Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

A mensagem "retreiving data" apareceu durante uma filmagem.

A camera parou de filmar por alguns segundos, sem um motivo aparente.

Achei que podia ser o sensor de queda (drop sensor), e desliguei ele, por que havia considerável ruindo ambiente, que podia acioná-lo. Mesmo assim, voltou a aparecer esta mensagem.

No "explicativo" manual da Sony, não há informações clara sobre isso.

Seria um problema no HD ?

Postado

Depois de muita pesquisa, encontrei algumas informações que podem me dar algum entendimento sobre o que causou o problema na minha filmadora.

O Buffer Overflow é o início de tudo. Ele é causado por falha na gravação, tanto para o HD quanto para o cartão de memória. Os dados não são gravados, e o buffer de gravação fica cheio, e faz com que a camera pare de filmar. A mensagem "retreiving data" aparece por alguns segundos, até que o buffer seja esvaziado.

Quando se está armazenando os dados no HD, isto pode ocorrer devido a vibrações na camera, que impede que os dados sejam gravados. Não é necessário que a camera esteja vibrando devido a estar balançando na mão de quem a segura. Se estiver próximo a uma fonte de ruído relativamente alta, já ocorre falha na gravação.

Quando o armazenamento é no cartão, pode ocorrer devido a velocidade do cartão. Os dados são captados mais rapidamente do que a velocidade de gravação, sendo que o buffer irá ficar cheio, após alguns minutos (ou segundos), de gravação.

  • 2 semanas depois...
Postado

Meus medos quanto as tecnologias novas, se confirmam...

Depois da chata mensagem "Buffer Overflow", aparece a "Data Error".

Eu estava filmando, em condições que eu considerava normais (sem vibração excessiva na camera), e a mensagem "Data Error" apareceu no visor. A camera ficou alguns segundos tentando recuperar os dados, o que não ocorreu (perdi o trecho que estava filmando), até retornar ao estado Stand by.

Novamente, o fabuloso manual da Sony, explica o que aconteceu:

"Data error:

- An error occurred during reading or writing

the internal recording media of the camcorder.

- This may occur when you keep applying shock

on the camcorder."

Ou seja, nada de útil... Isto voltou a acontecer mais duas vezes, em momentos diferentes. A minha confiança nessa filmadora é próxima a ZERO. Não sei quando ou como ela irá falhar, é estressante.

Postado

Fiz um teste com cartão, que era apenas de 1Gb. E não aconteceu problema.

Mas, como esse erro apareceu de forma aleatória, ainda não tenho conclusões.

Estou comprando um cartão de 16Gb. A torcida para que funcione 100%, é muito grande.

  • 2 meses depois...
Postado

Você tentou a assistência técnica?

Se tentou, o que eles disseram?

Isso pode ser defeito de fabricação?

Ou é a malfadada "sorte" de ter pego um produto dos 8% ruim da linha de fabricação?

Abraços.

Postado

Claudio,

Como eu disse, isto está no manual dela:

"Data error:

- An error occurred during reading or writing

the internal recording media of the camcorder.

- This may occur when you keep applying shock

on the camcorder."

Ou seja, é algo "normal" de acontecer. Não procurei assistência técnica, por que sei que não adiantaria nada. Por ser algo que consta no manual, como possível de ocorrer, e também por que a maioria das assistências técnicas são despreparadas para este tipo de problema.

O que me impressiona, é que eu não vi nenhum relato sobre isso, em nenhum fórum. Não é que só tenha ocorrido comigo, certamente aconteceu com outros, mas não colocaram esta situação ao público.

A sugestão é comprar um CX150, ou aceitar estas travadas dela.

  • 1 ano depois...
Postado

Caro jpaimvideo,

Estou passando pelo mesmo problema, depois de algum tempo, a minha filmadora (mesmo modelo da sua) passou a apresentar este mesmo erro.

Você teve sucesso na resolução do mesmo?

Muito obrigado,

abraços,

  • 5 meses depois...
Postado
Solução simples: cartão de memória SD !

Comprei um de 16Gb classe 8, e acabou o problema. Comprei uma Sony CX110, por que, com HDD, nem pensar !

Pessoal, alguém tem alguma atualização sobre o problema da camera Sony ou todos trocaram o produto? A minha começou a dar este problema recentemente e até agora aqui foi o único lugar que consegui uma explicação decente. Se alguem tiver alguma nova solução, seja gravando em Memory Stick ou seja em outra coisa, me avise por favor. Abraços, Leandro

  • mês depois...
  • 3 meses depois...
Postado
Caro jpaimvideo,

Estou passando pelo mesmo problema, depois de algum tempo, a minha filmadora (mesmo modelo da sua) passou a apresentar este mesmo erro.

Você teve sucesso na resolução do mesmo?

Muito obrigado,

abraços,

Conheço mais dois casos iguais.

A minha filmadora apresentou o mesmo problema e meu cunhado que tem o mesmo moldelo, deram o defeito.

Me parece que é no HDD mesmo.

Vou abrir a máquina e ver se tem jeito de conserar trocando o HDD.

Abraços

  • 2 semanas depois...
Postado

A minha hdr-xr150 começou a apresentar a mensagem buffer overflow e, filmava apenas por alguns segundos e parava. Apertei o reset dela e ela voltou a gravar normalmente (não uso cartão de memória).

  • 5 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...