Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptando FAN em slot PCI

Posts recomendados

Olá pessoal, tenho um FAN 80mm sobrando aqui, e tive uma ideia de adaptá-lo em baixo da minha pl. de vídeo, jogando ar frio diretamente em cima do dissipador. Olhei o material disponível e vi uma placa Fax/Modem pra slot AMR que tenho aqui guardada, então pensei em remover os conponentes e as trilhas da placa (o problema já começa aí) mas não estou conseguindo remover as trilhas, e estou com medo de encaixar e alguma das trilhas dar curto no slot PCI da minha mobo.

A ideia de funcionamento é semelhante a esse:

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:466,familia_id:11/cooler-slot-pci-zalman-zm-sc100

Só que com alimentação externa, pois esse da Zalman usa energia do slot pra funcionar, e com o cooler um pouco mais pra trás em relação a pl. de vídeo.

Minha VGA é essa: http://pden.zotac.com/components/com_virtuemart/shop_image/product/zt-96tes2g-fsp-image2.jpg

Então eu queria que o fan ficasse mais atrás mesmo, nessa parte onde tem "mais dissipador"

Eaí, alguém tem idéias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já usei uma adaptação de cooler em slot pci a anos atrás, quando ainda usava uma Radeon 9600XT. Não utilizei nada conectado diretamente ao slot, só fiz uma adaptação para prender no espelho da antiga placa PCI. Note que ela tem dois furos onde vão os parafusos. Se conseguir prendê-lo de alguma forma ali, não é necessário prender diretamente no slot.

Link para o comentário

Entendi como você fez, mas se eu fizer assim, vou "jogar fora" muitos cfm's, pois o fan iria ficar uns 3 dedos mais atrás do dissipador por isso que eu queria usar um pedaço da placa, pra deixar o cooler mais bem posicionado em relação a pl. de vídeo, então eu preciso retirar as trilhas que entram no conector do slot pci, tem alguma ideia de como eu conseguiria remover essas trilhas, por quê eu já tentei de tudo e parece que ela só cola mais em vez de sair

Eu vejo a trilha entrar na lpaca, mas nem corta, nem sai

Fotos:

dsc00789xs.jpg

dsc00791v.jpg

dsc00792sa.jpg

Não ligue pra qualidade, foto com celular

Link para o comentário

Entendi como você fez, mas se eu fizer assim, vou "jogar fora" muitos cfm's, pois o fan iria ficar uns 3 dedos mais atrás do dissipador por isso que eu queria usar um pedaço da placa, pra deixar o cooler mais bem posicionado em relação a pl. de vídeo, então eu preciso retirar as trilhas que entram no conector do slot pci, tem alguma ideia de como eu conseguiria remover essas trilhas, por quê eu já tentei de tudo e parece que ela só cola mais em vez de sair

Eu vejo a trilha entrar na lpaca, mas nem corta, nem sai

Fotos:

Não ligue pra qualidade, foto com celular

SOLUÇÃO PORCA:

1) Cara, se tiver um ferro de solda potente em casa (acima de 30W), aqueça as trilhas por um certo tempo (vai feder queimado) que elas vão começar a se soltar. Óbvio que isso acontecerá se a placa que você tem for levemente vagab.unda. rsrsrs.

OU

2) Retire com uma micro-retífica ou furadeira.

SOLUÇÃO TÉCNICA:

1) Compre uma caneta marcadora para retro projetor (aquelas canetinhas pra escrever em CD) e pinte bem as trilhas que você quer manter intactas (pinte um pouco além das laterais das trilhas por segurança). Compre uma solução de percloreto de ferro e mergulhe a placa nela por alguns minutos (veja as intruções na embalagem. Após isso, as trilhas sumirão.

mergulhe somente a parte a ser corroída. Não deixe qualquer outro metal entrar em contato com a solução. Cuidado, isso mancha. O cheiro de ferrugem é normal.

hehe boa sorte!

Link para o comentário

SOLUÇÃO PORCA:

1) Cara, se tiver um ferro de solda potente em casa (acima de 30W), aqueça as trilhas por um certo tempo (vai feder queimado) que elas vão começar a se soltar. Óbvio que isso acontecerá se a placa que você tem for levemente vagab.unda. rsrsrs.

Vou tentar primeiro assim, está mais na mão, se não funcionar, eu compro esse "ácido" para metais mesmo

Mas só vou tentar jajá, comprei um Sony Ericsson W200 "quebrado" e tô mexendo nele aqui, vou dar um update nele, se não funcionar eu tento mais depois

Link para o comentário

Bom, começando com meu problema na hora de romper as trilhas, eu consegui com uma agulha de costura comum, coloquei ao lado da trilha, e fui dando umas "marteladinhas" com a chave de fenda até romper a trilha por completo, depois, pra conseguir tirar a trilha da placa eu aqueci a trilha com o ferro de solda e dei uma raspadinha, a trilha se soltou facilmente, quando tentei encaixar na placa-mãe, não entrou por quê o slot amr é mais pra trás, então cortei um pedaço da placa pra poder entrar

FOTOS:

Placa ainda com as trilhas

dsc00792x.jpg

Trilhas removidas e Placa cortada

dsc00798ye.jpg

dsc00799u.jpg

Trilhas depois de removidas:

dsc00800v.jpg

Quando encaixei na placa mãe, percebi que o espelho de uma placa pra slot AMR fica mais em baixo do que o de uma placa PCI, então arranjei alguma forma de colocar o espelho mais pra cima

Travas da placa no espelho:

dsc00801h.jpg

dsc00789r.jpg

Após removidas as travas, coloquei o suporte em cima, e prendi com o parafuso com porca mais próximo que tinha aqui:

dsc00802b.jpg

dsc00803s.jpg

dsc00804u.jpg

Depois disso, eu marquei na placa onde eu vou cortar, "pra ficar do tamanho do FAN"

dsc00805e.jpg

Link para o comentário

Pode quebrar com um alicate mesmo(eu fiz com um de cortar fio, por ser mais preciso)

Dei um "acabamento com uma lixa A50 Metalcarbono

dsc00806d.jpg

Marquei o locar pra furar pra prender o FAN, e furei com broca pra metais tamanho 9/64", e alarguei um pouco com a broca pra o parafuso entrar mais livre um pouco, após isso, é só colocar o fan no lugar, e ligar onde quiser, placa mãe, controlador de fans(meu caso), ou direto na fonte(ficou no lugar errado, mas é besteira)

8141dsc00809t.jpg

Placa pronta

dsc00810yn.jpg

O resultado:

dsc00813j.jpg

Instalado no case/MB

dsc00819n.jpg

Créditos: Humberto Leite

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...