Ir ao conteúdo

Como fazer um aparelho tipo cortador de isopor para cortar tecido

wcaptura

Posts recomendados

Postado

|

Preciso de umas dicas de como ligar um Fio Niquel Cromo e fazer um "Cortador de Isopor" que no meu caso usarei para cortar "TECIDO".

Nos link abaixo achei alguns modelos extremamente SIMPLES e gostaria de aperfeiçoa-lo a meu favor.

|

O tecido que preciso cortar é (sintético) muito delicado e fino, e sempre uma camada de cada vez, e nunca em camadas duplas, facilitando muito o corte com espessura inferior ao mais fino isopor.

|

- Para meu uso o comprimento do fio não deve ultrapassar +/- 5 centímetros. Preocupado com o pequeno tamanho do fio, crio que a fonte ou circuito ou trafo, enxergara como um curto: Consequentemente Aquece e Queima. ( Será que isso acontece heim? )

* Vejam encontrei na WEB alguns modelos que utilizam fontes identicas as utilizadas em Secretaria eletronica ou Impressora..... Como Eu tenho algumas delas 1Ampere e Gostaria de saber como vencer essa duvida quanto ao tamanho do fio, quantos milimetros devo usar o fio Niquel, sem o risco de queimar a fonte. (Conforme abaixo gostaria de usar fontes iguais)

|

* WEB1 modelo

|

* WEB2 modelo

|

* WEB3 modelo

|

Preciso dessa dica pessoal

Conto com vocês. Quem pode me ajudar?

Boa semana

Postado

Isso vai depender da espessura do fio!!

É o caso de fazer testes.. seria bom você fazer um reostato eletrônico para ajustar a corrente e logo a temp. do fio também..

2. Reostato Eletrônico

Através de um potenciômetro comum, de pequena dissipação, poderemos controlar a tensão sobre cargas que demandem até alguns ampères de intensidade de corrente. R1 é um resistor de 1W de dissipação. O transistor deve ser montado num adequado dissipador de calor. Um voltômetro D.C. ligado nos terminais de saída poderá informar a tensão que estará sendo entregue. Qualquer voltômetro DC servirá, desde que se lhe associe em série o resistor (multiplicador) adequado.

15_36_08.gif

Nota: O transistor 2N3055, pelo seu sucesso, anda sendo falsificado ... cuidado! Obviamente ele pode ser substituído por coisa melhor tal qual: 2N3773, MJ15003, MJ802, etc.

Postado

Imagine um aparelho de solda elétrica... O processo de solda, que faz a fusão do eletrodo, é um curto circuito! Qual o segredo?

Bom... Transportando isso para o teu projeto, o fio de níquel cromo precisa ter uma corrente elevada, para que ele possa aquecer (dissipando potência alta), mas sem que ele se rompa.

Então, voltando pra máquina de solda... A tensão é muito baixa, e a corrente é muito alta. Sugiro que utilize um transformador, com corrente alta e tensão baixa no secundário (igual numa máquina de solda).

Procure uma fonte com tensão baixa (da ordem de 5V, ou menor), e com a corrente mais alta possível.

• 1 ano depois...
Postado

Eu penso que posso te ajudar.

Você esta partindo de uma forma que não conseguirá cortar tecido.

Existe o cortador de isopor, que é uma linha fina de metal que ao contato com a eletricidade esquenta e passa pelo isopor cortando, porém esta ação se dá porque o isopor é sensível a temperatura e se desfaz.

O tecido não se desfaz, quaisquer produto capaz de cortar tecidos é a lâmina, facas afiadas, apenas isto é capaz.

Boa sorte

Postado
Eu penso que posso te ajudar.

Você esta partindo de uma forma que não conseguirá cortar tecido.

Existe o cortador de isopor, que é uma linha fina de metal que ao contato com a eletricidade esquenta e passa pelo isopor cortando, porém esta ação se dá porque o isopor é sensível a temperatura e se desfaz.

O tecido não se desfaz, quaisquer produto capaz de cortar tecidos é a lâmina, facas afiadas, apenas isto é capaz.

Amigo, na realidade eu já vi uma máquina desse tipo, que corta o tecido através de fio quente e era vendido em um KIT para fazer FUXICO. Talvez seja isso que o amigo pretende, e isso "corta" sim o tecido. Não tive a oportunidade de abrir o aparelho para verificar como é internamente, mas no geral, pude ver um fio de níquel-cromo e um transformador.

• Membro VIP
Postado

Primeiramente teria que ser estudado o tecido, pios deve-se saber a qual temperatura ele se rompe (por ser sintético) a qual ele queima (deixando manchas nas bordas), se as bordas irão endurecer após contato com o suposto cortador elétrico. Seria interessante realizar esses testes antes , até mesmo com o cortador de isopor modificando as tensões para se variar a temperatura e também trocando o fio do cortador.

Quem sabe apenas uma modificação no cortador de isopor não resolva após os testes.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!