Ir ao conteúdo

Ajuda com Resistor de Pull-Up

Felipe_zEr0

Posts recomendados

Postado

Olá galera, gostaria de pedir a ajuda de vocês referente ao uso dos resistores de Pull-Up que estou usando.

O problema é quando o botão é acionado, com a diretiva "conta ++" era pro microcontrolador somar + 1, mas na prática ele está somando + 3, ás vezes +2 aleatóriamente.

Gostaria da ajuda de vocês, não sei se estou utilizando os componentes corretos, o esquema da ligação que eu fiz estão na foto abaixo:

resistorpullup.jpg

São coisas simples, mas é algo que compromete o projeto com essas variações.

Desde já, obrigado pela ajuda.

Postado

Primeiramente, o resistores pull up são geralmente de 10K ohms, em circuitos digitais trabalhamos com baixas amperagens.

Segundamente, o resistor Pull-Up deve estar ligado a 5VDC, e não a 9V como na ilustração.

O problema é que a chave gera ruidos, então o microcontrolador lê vários pulsos.

Solução do problema:

Coloque um capacitor de 0.1 uF, com o pino positivo no pino RB7 e o pino negativo no GND (se não for eletrolítico não se preucupe com a polarisação).

Postado

E outra coisa, nunca se esqueça de fazer debouncing no software.

Só você adicionar uma delay logo após o teste do botão.

Exemplo:

if (input(BOTAO1))           //Testa se a variável botão está pressionado. 
{
delay_ms (tempo_botao); //O botão foi apertado mesmo? uns 20 a 50ms são suficientes.
x++; //Incrementa minha variável
}

Se quiser saber mais sobre deboucing, dê uma lida nesse tópico aqui, os membros destrincham o assunto!

http://forum.clubedohardware.com.br/debouncing-iniciantes/712912

flws

Postado

Eu uso delay de 10mS e sempre funciona, mas os meus colegas todos recomendam 40mS. Qulaquer coisa ai no meio é bom. Ajuda muito na redução do cricuito externo. E como disseram acima, pull up de no mínimo 10k, também alimentação em 5V (não sei qual microcontrolador que ta usando, mas todos que ja usei sempre até 5.5V no máááximo!

Postado

existe o debouncing via hardware como foi citado e o via software q tbem foi citado,qto ao resistor use um de 10k ,e alimentao de 5v para pic.Se nao usar nenhum dois dois debounce ,o pic entende q foi apertado varias vezes o botao e vai somar .

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...