Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas de compatibilidade HD HD Western Digital SATA 1TB 7200RPM Caviar Black WD1001


Clandestina

Posts recomendados

Olá. eu quero comprar um hd novo e tenho muitas dúvidas...

Estive vendo alguns e achei interessante o HD Western Digital SATA 1TB 7200RPM Caviar Black Modelo: WD1001FALS

A questão é a seguinte: Nas especificações desse hd diz...

1 TB; SATA de 3 Gb/s; Cache de 32 MB; 7200 RPM

Porém, encontrei o modelo: WD1002FAEX com as seguintes especificações...

1 TB; SATA de 6 Gb/s; Cache de 64 MB; 7200 RPM

Ok, temos aqui um modelo com 64MB, com transferência de até 6GB e o modelo de 32Mb com transferência de até 3GB

Eu quero saber se alguém sabe dizer se vale mesmo a pena comprar algum desses HD´s, lembrando que não quero um SSD e sim um HD Rápido e confiável.

Outro detalhe importante... Na minha placa mãe está escrito Serial ATA II Contendo 6 conectores, eu não entendo nada dessas entradas e quero saber se alguém sabe me dizer se eu comprar o modelo que oferece 64mb com até 6gb de transferência vai funcionar na minha MB acima de 3gb. No site da minha MB diz que ela tem 6 conectores ATA 3.0 Gb/s e como não sei se isso significa ata II "ou ta errada a info?" por isso que me confundo.

Em resumo pergunto: Esses hd´s de até 6gb de transferência vai ter esse desempenho médio em ATA II De 3.0GB? Ou existe uma nova entrada ATA "EXEMPLO: 6.0 6GB?) Pra esse tipo de HD?

Em fim, vou deixar o link da MB e quem puder entrar pra avaliar se funciona agradeço:

http://www.ecsusa.com/ECSWebSite/Product/Product_Detail.aspx?DetailID=944&CategoryID=1&DetailName=Feature&MenuID=20&LanID=12

Se alguém também puder fazer o favor de me indicar outros modelos rápidos que sejam confiáveis e que não seja SSD e dentro da média de preço que esses Caviar Black da Western Digital fico grata.

É isso, espero que não tenha falado demais e espero que alguém de você possa me ajudar nessa compra. Obrigada e bom dia a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HD com 6.0 gb/s é Sata III (SATA-600).

Sua mobo tem entrada Sata II (Serial ATA II ou SATA-300).

Ao que parece um HD SATA-600 pode ser compatível com entrada SATA-300, mas vai trabalhar na velocidade de um SATA-300. Mas pode ser que precise configuração de jumper pra ele ser reconhecido e trabalhar com velocidade mais baixa, na do Sata-300. Isso se deve a limitação fisica da entrada SATA II da placa-mãe. Não tem como ela oferecer maior taxa de transferencia do que isso.

Eu aconselho pegar um SATA-300 mesmo, é mais barato. Um dia se pegar uma placa-mãe com entrada SATA-600 pega outro HD que futuramente pode baratear.

Outra alternativa é adquirir uma placa contoladora SATA-600.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HD com 6.0 gb/s é Sata III (SATA-600).

Sua mobo tem entrada Sata II (Serial ATA II ou SATA-300).

Ao que parece um HD SATA-600 pode ser compatível com entrada SATA-300, mas vai trabalhar na velocidade de um SATA-300. Mas pode ser que precise configuração de jumper pra ele ser reconhecido e trabalhar com velocidade mais baixa, na do Sata-300. Isso se deve a limitação fisica da entrada SATA II da placa-mãe. Não tem como ela oferecer maior taxa de transferencia do que isso.

Eu aconselho pegar um SATA-300 mesmo, é mais barato. Um dia se pegar uma placa-mãe com entrada SATA-600 pega outro HD que futuramente pode baratear.

Outra alternativa é adquirir uma placa contoladora SATA-600.

É, acho que vou fazer isso mesmo, controladora sata 600? Placa PCI certo? Eu não gosto muito de entopir a MB com essas coisas, já tem um firewire pci e acho muito. Bom, agora já entendi a questão da velocidade, mas, se você e mais pessoas também puderem me dar uma sugestão ficarei grata. Eu quero um HD rápido e confiável, eu tenho um de 250gb não faz nem 2 anos e já tá dando ruidos, parece que depois dos 80gb os HD's tem uma tendência enorme em ficar lento mais cedo. Tenho um de 80Gb desde muitos anos e roda sem barulhos "ainda rápido" todo dia. Em fim, preciso de dicas de qual marca e modelo comprar c; no máximo 300 R$ c/ capacidade de 1TB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HD Sata II (SATA-300) pode ver, sendo todos de 7200 rpm, 16 mb de cache ou 32mb de cache (quanto mais cache melhor):

Western Digital Caviar Black (você perguntou sobre ele, e sim é confiavel)

Western Digital Caviar Blue

Seagate Barracuda 7200.12

Samsung Spinpoint F3 HD502HJ (o mais rápido entre esses, talvez o mais rápido de 7200 rpm).

500gb ou 1tb dependendo da sua necessidade. Esse acima são confiaveis.

Fora esse, se pegar um Samsung, evite importados, pegue feitos no Brasil. Evite Seagates 7200.11 e evite os Western Digital Caviar Green (5400rpm e outros tambem, 5400rpm de 500gb não seria bom pra sistema, mas poderia ser bom pra armazenamento, só não faria diferença em HDs de 2tb)

Fora isso, tem a possibilidade de fazer RAID 0 pra ter mais velocidade, mas se esbarra na falta de "segurança" de um sistema RAID 0, já que problema em um HD siginifica perda de dados parcialmente (caso de um pequeno problema) ou totalmente (caso de um "pau" geral em um dos HD's)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HD Sata II (SATA-300) pode ver, sendo todos de 7200 rpm, 16 mb de cache ou 32mb de cache (quanto mais cache melhor):

Western Digital Caviar Black (você perguntou sobre ele, e sim é confiavel)

Western Digital Caviar Blue

Seagate Barracuda 7200.12

Samsung Spinpoint F3 HD502HJ (o mais rápido entre esses, talvez o mais rápido de 7200 rpm).

500gb ou 1tb dependendo da sua necessidade. Esse acima são confiaveis.

Fora esse, se pegar um Samsung, evite importados, pegue feitos no Brasil. Evite Seagates 7200.11 e evite os Western Digital Caviar Green (5400rpm e outros tambem, 5400rpm de 500gb não seria bom pra sistema, mas poderia ser bom pra armazenamento, só não faria diferença em HDs de 2tb)

Fora isso, tem a possibilidade de fazer RAID 0 pra ter mais velocidade, mas se esbarra na falta de "segurança" de um sistema RAID 0, já que problema em um HD siginifica perda de dados parcialmente (caso de um pequeno problema) ou totalmente (caso de um "pau" geral em um dos HD's)

Evitar esses Caviar green por ser de 5400 rpm ou outro motivo? É que parece que tem uns Caviar Green de 7200, mas não chequei isso ainda no site da WD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguns HD Green, Eco, etc... que reduzem a velocidade de 7200 rpm pra 5400 rpm pra ecomizar energia, quando não é necessário que rode a 7200 rpm.

O Caviar Green que roda também a 7200 rpm deve ser assim. Se ele segue a qualidade dos Black e Blue, supondo que ele siga a qualidade dos Green que rodam só a 5400 rpm, então seria bom tambem, mas não sei como funciona exatamente esse gerenciamento da velocidade. De qualquer forma, a diferença de consumo dele rodando a 5400 rpm ou 7200 rpm não deve chegar nem à 5W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o Black é excelente. Se puder pegar, pegue. Pelo que ví ele funciona sem problemas em placas sata. Existe um jumper para limitar a velocidade no sata antigo.

Sobre samsung: Eu tenho dois, um de 320 (Spinpoint F1) e outro de 1000 (Sp F3), ambos nacionais. SÃO EXCELENTES. Eu tive um 500 da Seagate e devolvi rapidinho pro RMA. A comparação de velocidade era visível. (Era a famigerada série 7200.11).

Os "greens" valem a pena apenas se você for usar como backup ou em como HD externo USB. Eles também são mais silenciosos e esquentam menos.

Com grana sobrando? Vai de WD Black...

Com muita grana sobrando? Vai de WD VelociRaptor

Com muita muita grana sobrando? (chovendo grana...) Vai de Intel X25-M 160GB (SSD) ou de OCZ VertezTurbo...

Sem muita grana?? Samsung Spinpoint F3 (7200rpm)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguns HD Green, Eco, etc... que reduzem a velocidade de 7200 rpm pra 5400 rpm pra ecomizar energia, quando não é necessário que rode a 7200 rpm.

O Caviar Green que roda também a 7200 rpm deve ser assim. Se ele segue a qualidade dos Black e Blue, supondo que ele siga a qualidade dos Green que rodam só a 5400 rpm, então seria bom tambem, mas não sei como funciona exatamente esse gerenciamento da velocidade. De qualquer forma, a diferença de consumo dele rodando a 5400 rpm ou 7200 rpm não deve chegar nem à 5W.

Mas sei lá, eu não gosto muito disso, e que nem você disse, nem vale a pena o consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Black é excelente. Se puder pegar, pegue. Pelo que ví ele funciona sem problemas em placas sata. Existe um jumper para limitar a velocidade no sata antigo.

Sobre samsung: Eu tenho dois, um de 320 (Spinpoint F1) e outro de 1000 (Sp F3), ambos nacionais. SÃO EXCELENTES. Eu tive um 500 da Seagate e devolvi rapidinho pro RMA. A comparação de velocidade era visível. (Era a famigerada série 7200.11).

Os "greens" valem a pena apenas se você for usar como backup ou em como HD externo USB. Eles também são mais silenciosos e esquentam menos.

Com grana sobrando? Vai de WD Black...

Com muita grana sobrando? Vai de WD VelociRaptor

Com muita muita grana sobrando? (chovendo grana...) Vai de Intel X25-M 160GB (SSD) ou de OCZ VertezTurbo...

Sem muita grana?? Samsung Spinpoint F3 (7200rpm)

O problema é que tô encontrando apenas o Caviar Black de 6Gb com preço bom. O problema se eu compro e não funciona? Essa minha placa mãe é uma placa de baixo custo, a vantagem dela é que quando comprei foi uma das primeiras com PCI E V2 e pelo fato dos capacitores serem todos sólidos ela suporta o calor que faz aqui em minha cidade. Mas já não sei dizer se ela funcionaria com um de 6GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe um jumper para habilitar a compatibilidade com placas SATA2... pelo menos no caviar black sata3 que eu vi...

Faça a pergunta para o seu vendedor...

Obrigada, a sei lá, vai que começa a dar incompatibilidade... Achei o de 3gbs "R$ 330,00 + frete e uma faca do rambo bem afiada de brinde" Quita feira que vem eu vou pagar por ele e quando chegar vou primeiro reinstalar tuuuudo outra vez, daí, vou postar aqui pra vocês se funciona como diz o fabricante, isso se ele vier sem defeito pois, ando com uma sorte lascada, tudo que eu compro ultimamente não vem funcionando, daí toca enviar de volta e pedir outro kkkkk, mas é a vida.

Obrigada de novo á vocês pela paciência em me auxiliar na decisão da compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
cara eu havia lido que a velocidade do hd pouco difere do sata I pro sata II por limitações físicas, somente os ssd tiravam proveito do 300 mbs do sata II aí imagina o sata III e seus 600 mbs, eu acho absurda a diferença do caviar green (Sata 2) pro black (sata 3)...

Não entendi muito bem sua colocação...

Mas comparando discos de mesma arquitetura, sataII com sataIII, não se tem um ganho real... o aumento no desempenho depende de ajustes mecânicos... nem o Velociraptor e seus 10k rpm consegue utilizar plenamente os sataII...

Os hds greens rodam muito bem... tudo depende do nicho (uso) do disco...

Para backup e uso como hd externo? Green...

Para uso intenso?? No minimo um Blue...

Minha indicação continua sendo o Spinpoint F1 (F3)... ele é um HD fora de série... por um preço excelente... mas pra quem gosta de WD, sem dúvidas, é o Black

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara eu havia lido que a velocidade do hd pouco difere do sata I pro sata II por limitações físicas, somente os ssd tiravam proveito do 300 mbs do sata II aí imagina o sata III e seus 600 mbs, eu acho absurda a diferença do caviar green (Sata 2) pro black (sata 3)...

Bom, eu não entendo muito, mas, ao menos na prática isso não aconteceu comigo. Eu li algo assim também e havia comprado um hd sata 1 por que estava bem mais em conta.

Percebi que ele travava em jogos de corrida e outros também, era um freeze bem rápido mas fazia isso, isso novo. Achei que era defeito e troquei na loja aqui perto de casa por outra marca, mas sata 1 também e pra minha surpresa não apenas freeze mas demorava muito pra carregar o win. Assim que troquei tudo por sata 2 não tive mais esses problemas.

Pode até ser que ambos consigam quase o mesmo desempenho, mas a diferença vem quando um hd possui mais rpm e maior buffer de memória,tanto é que SSD é a prova de que a memória agiliza as coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom, eu fiquei com receio de comprar, por isso peguei um modelo mais em conta mas ainda sim é um caviar black.

Modelo de 500Gb Sata 2 com 32 Mb de buffer.

Bom, eu poderia ter comprado um sata 3 (cometi o erro em não comprar) pois, vi que minha placa mãe tem o pci express pequenininho e o fabricante da placa já lançou um adaptador para por lá que é sata 3, o problema que só vi isso depois que já havia pago pelo produto e como não gosto de complicar as coisas vai o sata 2 mesmo.

Eu não sei se minha opinião conta mas, o hd é muito rápido, eu percebi uma diferença incrível, olhem só, na minha inicialização (win 7 64bits) tenho: Catalyst para ATI HD 5770, Meu msn, Gerenciador de som realtek, a rede "que sabemos que demora" , norton internet security 2010, power iso e daemon tools... além de algumas outras coisinhas...

Eu não marquei o tempo, afinal, pra que? Basta sair da tela preta do win e assim que abre a tela de boas vindas está tudo lá, carregado e com a memória livre pra fazer o que quiser.

A única coisa que reparei é que o caviar black é um pouquinho barulhento, mas, só percebi esses ruidos por que minhas fãns estavam desligadas e estava sem a tampa da lateral do gabinete, quando terminei de montar tudo não ouvi mais esses ruidos, até por que as fãns que tenho (são 7) se encarregam de fazer barulho.

Bom, ainda quero ficar um tempinho com essa placa mãe , ela é muito eficiente, até mesmo pra jogar, e tirando o erro que cometi em não comprar um hd sata 3 tem também o seguinte detalhe a ser observado:

Possivelmente, os Discos SSD"s (que custam um absurdo) terão seus preços reduzidos até o fim do ano caso o mesmo se mostre confiável para armazenar dados, pois, eficientes e velozes eles provaram ser. Se acontecer como estou prevendo será total desvantagem a compra de um hd sata 3 agora. Será que o HD corre o risco de se aposentar? Vai depender da capacidade de segurança e dos preços dos SSD's, vamos esperar né?

Bom, tópico resolvido, obrigada áqueles que ajudaram em minhas dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!