 (portas OR, senão me engano), dois capacitores e um potenciômetro. Segue abaixo um desenho aproximado do que eu tenho que fazer.

----[****]---------[****]---

|

|

------[*]------[*]----------------- Saída

|

|

-----^^^[**]---^^^[***]--

* = porta 4001, curto circuitada

** = resistor 1k

*** = potênciômetro de 100k

**** = capacitores de 10 micro Farad

O que eu preciso é: onde encontrar um site ou um livro objetivo sobre osciladores (sejam TTL/CMOS ou outros). Se alguém puder me ajudar, algumas dicas práticas e teóricas sobre isso. E por fim, qual o preço aproximado desses componentes, preciso comprar cada um.

Valeu pela ajuda.

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não entendo da série 4000, mas entendo de 74XX

Usando 7400 (portas NAND ) fica assim

|----Do--------+------Do---|

|----====----+----====--|

|----------------||------------|

Espero que dê pra entender (só que assim usa 2 resistores e 1 capacitor)...

Putz, cara, qualquer livro de eletrônica digital deve ter isso (acho que o Malvino ou Floyd devem ter...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!