Ir ao conteúdo

Phenom 9550 lento

BRunzilian

Posts recomendados

Postado

Olá amigos do Clube do Hardware,

Seguinte, já peço desculpas antes de começar o tópico, pois agora estou trabalhando, chegando em casa eu tiro fotos pra postar aqui!

Ante-ontem estava jogando Bad Company 2 online, e meu computador estava normal. Após a jogatina convencional, desliguei a máquina e fui trabalhar. Ao chegar no dia seguinte, liguei o mesmo normalmente, e percebi que ele estava com uma ligeira perda de velocidade, mas nada demais, algo em torno de 10%. Comecei a assistir um filme no PC via MPClassic e após 10~15m de filme, o aplicativo piscou e a legenda "sumiu" da reprodução.

Fechei tudo, e resetei a máquina. Após isso, notei uma grande perda de processamento (algo em torno de quase 50%), e o computador ficou "Lazy", demorando pra fazer leitura de mídia por exemplo.

Como fazia tempo que não formatava, achei eu que fosse o caso de realizar o fato. Formatei o disco C, já que só havia o S.O. nele. E pra formatar já foi um sacrifício, pois a mídia do Windows 7 Ultimate x64 não estava "subindo", afinal o drive de leitor não estava "bootando" aparentemente. Então, instalei uma mídia minha com o XP SP2 x86 mesmo só pra teste. Instalou normalmente, e mesmo assim parecia ainda ter perda de velocidade. Abri a torre, limpei tudo corretamente, verifiquei a pasta-térmica (que está ok!) e tornei a ligar a máquina. O drive parou com a "preguiça", instalei o Seven.

Depois da instalação, percebi que o processador continuava muito lento. Após recomendação de um amigo, fiz a instalação do CPU-Z pra confirmar "como andam as coisas" e tive uma surpresa. (posto as fotos amanhã!) - A contagem de processo estava em 1.100 por núcleo, com multiplicador x5.

Ví na net, que a mesma deveria marcar 2.200 e multiplicador de x11, ou coisa do gênero. E por mais incrível que pareça, o computador reconhece que tem 4G's de RAM instalados, mas só consta 3G pra uso. Tem no sistema do Windows informando: 4G (Disponíveis para uso 3G).

Vindo trabalhar hoje vim pensando nisso:

"O XP que instalei é x86, logo, Single-Core, e o meu é arquitetura x64. Será que alguma informação da BIOS foi alterada pra trabalhar desta forma. Faz todo sentido, dividindo a potência na metade, e ainda mais reconhecendo ativos apenas 3G de RAM", como todos sabem que o XP só reconhece isso.

Seria o caso de desligar o disco rígido, e atualizar a BIOS pra última versão (nunca fiz isso, desde 2008 quando adquiri esta máquina?)

Pesquisando em fóruns americanos, alguns usuários também tiveram este mesmo problema. Constataram que resetando a BIOS a mesma voltou a operar novamente, mas a minha até agora não. Já verifiquei, e a função Cool n' Quiet já está desabilitada. Algumas observações, meu computador vira-e-mexe perde a configuração da BIOS, isso já ocorre a uns oito meses, ela reseta basicamente a cada dois dias. Troquei a bateria hoje, mas o problema persistiu.

Estou desconfiando da fonte, pois uso o Logitech G-15 e o Logitech G-27 em meu PC, e se eu ligo um ponto de Bluetooth 2 "compacto" na USB do teclado, o mesmo desliga na hora. Vou testar hoje pra saber se ele continua com isso.

Se alguém puder ajudar, agradeço, pois também uso pra outros tipos de serviço minha máquina. Segue anexa config:

Processador: Phenom 9550+ [box] "Agena"

Mobo: ASUS M2N-SLI Deluxe

VGA: ATi Sapphire HD5850 Modern Warfare 2

RAM: Markvision 4G DDR2 800

HD: Samsung 500G 7200rpm 16mb

Fonte: Seventeam ST-550P-AM

:(

Por enquanto acho que é só, obrigado por sua paciência amigo e se tiver algo a acrescentar, por favor, me ajude! Forte abraço! ^_^

Postado

quanto aos 4gb é normal o windows xp x86 reconhecer 3gb pois os sistemas operacionais de 32bits nao econhecem mais do que isso,para reconhecer é necessario istalar um de 64bits , acho que no seu caso eu tentaria atualizar a bios para a mais recente caso o problema persista teste o processador em outra placa-mãe .

Postado

@CBT220

Obrigado meu amigo, consegui resolver o problema. Algo me dizia que a BIOS precisava ser atualizada, afinal, desde 2008 quando adquiri a máquina a mesma nunca tinha feito tal procedimento.

Tiro e queda. 5m depois, a máquina está belezinha.

Obrigado pela atenção de todos!

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...