Ir ao conteúdo

Posso alterar no W7 de IDE PARA AHCI

haolsi

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Quando instalei o windows 7 home premium não atentei que deveria selecionar o modo AHCI e não IDE.

Estou dizendo isso, pois conclui após ter lido alguns posts. Eu acho deveria ter feito isso antes da instalação.

Quando ligo ou pc aparece a mensagem " detecting drives;done;no drives found".

E observo que no meu gerenciador de dispositivo a unidade de disco informa: ATA Device (uso um seagate sata II ST3500418AS como também uma gravadora samsung sata)

Será esse a causa da mensagem acima ? Posso fazer a alteração, sem formatar, diretamente no setup?

Agradeço antecipadamente as informações.

Haolsi

Postado
Olá pessoal.

Quando instalei o windows 7 home premium não atentei que deveria selecionar o modo AHCI e não IDE.

Estou dizendo isso, pois conclui após ter lido alguns posts. Eu acho deveria ter feito isso antes da instalação.

Quando ligo ou pc aparece a mensagem " detecting drives;done;no drives found".

E observo que no meu gerenciador de dispositivo a unidade de disco informa: ATA Device (uso um seagate sata II ST3500418AS como também uma gravadora samsung sata)

Será esse a causa da mensagem acima ? Posso fazer a alteração, sem formatar, diretamente no setup?

Agradeço antecipadamente as informações.

Haolsi

seria interessante especificar qual seria o Chip Ponte Sul, ele é quem controla o SATA.

Geralmente basta alterar o controlador no setup da placa-mãe, iniciar o sistema e depois ir no gerenciador de dispositivo e alterar o driver padrão do windows para o driver que vem no CD de instalação da placa.

Postado

Olá Jonny.br

O chipset da minha mobo Asus P7P55D PRO é o P55. O chipset Intel P55 é uma solução com apenas um chip. O P55 não suporta portas ATA paralela (PATA).

A placa-mãe tem ainda uma porta SATA-300 extra, uma porta eSATA-300 e uma porta ATA-133 controladas por um chip JMicron JMB363.

O que preciso fazer?

Hamilton

Postado
Olá Jonny.br

O chipset da minha mobo Asus P7P55D PRO é o P55. O chipset Intel P55 é uma solução com apenas um chip. O P55 não suporta portas ATA paralela (PATA).

A placa-mãe tem ainda uma porta SATA-300 extra, uma porta eSATA-300 e uma porta ATA-133 controladas por um chip JMicron JMB363.

O que preciso fazer?

Hamilton

O procedimento é o que já te falei, creio que o Windows 7 tenha um controlador padrão para funcionar em modo SATA, caso não tenha, você terá que fazer uma cópia do CD de instalação do Windows e incluir o Driver, pois a P7P55D PRO não tem dispositivo de Disket.

Caso não resolva com o procedimento citado no post anterior.

1º - Baixe da net um programinha chamado nlite e instale-o

2º - Copie o todo o conteudo do CD de instalação do Windows numa pasta.

3º - Copie o driver RAID do "ahcix86 ou x64.sys, isso depende da versão do Windows" em outra pasta.

4º - Carregue o programa fique atento a opção de inclusão, "baixe um tutorial se não se sentir seguro", peça pra gravar imagam e depois copie num outro CD, use uma mídia regravável.

5º - De posse do novo disco, faça backup de seus arquivos importante, mude o controlador SATA para AHCI na bios e depois instale o O.S novamente

Postado

Olá Jonny.br

Mais uma vez obrigado pelas informações. Não sei se você se confundiu, mas estou querendo alterar de IDE PARA AHCI, e não de SATA PARA AHCI. Dá no mesmo as informações?

No setup há três opções IDE, RAID e AHCI e no momento está em IDE.

Como não sou muito bom em informática, só sei o básico, vou executar as informações do seu primeiro post, se não der em nada, aí vou para sua segunda sugestão e repassar para algum técnico de informática para que ele possa executá-la com segurança.

Haolsi

Postado
Olá Jonny.br

Mais uma vez obrigado pelas informações. Não sei se você se confundiu, mas estou querendo alterar de IDE PARA AHCI, e não de SATA PARA AHCI. Dá no mesmo as informações?

No setup há três opções IDE, RAID e AHCI e no momento está em IDE.

Como não sou muito bom em informática, só sei o básico, vou executar as informações do seu primeiro post, se não der em nada, aí vou para sua segunda sugestão e repassar para algum técnico de informática para que ele possa executá-la com segurança.

Haolsi

não colega, a partir do momento que você pega um HD Sata e conecta na porta SATA, seu sitema terá 3 opções de uso, de padrão é ativado o modo "SATA IDE Emule" [iDE] como mostar no setup, AHCI é o modo "verdadeito" de operação do SATA, tanto faz você dizer SATA ou AHCI. Para usar o SATA em RAID você terá que fazer o arme (o mesmo esquema de Dual Channel em memórias) só que neste caso é manual. RAID = AHCI só que com o dobro da banda, caso seja o RAID 0.

Para usaro o IDE (ATA) de verdade, você deve ter um HD IDE e conecta-lo ao serial da sua placa usando aquele Flat largão.

Fazendo o procedimento do primeiro poste, acontecerá duas coisas ou o sistema reiniciará logo depois de aparecer a primeira tela do Windows, ou o sistema carregará normalmente, caso o sistema carregue normalmente talvez ele apos carregar peça pra reiniciar, ativando assim o driver SATA, você pode optar em não reiniciar, por o cd de instalação da placa no driver e manualmente atualizar o driver SATA, instalando assim o driver correto que em no CD.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!