Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NH-D14: Idle com temperaturas elevadas

Posts recomendados

Fala pessoal!

Montei meu computador ontem, e quando entrei no setup da bios, vi que a temperatura do processador se estabilizava em 42 graus celcius, isso em idle. Já era madrugada de hoje, a temperatura ambiente deveria estar em torno dos 20-23 graus.

Minha configuração (no que diz respeito à refrigeração) é a seguinte:

Asus P6T Deluxe V2

i7 920 D0

Noctua NH-D14

CM 690 II Advanced + vários fans opcionais

Acho que devo ter errado em algum ponto da instalação. O orientação do NH-D14 que estou usando é a recomendada, A, em que ele avança nos primeiros slots de memória. Liguei os dois coolers dele no adaptador em formato de Y e liguei o adaptador na placa mãe, no CPU FAN. Pelo setup, a rotação do CPU FAN está em 1300 rpm, mas não fala de qual dos coolers (suponho que seja dos dois, mas é estranho, já que o de 140mm tem rpm de 1200 e o de 120 apenas que tem rpm de 1300). Há algum erro nessa ligação de ventoinhas que eu fiz?

Outra coisa (acho que essa é a provável fonte do problema), no manual do NH-D14, na parte onde explica como aplicar a pasta térmica, manda colocar uma pequena gota (de 4 a 5 mm de diâmetro) no centro da CPU. Lá não fala pra espalhar a pasta nem nada, e como foi a primeira vez que eu montei um computador, e sem fazer curso, posso ter feito besteira. Em todo lugar manda espalhar a pasta térmica na aplicação, mas no manual do noctua não mandou, então fiquei em dúvida. Na hora de colocar o cooler em cima da CPU, dava pra ver que a pasta se espalhava naturalmente, pelo prórpio peso do cooler, mesmo não tendo a mesma eficiência de um espalhamento bem feito, já é alguma coisa, não? Vocês acham que essa instalação provavelmente incorreta da pasta térmica possa influenciar tanto (cerca de 10-15 graus celcius) na temperatura do processador?

Desculpem o post longo e um pouco confuso, já é o sono batendo, huaushuha

PS: sem querer deu tópico duplo, se puderem apagar o outro eu agradeço.

EDIT: desinstalei o noctua, limpei a pasta térmica do processador e do noctua, e reinstalei a pasta térmica. Na reinstalação, coloquei uma pouco de pasta no meio e fui espalhando com um pincel. No fim, ficou uma camada bem fina de pasta térmica. Chequei as temperaturas agora e a do processador caiu para 38 graus (antes era 42). Não sei bem quanto está a temperatura ambiente no interior do quarto, o gadget do windows tá marcando 26, no interior do quarto tá um pouco quente, deve estar por aí mesmo. Alguém tem alguma segestão para melhorar a temperatura? Vou instalar o windows 7 agora e testar a temperatura em full load, mas acho que o resultado não vai ser tão animador não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui fazer overclock do i7, 4,0ghz @ 1,23125V. As temperaturas máximas ficaram em torno de 64-67 graus no prime. Só não consegui levar o overclock mais adiante por causa das memórias, não tavam suportando frequência além de 1540. Resumindo, o cooler é um monstro, fiquei muito satisfeito com os resultados, e se não fossem pelas memórias poderiam ser ainda melhores.

Podem fechar o tópico, problema resolvido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!