Ir ao conteúdo

Qual fan de 120mm comprar para Gabinete?

Berlocky

Posts recomendados

Postado

Boa tarde amigos!

Bom, estou com uma dúvida cruel. Eu estava para adquirir o computador, cuja configuração está na minha assinatura. O Gabinete é o Thermaltake V3 Black Edition e eu iria comprar 2x Cooler Master R4-L2R-20CK-GP. No entanto, não encontro mais esses fans em nenhuma loja.

Então, resolvi postar para pedir ajuda aos que entendem sobre refrigeração. Há algum outro fan 120mm que eu possa comprar? Qual(is) seria(iam)? Se possível, me informem onde comprar também. Dei uma pesquisada no fórum e vi que um bom fan tem CFM maior que 65 e ruídos menores que 26dBA, estou certo?

Gostaria também de saber se nesse gabinete, utilizar 2 fans ajudariam e seriam suficiente, em vista que minha Placa de Vídeo é a HD5850. Além disso, acrescento que a fonte no Thermaltake V3 Black Edition se encontra na parte de baixo.

Bom, conto com a ajuda de vocês! Obrigado!

Falou!!!

• Membro VIP
Postado

Pretende gastar quanto amigo Berlocky?

Dê uma olhada no Akasa Apache. Bom CFM com baixo ruído. Você encontra ele por 30 reais na Just Shop por exemplo.

Dei uma pesquisada no fórum e vi que um bom fan tem CFM maior que 65

Pois é... eu justamente gostaria de saber de onde saiu esta teoria. Já pensei sobre isto aqui também... antigamente até acreditava nisto dito por alguns... Hoje não mais.

Se quiser extremamente silencioso abaixo de 20dB. Mas se não se importa tanto com isto 26dB lhe atende... Agora evite fans acima de 30dB.

Quando você diz 2 fans já está contando com o que vem com o gabinete? Se sim, seria aconselhável colocar ao menos mais 2. Um na lateral e outro frontal inferior.

Abraços

Postado

Obrigado renf pela ajuda!

Desculpe-me não ter colocado o valor que iria gastar. Tava pensando em uns 50 reais, mais ou menos.

O Akasha Apache é esse que está por R$30 na Just Shop? Me pareceu muito bom, CFM 57 e 16dBA, muito bom. O problema que ele tá esgotado.

Teria algum outro que você aconselharia?

Eu vi esse Cooler Master PWN 120mm R4-P2B-12AK-GP na Pichau, será que ele é bom?

To considerando em adquirir 2 fans e juntaria com o cooler que já vem no Thermaltake V3 Black Edition. Seria suficiente para manter o pc (vide config na assinatura) ?

Obrigado!

Falou!!!

• Membro VIP
Postado

Creio que mais 2 refrigera sim tendo um CFM bom.

Esse fan da cooler master é ball bearing, tem baixo ruído e é PWM... o que é ótimo.

Só não me agradou muito o CFM dele...

Gosto de fans de 120mm com fluxo acima de 50CFM. Mas isso é minha opinião particular... não é regra não! rsrsrsrs

Dê uma olhada neste kit com 4 fans da CM:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:101

É o mesmo nível de CFM que você postou, ballbearing, ainda baixo ruído e um preço totalmente dentro do seu orçamento. Colocando esse quatro creio que pode ficar tranquilo...

O que acha?

Abraços

Postado

Po, muito legal esse kit, eu tinha visto um pessoal indicando eles pelo baixo custo. Problema que tb ta indisponível (tão de perseguição comigo, porque a 1 mes atrás isso tudo tava disponível agora num tá mais heheheeheh).

Minha pergunta talvez pareça *****, mas qual a diferença entre os fans de 4 e 3 pinos? E o q seria o PWM?

Pensei nesse ai da pichau porque iria comprar bastante coisa na pichau, o que me economizaria no frete. No entanto, qualquer coisa eu até procuro naquele site Hardstore que lá tem o R4-L2R-20CK-GP.

Obrigado pela ajuda renf!

Falou!!!

• Membro VIP
Postado

Opa... nem tinha visto que está indisponível. Erro meu.

Se já vai comprar na loja então acho que vale a pena.

Leve 3...

PWM é um tipo do controle do fan, justamente os fans de 4 pinos são os que tem PWM. Nos de 3 pinos não há esta possibilidade. Mas não se preocupe, os de 3 pinos atendem perfeitamente... mesmo porque, se quiser utilizar o PWM, sua placa mãe ou controlador de fan deve ter este recurso (o que é raro com exceção do fan do cooler do processador).

Leve este da Pichau mesmo que acho que está mais fácil pra você.

Abraço

Postado

valeu pela ajuda renf!

Desculpa incomodar mais uma vez, mas encontrei os fans Cooler Master R4-L2R-20CK-GP na Hardstore por R$30. Pensei em comprar 2 e entregar por PAC, dando um total de R$78. Na pichau não dá pra comprar mais que 1 R4-P2B-12AK-GP, o que não me interessa. Será que apesar da diferença de preço, valeria a pena 2 do R4-L2R-20CK-GP?

Obrigado!

Falou!!!

• Membro VIP
Postado

Por esse preço sinceramente iria preferir o Apache.

Esse Cooler Master é rolamento sleeve... ou seja, é uma bucha... se desgasta mais rápido e gera mais ruídos com o tempo. Aliás, tenho um destes aqui parado.

Em menos de 1 ano um LED queimou e outro está com luminosidade baixa.Ele tem um ótimo CFM.

Ele é um bom custoxbenefício quando estava em um preço mais baixo... mas subiu muito e na minha opinião não vale mais a pena por este preço.

Na WAZ e Spon tem o Apache, pena que o preço um pouco mais salgado.

Postado

Berlocky se ainda quiser o R4-L2R-20CK-GP tem na Guerra Digital , DHCP e na E-Coyote:

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cooler-master-fan-120mm-r4-l2r-20ck-gp.html

http://www.dhcp.com.br/product_info.php?cPath=86_24_132&products_id=1503

http://www.e-coyote.com.br/cooler-gabinete-cooler-master-r4-l2r-20ck-gp-120mm/detalhes/

Mas é como o Renf disse, o cooler depois de alguns meses começa a aumentar o barulho e talvez a queimar leds .

Tem um topico no adrenaline onde os caras parecem que conseguiram relubrificar o cooler, diminuindo o barulho :

http://www.adrenaline.com.br/forum/gabinetes-e-case-mod/303211-como-lubrificar-fan-120mm-cooler-master.html

E creio que tenha tutorias no Casemodbr para trocar os leds ...

Postado

Obrigado renf, Azarack e victor_fc pela ajuda!

Quanto ao apache, no Hardtsore ele tava 50 reais, ai é um pouco salgado.

Na guerra digital o CM R4 tava R$27. Um bom preço, mas com isso que vocês falaram do LED queimar eu fiquei com um pé atrás. Minha preocupação foi com a bucha que se desgatsa rápido. O Apache não é né?

E o LED faz alguma diferença pro fan ou é mais decorativo mesmo?

Quais são os tipos de fans? Vi um tipo ball no site da guerra digital, custando 21 reais, com CFM 44 e 13dBa e é PWM. Se possível me indicarem qual tipo é melhor e tal.

Desculpa as pergunats iniciante, é porque o gabinete que eu vou comprar precisa d euma ventilação pra ficar tranquilo. Em comparação, será q o CM690 precisaria de fans de 120mm pra resfriar melhor?

valeu pela ajuda gente!

Falou!!!

Postado

Tenho dois R4-L2R-20CK-GP 120mm, já tive que colocar lubrificante neles, mais quanto aos led's não queimam assim fácil não.

O pessoal no Adrenaline começam falando que os Coolers não abrem para lubrificar, existe uns modelos de cooler dos processadores da Intel que também só saem assim puxando a Hélice para cima, depois lubrifica recomendo só óleo de motor, mais especificamente Bardhal, ai depois de pronto encaixa novamente.

Quanto a CoolerMaster Kit Cooler Super Fan 120m R4-S2B-124K-GP eu ate achei em uma loja mais estão assaltando a pessoa querendo vender a mais de 50 reais.

• Membro VIP
Postado
Quanto ao apache, no Hardtsore ele tava 50 reais, ai é um pouco salgado.

Te disse... na WAZ e Spon está mais barato.

O Apache não é né?

Se desgasta bem mais lento. Não é bucha ele.

E o LED faz alguma diferença pro fan ou é mais decorativo mesmo?

Decorativo.

Em comparação, será q o CM690 precisaria de fans de 120mm pra resfriar melhor?

É sempre bom usar de 120mm ao invés de tamanhos menores. Mas a escolha é sua...

Se possível me indicarem qual tipo é melhor e tal.

Existe uma gama muito grande... só evite sleeve.

mais quanto aos led's não queimam assim fácil não.

Se procurar verá que mais pessoas queimaram. Mas concordo concordo com você em parte sim. Depende um pouco da sorte.

A lubrificação ameniza por um tempo. Dá um pouco mais de vida útil (com menos ruídos). Mas é melhor pegar fans que não sejam sleeve. Incomoda menos...

Postado

valeu galera pela ajuda!

Encontrei o Apache por R$36 na Spon e o frete de 2 sai por R$8,50 pelo e-sedex, totalizando R$80,50. Acho que eles darão conta do resfriamento e farei como o renf falou, colocarei um frontal inferior e o outor lateral. Acredito que o frontal deva sugar o ar "frio" pra dentro e o lateral também, é isso?

Obrigado pela ajuda!

Abraços!

Falou!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...