Ir ao conteúdo

Dúvida sobre Fan

Guτo

Posts recomendados

Postado

Bem, sou leigo no assunto e estou montando meu primeiro computador (O da assinatura)

E queria saber a respeito de qual fans comprar pra utilizar junto a placa mãe, em primeiro lugar saber quantos conectores pra fans ela suporta e a respeito dos pinos das fans, andei lendo a respeito e dependendo do numero de pinos pode não dar pra conectar a placa mãe.

Estou pensando em comprar entre 2 a 4 fans de 120 pra esse gabinete.

Me deêm uma ideia do que fazer nesse gabinete no quesito fans.

Lembrando que esse gabinete já vem com uma fan de 120 na parte traseira, vale deixar ele neste mesmo lugar na função de puxar o ar quente pra fora ?

• Membro VIP
Postado
andei lendo a respeito e dependendo do numero de pinos pode não dar pra conectar a placa mãe.

Isto não procede. Conectores de 4 pinos encaixam no de 3 pinos da placa mãe. A diferença é que eles não serão controlados por PWM e sim pela tensão. Só não encaixa (obviamente) se o fan só tiver conexão por molex, o que é raro hoje em dia.

Sua placa tem conexão pra 2 fans (fora o do processador). Os outros, ou você coloca um controlador de fan ou liga diretamente no molex (dependendo do fan que comprar, terá que comprar um adaptador 3/4 pinos pra fan -> molex, alguns modelos isto já vem incluso).

Pode deixar este fan traseiro do jeito que está. Você poderia adicionar um fontral e um lateral para jogar o ar pra dentro do gabinete e adicionar um segundo no topo como exaustor.

Se quiser alguma indicação de fan, dê uma olhada no Akasa Apache. Baixo ruído e bom CFM.

Se achar conveniente adicionar um controlador de fan, um barato e esteticamente bonito (na minha opinião) é o NZXT Sentry 2.

Abraços

Postado

renf

com certeza me expressei mal, desculpas...

Era isso que queria dizer, que não seriam controladas por PWM, e obrigado pelas dicas, com certeza irão servir,

Só queria saber uma coisa, tenho que comprar fans de 3 pinos pra serem controladas por PWM ?

• Membro VIP
Postado

Não. Por PWM só os de 4, e é este pino extra que é enviado o sinal PWM. Mas não se apegue tanto a isto. Na prática não muda assim a coisa não. Ficará satisfeito com controle por tensão.

Repare que os controladores de fan controlam por tensão geralmente, alguns tem 1 ou 2 portas por PWM. Mas dependendo do conector dele (tem um envoltório nele) que impede conectar 4 pinos em 3 pinos. É o caso do Aerocool Touch 2000 por exemplo. Repare isto se comprar fans de 4 pinos e um controlador.

No meu caso, com este controlador, como tinha um Apache entre os fans instalados, fiz um deste aqui:

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:6,familia_id:44/cabo-extensao-para-fans-3-pinos

Deu pra entender o que eu fiz? Coloquei aquele fêmea no controlador e depois encaixei o conector de 4 pinos do Apache no macho desta extensão.... assim encaixa perfeitamente.

O conector do controlador que digo é este:

http://www.pcsilent.de/ppic-MAXI--525molex3.jpg

O da esquerda no caso.

Este conector existe pra fan de 3 e de 4 pinos, separados. No Touch 2000 há apenas 1 pra 4 pinos, o para o fan do processador.

Deu pra entender?

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!