Ir ao conteúdo

Ajuda - Aquecimento anormal no q6600 (70 em idle)

piner

Posts recomendados

Postado

Ola,

Preciso de ajuda com o meu computador. Ele esta aquecendo demais e mesmo em idle ele chega a 70 graus. Eu trabalho com video e exijo muito do processador, mas tenho medo de queima-lo. Ja ouvi que pode ser a fonte q nao aguenta o tranco de energia, ou o processador esta mal colocado, que esse cooler nao da conta do recado ou ate mesmo que veio com defeito de fabrica. Tenho um hackintosh com as configuracoes abaixo:

placa de video: geforce 6200 tc

fonte: akasa 360

processador: intel quad q6600 stock

placa-mãe: intel dg31pr

pasta termica: artic silver

cooler: intel stock

Gostaria de saber o que seria mais indicado para fazer essa temperatura cair drasticamente, pois as vezes é necessario um trabalho intenso de ate 24h seguidas. Seria bom se eu conseguisse trabalhar corretamente com ele

Eu precisaria dar um jeito nisso o mais rápido possivel.

Quem puder me ajudar, serei muito grato

Obrigado

Postado

Amigo, eu aconselho a trocar o cooler e passar uma boa pasta termica, agora antes de gastar dinheiro procura ver se o cooler e o processador estão bem encaixados.

Abraço,

Postado

Concordo.. O cooler se estiver um pouco frouxo já pode ocasionar esse problema. A solução que encontrei pro meu Athlon 2 X3 foi usar o Cooler Master Hyper Tx3. Boa relação custo beneficio.

Postado

Amigo Piner, realmente a temperatura do processador está alta, sendo que não deve ultrapassar 62,2ºC no case ("tampa" metálica do processador).

Antes de afirmar qualquer coisa e para podermos ajudar com maior eficácia, peço que informe:

a) local em que o gabinete está alocado (rack, móvel, chão, mesa);

B) esquema de refrigeração atual no gabinete (cooler da CPU, dissipadores, fans);

c) última vez que substituiu a pasta térmica e qual usou?

d) leituras das temperaturas em iddle (15 minutos sem atividade);

e) leituras das temperaturas em full (mínimo de 15 minutos em stress pelo software Prime95 ou o Everest);

Para adiantar, recomendo:

1) Monitore as temperaturas com outro software (ver na primeira página do tópico) simultaneamente com o Everest (vamos tirar a duvida se não é erro de leitura do sw);

2) Coloque o gabinete sobre um local plano e sem objetos próximos ao mesmo (propiciar circulação de ar);

3) Abra o gabinete e verifique a limpeza dos dissipadores e fans. Se necessário, tire o pó com um pincel (preferencialmente de cerdas naturais para evitar a eletrostática);

4) Verifique se o cooler (dissipador+fan) do processador está bem preso à MoBo (parafusos apertados, etc);

Atenção: caso precise retirar o cooler, por qualquer motivo, SEMPRE limpe a superfície do processador e do dissipador com álcool isopropílico (nunca use outro álcool) e algodão. Reaplique a pasta térmica, colocando uma gota no centro do case do processador e espalhe-a com um cartão plástico limpo (similar ao de crédito) por toda superfície. Recomendo as pastas à base de prata (Arctic Silver 5, Artic Cooling MX-2 ou MX-3).

5) Organize os cabos de forma que não fiquem soltos ou sobre qualquer componente da MoBo. Eles podem barrar o fluxo de ar e ajudar a reter o ar quente dentro do gabinete (inicialmente, prenda-os com aqueles arames de sacos de pão - SEM PARTE METÁLICAS APARENTES);

6) Cheque se os fans rodam normalmente e se o fluxo de ar está correto (CPU/GPU devem soprar o ar em direção aos dissipadores; Fonte deve soprar pra fora do gabinete; Fan frontal/lateral/inferior deve soprar pra dentro do gabinete; fan traseiro/superior deve soprar para fora do gabinete);

7) Faça um teste com a tampa lateral do gabinete aberta. Se possível, com um ventilador (eletrodoméstico) apontado para dentro dele;

8) Se não ligar para barulho, desligue a opção de controle de rotação do fan (ventoínha) na Bios da MoBo (se tiver);

Importante! A cada passo que der, monitore as temperaturas novamente, a fim de identificarmos o possível "vilão".

Boa sorte e poste os resultados!

Postado

opa!

como estão as temperaturas do resto da configuração?

se estiverem altas pode ser ma refrigeraçao do gabinete, e isso com ums cooler no lugar certo se resolve, aliado a limpesa e organizaçao dos cabos do interior do gabinete.

essa vga 6200, ela é passiva ou tem um cooler?

valeu!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...