Ir ao conteúdo

Troca de capacitor da fonte

Kyrian

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Estou com uma fonte queimada e que está com os capacitores estufados. Já troquei os capacitores de 1000uf, só me falta trocar 1 capacitor de 2200uf mas não achei outro de 2200 para colocar no lugar. Os únicos que tenho são de 1000uf e 3300uf, será que se eu colocar algum deles no lugar vai dar algum problema??

Não entendo muito dessas coisas, então não estranhem se essa foi uma pergunta boba :lol:

valeu!!!

Postado

Eu, com meu conhecimento disprezivel de eletrônica, sem preparo algum, acho que seria melhor colocar um maior do que um menor.

Espere alguém que entenda disso comentar ^_^

Postado

A situação ideal para a troca de capacitores nas fontes é de se colocar um capacitor com valor igual ou maior que o original. Um detalhe muito importante é observar a tensão de trabalho do capacitor, que também deve ser igual ou maior.

Se o capacitor estiver na saída de 5 volts da fonte, ele deve ser de no mínimo 6,3 volts ou maior, o problema é que quanto maior a tensão do capacitor, maior seu tamanho.

Outro fator importante é a temperatura de trabalho do capacitor, que na maioria das vezes é de 85º. O capacitor que resiste mais ao tempo "efeito de estufar" é o de 105º.

Então resumindo use um capacitor de valor igual ou maior, com a tensão igual ou maior e de preferência de 105º, desde que tudo isso caiba no espaço reservado na fonte para o mesmo.

Outra coisa, nunca inverta a posição (polaridade) do capacitor. O lado que possui uma faixa preta (ou branca) é sempre o negativo.

Espero ter ajudado.

• Membro VIP
Postado

Só esqueceram do mais importante. Os capacitores para fontes chaveadas necessitam ser especiais, com baixo ESR (Equivalent Series Resistance) .

Se colocares um capacitor de alguma série que não seja dessas dai, de baixa resitência série, certo que se vai logo logo embora...

• Membro VIP
Postado
Faller,

Achei muito interessante o seu comentário, mas como identificar o Equivalent Series Resistance (ESR) nos capacitores eletrolíticos.

Veja ai numa comparação entre dois capacitores de Siemens, um de linha comum para baixa freqüência, 2200uF, 85ºC de cor laranja e outro para alta frequência (HFC), também 2200uF, 85ºC de cor verde..

PICT0002.jpg

Ambos na exata mesma caneca..

Note que para uma linha comum se pode montar ai dentro um capacitor com isolação de até 50 Volts e para linha especial somente até 16 Volts..

A técnica de montagem é totalmente diferente para se conseguir capacitores capazes de operar em alta frequência da fonte de alimentação chaveada (em torno dos 50 KHz).

Como saber então:

(essas características podem variar de fabricante para fabricante)

- Pela cor do encapsulamento;

- Por alguma referência acerca de trabalho em alta frequência (HFC no caso);

- Pela série, Série 85600 no caso a série especial e 84500 a série comum..

Ou seja, tem que se valer dessas dicas ou do catálogo ou datasheet fornecido pelo fabricante..

Abraço...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...