Ir ao conteúdo

Intel 975XBX2 vs Corsair XMS2 DDR2 PC6400

hknoener

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal.

Estou com um pequeno pepino aqui. Em teoria, minha placa-mãe deveria suportar memórias barramento 800Mhz, PC6400. A questão é que sempre tive problemas com isso, desde a compra. Tenho 2 x Corsair XMS2 DDR2 1Gb (PC6400 - 800Mhz) e sempre tive que configura-las manualmente, na BIOS, para 667Mhz, se não o pc não ligava. A questão é que sempre tinha que pôr uma memória inferior, ligar a máquina, entrar na BIOS e setar. A questão é que fiz um update de BIOS agora e ele volta a BIOS pro Zero, ou seja, tá tudo em automático. Por consequencia não consigo ligar o PC. O problema é que não tenho memórias aqui de 667mhz agora pra poder ligar a máquina. Ou seja, ela não liga e nem tenho como fazer nada quanto a isso.

Alguma ideia?

Postado

E6750 - 2,66Ghz - FSB 1333Mhz. A placa suporta somente 1066 de FSB no processador, por isso ele trabalha um pouco abaixo. Pode ser esse o pepino? Pensei que poderia ser, mas nunca tinha me tocado do detalhe.

Postado

Só o que pode estar acontecendo aí é um conflito grande, não é aconselhável fazer isso, a placa trabalha forçada, e você perde muito desempenho

Te aconselho comprar uma placa com pelo menos suporte a esse processador, uma ASUS P5QPL-AM já dá conta do recado, custa 180~210R$

Postado

Bom, Michel, fui até um amigo aqui próximo e peguei uma memória emprestada.

Estou com minhas memórias funcionando em 667Mhz mesmo. Já encomendei um QX6800. Ele é 1066 de FSB. Isso, creio, resolverá o problema e poderei trabalhar com minhas memórias em 800Mhz, certo?

Ele ainda não chegou, mas assim que chegar poderei testar. Já tive que trocar cooler e fonte até agora por conta desse upgrade e de uma nova VGA tambem, uma HD5770.

Postado

Não me recordo bem, mas certamente essa CPU ai deve fazer um Over no FSB des sua placa, como ele trabalha a 333MHz externamente isso que dizer que ele possue um multiplicador de x3 para o barramento externo o levando a 1333MHz, e internamente x8 o levando a 2,66GHz se naõ me falha a "memória" o divisor de memórias seria 2/3 ou seja 333/2x3=>1000MHz nas memórias.

Acho que com um complemento a mais de Vdimm suas memórias trabalham tranquilo, ex: 1,9~2,1V.

Se você reduzir o FSB para 266 terá um clock interno de 1066MHz e suas memórias trabalhariam a 800MHz.

Tudo isso se dar porque suas memórias possuem padrão 800MHz e não são remasterizadas, isso obriga o controlador de memórias assumir o divisor 2/3, mesmo com divisores inferiores.

Ah... o divisor pode ser ajustado....

Postado
Jonny, desculpa, não sou tão entendedor da área assim, dava pra dar uma traduzida? :rolleyes:

o problema pode ser mais das memórias que da placa, ou de ambos, da placa por fornecer tensão baixa para as memórias ou das memórias de não aguentar 1000MHz com tensão padrão. Isso são suspeitas, só mediante teste pra saber.

Disconfio pelo fato de você por as DDR 667MHz e funcionar, porque com as essa memórias não possuem o divisor (DRAM FSB 2:3) a bios assume o primeiro válido que seria DRAM FSB 1:1 ou seja 333/1x1=333 (Dual Data Rate ou DDR) o clock efetivo seria 667MHz

Já faz um tempinho que não mexo com isso, mas acho que é por ai a continha.

Melhor seria analisar mediante SS do CPU-Z abas CPU e Memory e SPD.

Tente uma atualização de bios, pode resolver o problema.

Postado

Jonny, isso quer dizer que mesmo que eu troque o processador pra um QX6800, que é 1066Mhz de FSB, não vai resolver pra que a memória funciona a 800Mhz? O fato de o processador que uso hoje ser 1333Mhz não influencia em nada?

A tensão setada para as memórias está em 1,84v. Posso setar para 2v, por exemplo, se quiser. Estão em 5-5-5-18, 1,84v agora.

Ainda não estou entendendo. Pelo que li acima pensei que seria apenas uma questão de configuração e não que alguma das partes (MB ou Memórias) estivesse com problemas, mas pelo que você está dizendo pode ser que alguma dessas peças esteja com problemas, é isso que você quis dizer?

Postado
Jonny, isso quer dizer que mesmo que eu troque o processador pra um QX6800, que é 1066Mhz de FSB, não vai resolver pra que a memória funciona a 800Mhz? O fato de o processador que uso hoje ser 1333Mhz não influencia em nada?

A tensão setada para as memórias está em 1,84v. Posso setar para 2v, por exemplo, se quiser. Estão em 5-5-5-18, 1,84v agora.

Ainda não estou entendendo. Pelo que li acima pensei que seria apenas uma questão de configuração e não que alguma das partes (MB ou Memórias) estivesse com problemas, mas pelo que você está dizendo pode ser que alguma dessas peças esteja com problemas, é isso que você quis dizer?

A questão fundamental é configuração, não sei se com o QX6800 resolve o problema, pois de padrão a controladora requer 1066MHz ou seja, você pode ir na bios e ajustar o DRAM FSB para 2:3 e obteria 800MHz na RAM.

• 3 semanas depois...
Postado

Bom, galera, troquei o processador pelo QX6800, com bus de 1066mhz e agora as memórias estão funcionando numa boa a 800Mhz. Inclusive coloquei mais 2 pentes de 2gb iguais aos outros 2 de 1gb que já tinha e estou com 6gb funcionando numa boa. Ficou um canhão a máquina.

Postado

fico feliz em ter dado certo! :D

ás vezes, quando colocamos processadores que a máquina não suporta, ela rejeita e fica causando conflito por toda a parte, então , como tinha falado, não é aconselhável colocar um processador de FSB maior do que a placa-mãe suporta originalmente...

• Administrador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...