Ir ao conteúdo

Computador desligando repentinamente

Deivid da Silva

Posts recomendados

Postado
Cara, tá muito sinistro isso aí! Eu acho muito difícil mas... voce notou alguma coisa estranha na rede eletrica da sua casa?? Quando o PC reinicia tem algum pico na luz do quarto?? Tenta medir tambem com um multimetro a tensão na tomada onde o PC está ligado. .... voce não está usando estabilizador ou algo do tipo né??

Obrigado pela ajuda, Ray! ^_^

Quanto a rede elétrica:

No momento, estou refazendo a instalação elétrica da casa. É uma medida extrema, pois não há qualquer problema com os hardwares. Como também adquiri um filtro de linha Upsai FHT1200 — que chega hoje (02).

Quanto ao estabilizador:

Confesso que estava utilizando um estabilizador TS SHARA com o intuito de transformar a tensão — enquanto aguardava pelo Auto Transformador Upsai AT 3000 —, pois aqui a rede é de 220v e, segundo as especificações no cabo e na caixa da Fonte de Alimentação Zalman, a mesma opera apenas com entrada de 110v. Todavia, ao pesquisar no site do fabricante, como no manual, as informações davam conta de que a fonte é bivolt. Bem, desta forma, como o monitor também é bivolt, finalmente joguei o estabilizador no lixo. Assim, desde então, conectado diretamente na tomada, o computador está ligado por aproximadamente 30h sem sofrer qualquer desligamento repentino.

Quanto a Fonte Zalman:

Ao pesquisar por termos como "desligamento repentino" ou "computador reiniciando sozinho", nos fóruns e sites que tratam de hardwares, estes sempre sugerem a possibilidade de problemas com a fonte de alimentação. Efetuei testes com o equipamento e não constatei problemas.

Para mim, é um excelente equipamento. Aliás, cheguei a questionar aqui no tópico se alguém possuía alguma experiência com esta fonte. Bem, adquiri esta fonte porque a Zalman sempre foi defendida como sinônimo de qualidade e eficiência, justificando seu preço elevado.

Quanto a Memória RAM:

Utilizo dois pentes KVR667D2N5/2G. Isto é, pentes idênticos de 2GB da marca Kingston, modelo KVR com barramento de 667 MHz. Aliás, conforme as especificações da ASUS P5VD2-MX, o barramento máximo suportado pela mesma é de 553 MHz. Contudo, a placa mãe está limitando estes 667 Mhz em 553 MHz, segundo o POST. Além disso, antes de realizar o upgrade, já utilizava um destes pentes sem, porém, nunca perceber qualquer erro de parada ou desligamento repentino.

Entretanto, destes 4GB, o Sistema Operacional de 64 bits está utilizando apenas 3GB. Segundo a BIOS, há 4GB de memória instalados, sendo 3GB utilizáveis, ainda que as especificações da ASUS dêem conta de suporte para até 4GB, não há a opção de Memory Remapping — mesmo atualizando a BIOS para última versão, 1017; causando problemas no equipamento; reparados quando regredi para versão anterior 301/CKD. Isto ocorre porque o chipset integrado à P5VD2-MX, modelo VIA P4M890, não suporta a função PAE (Physical Addressing Extension) – Extensão de Endereçamento Físico. Logo, como é uma limitação do chipset, não há como disponibilizar os 4GB de memória RAM. "Então por que as especificações informam suporte para até 4GB"? Segundo a ASUS, há suporte, mas a disponibilidade usual será de 3GB (em média).

Nota rápida sobre a BIOS da P5VD2-MX:

Primeiramente, o programa ASUS LiveUpdate Utility não permitia a ascensão para versão 1017, alegando que a data desta versão é anterior a 301/CKD (a qual eu utilizo). Conforme o site da ASUS, a primeira versão da BIOS desta placa mãe é a 302. O suporte da ASUS não soube informar como contornar o problema, apenas recomendou-me utilizar outra ferramenta, o EZ Flash, que sequer reconheceu o arquivo BIN da BIOS. Enfim, verificando as opções do ASUS LiveUpdate Utility, marquei a opção downgrade e obtive êxito na instalação da nova BIOS. Porém, o Sistema ficou horrível! Isto é, lento, com som metálico e espacial — sinistro, inclusive [:lol:]. Ao regredir para a versão 301/CKD, o Sistema normalizou. Por isso, caso alguém encontre este tópico e precise desta versão, me envie uma MP que disponibilizo o arquivo ROM.

Conclusão:

Computador ligado diretamente na tomada durante 30h, aproximadamente. Estou aguardando pelo filtro de linha Upsai FHT1200.

Postado

Confesso que estava utilizando um estabilizador TS SHARA com o intuito de transformar a tensão — enquanto aguardava pelo Auto Transformador Upsai AT 3000 —, pois aqui a rede é de 220v e, segundo as especificações no cabo e na caixa da Fonte de Alimentação Zalman, a mesma opera apenas com entrada de 110v. Todavia, ao pesquisar no site do fabricante, como no manual, as informações davam conta de que a fonte é bivolt. Bem, desta forma, como o monitor também é bivolt, finalmente joguei o estabilizador no lixo. Assim, desde então, conectado diretamente na tomada, o computador está ligado por aproximadamente 30h sem sofrer qualquer desligamento repentino.

Mas a sua fonte aceita qualquer coisa entre 90v e 264v, podendo oscilar entre esses números mesmo enquanto ela está funcionando que a mesma nem sente.

Isso não é milagre, se chama PFC Ativo ;)

Postado
Então conclui-se que o problema era o uso do estabilizador?

P.S.: Computador ligado por cerca de 42h sem qualquer desligamento repentino.

Provavelmente, mas não é certeza.

Qualquer novidade é só voltar à postar que estaremos aqui.

Postado

beleza Deivid! Só mais uma coisa, em relação à memoria 4Gb e o PC está usando apenas 3Gb dê uma olhadinha na parte de Sistemas operacionais do forum, pois acredito que o problema não seja o seu hardware e sim o SO que está reconhecendo apenas 3GB. Provavelmente o Windows seu não é 64 bits e sim 32bits. Se não me engano os S.O de 32bits só reconhecem até 4BG de memoria, para utilizar mais que isso só um SO 64bits. Alguem me corrija caso esteja falando besteira.

Postado

Obrigado pela ajuda, Rey! Mas veja:

sistemaq.png

Conforma havia dito, isto ocorre porque o chipset integrado à P5VD2-MX, modelo VIA P4M890, não suporta a função PAE (Physical Addressing Extension) – Extensão de Endereçamento Físico. Logo, como é uma limitação do chipset, não há como disponibilizar os 4GB de memória RAM.

Um abraço!

• 3 semanas depois...
Postado
Obrigado pela ajuda, Rey! Mas veja:

Conforma havia dito, isto ocorre porque o chipset integrado à P5VD2-MX, modelo VIA P4M890, não suporta a função PAE (Physical Addressing Extension) – Extensão de Endereçamento Físico. Logo, como é uma limitação do chipset, não há como disponibilizar os 4GB de memória RAM.

Um abraço!

Amizade, achei seu tópico por acidente, procurando sobre 'power supply tester'. Estou com problema parecido há meses e achei os mesmos tópicos abandonados. Acho que você pode me ajudar.

Sempre preciso ligar o meu pc 2 vezes, após certo tempo desligado. A primeira vez vai até o windows iniciado e desliga. ligo novamente e ele 'segura' (já deixei 15 dias direto). Se reinicio, não ocorre. Vou ler seu tópico todo e tentar repetir os testes que fizeste, mas, não tenho condições pra todos. receberei semana que vem uma 650HX e já elimanarei o fator fonte. Antes, vou tirar o estabilizador, como fizeste. Deixarei o módulo isolador microsol, pois, meu prédio não deu 'terra'.

Já tive informação de placas da asus que precisam ligar 2x (mas, é logo na tela do setup), como no PC Positivo da minha irmã, dada por Assistência Técnica Autorizada Positivo de confiança, onde realizo outros serviços. Não sei se seria o caso da minha ECS, pois, no tópico oficial dela e noutros ninguém mencionou.

Mando notícias. Desculpe acordar 'Lázaro'. :D

Postado
O meu é SMS 440W real + mód. isolador Microsol 1000.

E apenas para avisar, o módulo isolador é completamente inútil, além de ter um estabilizador dentro.

Ele simplesmente não faz terra algum, ele só faz os choquezinhos da carcaça pararem, SÓ isso, nada de aterramento ou qualquer coisa parecida.

Postado
E apenas para avisar, o módulo isolador é completamente inútil, além de ter um estabilizador dentro.

Ele simplesmente não faz terra algum, ele só faz os choquezinhos da carcaça pararem, SÓ isso, nada de aterramento ou qualquer coisa parecida.

beleza, Jorno!.. Diz isso não!.. com selo INMETRO e conforme NBR's ABNT?

Ainda anunciam que é justamente pra substituir aterramento. é o meu BRRAASILL-SILL-SILL! :angry:

Postado
beleza, Jorno!.. Diz isso não!.. com selo INMETRO e conforme NBR's ABNT?

Ainda anunciam que é justamente pra substituir aterramento. é o meu BRRAASILL-SILL-SILL! :angry:

INMETRO só deve testar se pega fogo ou não... quando se trata de equipamentos de proteção elétrica não confio muito nos testes dele. (porém o teste que eles fizeram com filtro de linha foi útil)

E as normas brasileiras são MUITO, mas MUITO brandas quanto aos requisitos para um equipamento poder ser vendido como proteção.

Anunciam mas não cumprem, e ainda por cima não sofrem nada com siso. é o brasil mesmo.

• 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!