Ir ao conteúdo

Erro Overclock i5 750

guns945

Posts recomendados

Postado

ola

eu estava testando o meu novo cooler fazendo um oc de 15% no processador e 10% na mobo.

as temperaturas dos núcleos do processador não passavam de 58º e a da mobo de 57º

eu usei o OCCT

uns 3 minutos apos o inicio do teste o pc desligou sozinho apresentando uma mensagem na tela azul dizendo que havia desligado para não danificar nenhuma parte do hardware

gostaria de saber se alguem sabe o que poderia ter dado errado ja que as temperaturas foram aceitaveis

obs: para overclocar eu usei o TurboV Evo da Asus.

componentes do pc estão na assinatura

obrigado desde ja

Postado

Com que programa você fez a medição de temperatura? Qual o valor do vcore que estava configurado para CPU? Você chegou a alterar alguma coisa na BIOS ou apenas utilizou o TurboV? O cooler está devidamente fixado na placa-mãe, incluindo a fan no dissipador de calor?

Pra ele ter desligado desse jeito, uma das opções seria o superaquecimento do processador. Descartando esta possibilidade, pode ser excesso de tensão no núcleo do i5 ou mesmo problema de hardware em algum dos componentes (placa-mãe ou processador mais precisamente, talvez fonte mas é menos provável)...

Falouws :cool:

Postado

eu apenas utilizei o TurboV sem mexer na bios

eu usei o HW Monitor Pro para medir as temperaturas e o TMonitor para medir os clocks

superaquecimento na minha opinião so podeeria ser ou das memorias ou dos hds pois ambos não possuem monitoramento de temperatura

o multiplicador estava perto de 21-22 o vcore eu não me lembro

tambem penso ser difícil haver problema na instalação do cooler ja que a temperatura do processador não passou de 58º

ja um problema na fonte eu acho ainda mais difícil pois ela é nova e aguenta ate 950W sem aumentar a ocilação, testado pelo Clube do Hardware

entretanto se eu soubesse tudo não estaria perguntando, então qualquer coisa que eu tenha pensado pode estar errada

agradeço novamente pelo apoio

Postado
eu apenas utilizei o TurboV sem mexer na bios

eu usei o HW Monitor Pro para medir as temperaturas e o TMonitor para medir os clocks

superaquecimento na minha opinião so podeeria ser ou das memorias ou dos hds pois ambos não possuem monitoramento de temperatura

o multiplicador estava perto de 21-22 o vcore eu não me lembro

tambem penso ser difícil haver problema na instalação do cooler ja que a temperatura do processador não passou de 58º

ja um problema na fonte eu acho ainda mais difícil pois ela é nova e aguenta ate 950W sem aumentar a ocilação, testado pelo Clube do Hardware

entretanto se eu soubesse tudo não estaria perguntando, então qualquer coisa que eu tenha pensado pode estar errada

agradeço novamente pelo apoio

Uma pergunta: em seu estado padrão e sob forte estresse, o PC desliga?

Bem, eu não conheço nenhum destes programas, mas recomendo que você utilize outros para confirmar estes valores, como o Everest Ultimate Edition, o RealTemp, o Core Temp (senão me falhe à memória), etc.

Superaquecimento da memória pode causar instabilidade do sistema, mas não ao ponto dele desligar; dos HDs, idem.

A questão não é da fonte aguentar a carga exigida pelo seu PC e sim verificar se ela não está com nenhum tipo de problema que possa estar causando este desligamento. Poderia sim ser por conta de excesso de carga (por isso questionei sua marca/modelo), mas já que você afirma que ela é de boa qualidade e capaz de segurar sua configuração, o problema de sobrecarca está descartado, mas o de defeito ainda perdura no ar...

Verifique no CPU-Z qual o vcore que foi setado para a CPU, tanto com ela em repouso como com ela a 100%, utilizando o LinX para estressá-lo e poste-os aqui. Simultaneamente, verifique a temperatura com os programas que te indiquei e veja se os mesmos valores são alcançados.

Talvez não seja problema com a instalação do cooler em si, mas com a quantidade de pasta térmica utilizada. Esse cooler não possui a base perfeitamente lisa e se faz necessário utilizar uma quantidade maior de pasta que a convencional para preencher os "buracos" que existem na base, principalmente nas laterais dos heatpipes. Eu sei que esses 58ºC não condizem com esse "problema" da aplicação da pasta, mas o sensor da placa-mãe ou mesmo do processador, apesar de ser raro, podem estar defeituosos.

Por último, se nada disso resolver o problema, só resta ser defeito de fábrica da própria placa-mãe... Pode ser do processador também, mas é muito raro de acontecer de o processador apresentar defeito depois de funcionar perfeitamente; geralmente ele vem morto de fábrica ou morre com pouco tempo de uso.

Se tiver condições de fazer este teste, sugiro que você pegue seu i5, fonte, memórias e teste em outro PC, para ver se o mesmo problema acontece.

Postado

essa foi a primeira vez que o pc desligou sozinho

abaixo os links com verificação do cpu-z e com temperatura do HW Monitor

ocioso: ~34º - http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1367979

full load: ~50º - http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1367979

leve oc: ~58º - http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1366168

arredondei as temperaturas para cima

outa coisa:

faz muita diferença usar esses sofwares que eu uso e esses seus?

obrigado

Postado
essa foi a primeira vez que o pc desligou sozinho

abaixo os links com verificação do cpu-z e com temperatura do HW Monitor

ocioso: ~34º - http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1367979

full load: ~50º - http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1367979

leve oc: ~58º - http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1366168

arredondei as temperaturas para cima

outa coisa:

faz muita diferença usar esses sofwares que eu uso e esses seus?

obrigado

Não era pra fazer, já que tecnicamente os programas adquirem informações da mesma fonte de dados, ou seja, do sensor térmico da placa-mãe e do diodo instalado dentro da CPU. Só recomendei que você os utilizasse apenas para confirmar a informação da temperatura. Ambos não são pesados e são fáceis de usar, então não existe empecilhos para você não usá-los.

Porque que você não tira uma print da tela, contendo o programa de monitoramento e a janela do CPU-Z, hospeda num site de imagens (como o imageshack.us) e hospeda aqui? Os links de validação do CPU-Z apenas confirmam as informações da CPU, como modelo, frequência, vcore, mas não indicam a respectiva temperatura relacionada com cada estado do i5.

Com relação ao vcore, esse valor ai de 1.248V eu utilizei no meu i5 quando overcloquei à 3.8GHz... Ele pode chegar muito bem a 3-3.2GHz com vcore padrão. No TurboV existe uma opção que faz com que o programa fixe a tensão de trabalho do processador, não sendo possível alterá-la enquanto ele tenta overclocar o sistema. Procure-a, deixe ela marcada (tanto ela como qualquer outra que esteja relacionada a manter voltagens fixas, principalmente do IMC, caso haja) e veja se o problema persiste.

Postado

que valores eu ponho no TurboV?

aqui tem marcadores para:

BCLK Freq, CPU Volt, IMC volt, DRAM Bus Volt, CPU PLL, CHB DATA, CHA DATA

aproveitando isso, você saberia o que cada valor desse significa?

obs: acabei de tentar um oc pelo EPU-6 da Asus colocando a frequencia do processador 10MHz a mais e deu o mesmo erro e ele mal chegou a 3.1 GHz

provavelmente foi o vcore que deu instabilidade

obrigado

Postado
que valores eu ponho no TurboV?

aqui tem marcadores para:

BCLK Freq, CPU Volt, IMC volt, DRAM Bus Volt, CPU PLL, CHB DATA, CHA DATA

aproveitando isso, você saberia o que cada valor desse significa?

obs: acabei de tentar um oc pelo EPU-6 da Asus colocando a frequencia do processador 10MHz a mais e deu o mesmo erro e ele mal chegou a 3.1 GHz

provavelmente foi o vcore que deu instabilidade

obrigado

BCLK Frequency é a frequência do clock base; ele é o único caminho por onde você pode fazer overclock com essa CPU, já que o multiplicador dela é travado.

CPU Voltage é o vcore, a tensão usada para alimentar os núcleos do i5.

IMC Voltage é a tensão usada para alimentar a parte Uncore da CPU: controlador de memória, controladora PCI-E e Cache L3).

DRAM Bus Voltage é a tensão usada para alimentar as memórias DDR3

CPU PLL é a tensão que alimenta o circuito gerador de clock do sistema.

CHB e CHA Data eu vou ficar devendo, pois ainda não me aprofundei no assunto.

Desses valores de tensão, o único que recomendo você mexer é o do CPU Voltage (aqui no meu ele fica em torno de 1.16V quando em stock). O resto você deve manter configurado no padrão: IMC - 1.1V; PLL - 1.8V - PCH (Chipset P55) - 1.05V; DRAM Voltage - 1.65V ou menos.

Marcou a opção para fixar as tensões? Se você não marcar, toda vida que você mandar o TurboV realizar a tentativa de overclock, ele vai aumentar a tensão assim que encontrar uma dificuldade na subida do clock. Com o vcore padrão eu consegui atingir 3.2GHz aqui usando o TurboV com as tensões travadas, mas ele apresentou várias telas azuis durante o percurso e isso infelizmente é normal. Talvez poderia até ter conseguido mais, mas na época em que o utilizei, eu almejava apenas 3.2GHz.

Agora, que mal lhe pergunte, qual o intuito de fazer overclock nesse excelente processador, que faz de tudo em seu estado natural sem pestanejar?

Postado

simplesmente para saber ate onde o pc aguenta

hehehehe

conheciemento também

alem disso , quando chegar o dia em que o i5 fique lento em relação aos processadores atuais eu ja saiba como fazer o oc

mas principalmente so pra ver te onde ele suporta

hehehehehe

agora voltando ao oc:

sabendo que a melhor maneira de fazer o oc é aumentando a frequencia da base isso não aumenta o clock do bus da placa-mãe automaticamente?

outra coisa, por onde eu faço o oc no TurboV? abaixo duas imagens das interfaçes possiveis:

http://i.neoseeker.com/neo_image/173870/article/asus_maximus_gene/TurboV-EVO_thumb.jpg

http://www.legitreviews.com/images/reviews/1168/ASUS_P7P55D_Premium_evo_2.jpg

e por onde eu mantenho o vcore constante?

eu tentei fazer tambem pela bios com os parametos:

Tente algo assim:

Ai Overclock Tuner: Manual

CPU Ratio: 20

Speedsteep: Enable

Extreme Phase Full Power: Auto

BLCK Frequency: 180

PCI-E Frequency: 100

DRAM Frequency: DDR3 1440 (ou um valor mais baixo)

QPI Frequency: menor valor

DRAM Timmings: 9 - 9 - 9 - 24 (padrão da memória, o restante em Auto)

CPU Fixed Voltage: 1.13125

IMC Voltage: 1.16875

DRAM Voltage: 1.4875

CPU PLL Voltage: 1.8

PCH Voltage: 1.05

Load Line Calibration: Auto

CPU Spread Spectrum: Disabled

PCI-E Spread Spectrum: Disabled

Estou usando assim aqui, apenas com as memórias em 1800Mhz.

PS: Comece com valores de vCore e IMC mais altos, dai caso fique estável, vai baixando até o menor valor que continue estável.

e o pc não entrou no windows

obrigado

Postado
consegui!!!

usei o auto tunning do turbov no fast tuning

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1372027

3.71GHz

usando o occt deu 40% de oc no processador e 37% na mobo

o interessante foi ver que funcionou com 1.4 de vcore, o que me leva a perguntar:

isso danifica o processador, colocar o vcore muito alto?

obrigado

Sem sombra de dúvidas... E esse valor já considero beeem alto para o i5. O máximo que botei aqui foi algo em torno de 1.30V, acima disso eu não arrisco. Ele custou muito caro para ser morto na prática de overclock, coisa que ele não precisa e nem vai precisar por um bom tempo.

Postado
consegui!!!

usei o auto tunning do turbov no fast tuning

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1372027

3.71GHz

usando o occt deu 40% de oc no processador e 37% na mobo

o interessante foi ver que funcionou com 1.4 de vcore, o que me leva a perguntar:

isso danifica o processador, colocar o vcore muito alto?

obrigado

Opa! Ja faz um tempo que eu não aparecia por aqui, mas to de volta :P

Cara, primeiro eu recomendo você parar de fazer over com software. Faça overclock na bios. Outra coisa, a sua máquina desligou depois alguns de minutos na primeira vez mesmo com as temperaturas estando boas certo? Não é porque as temperaturas estejam boas que a maquina nao possa travar ou reiniciar, isso pode acontecer porque o seu overclock não esta estável. Esses programas de testes/stress servem para dois propósito: verificar as temperaturas em LOAD e verificar estabilidade do sistema em overclock. Claro que podem exister outro fatores como fonte de energia ruim e etc...

Como você tinha dito anteriormente, você conseguiu usando o auto tunning to turbov certo? Por exemplo: ele jogou 1.4 de vcore. O motivo pelo qual ele jogou um vcore tão alto qt esse é pra garantir que não vai faltar vcore no momento que você estressar o sistema, mas isso não quer dizer que o seu sistema precise de um vcore como esse. 1.4 de vcore e MUITO alto e perigoso para um processador da serie iX. Pra saber qt de vcore e outras voltagens você vai precisar pra segurar o seu sistema estável é so testando. Mas posso adiantar que provavelmente você não vai precisar passar dos 1.3 de vcore o que eu ja acho BEM alto. Obvio fora o vcore existem diversas outras voltagens e frequencias que você vai precisar alterar pois tudo funciona como um conjunto. Outra coisa que você deve saber: overclock que funcionou por 30 minutos não significa um overclock estável, muita gente testa o over por algumas horas para ter certeza alguns ate mesmo 1 dia inteiro. Isso porque as vezes em x minutos o seu sistema ta funcionando e daqui a pouco tudo para de funcionar. De uma lida em alguns artigos na net a respeito de overclock em processadores da serie i5. Eu digo i5 pois o seu processador e um i5, você pode ler um guia para overclock em processadores na série core duo, core 2 e etc, mas algumas coisas são diferentes em relação aos novos da série i3/i5/i7.

Mais uma coisa, embora você possa "copiar" as configurações de overclock de outros pcs isso não siginifca que essas irão funcionar para o seu sistema. Embora os processadores sejam da mesma linha, cada processador e diferente. Por exemplo no meu i7 o meu vcore esta em 1.20 e estou usando ele em 4.0Ghz, tive sorte de pegar um processador que me permitiu fazer um over alto com pouco vcore, outros ja vão precisar de mais vcore para manter o sistema estável em 4.0. Eu considero o meu oc estável considerando que fiz 3 testes diferentes: 24hrs Prime95 Blend, 24hrs occt, e Linx 20 runs com problem size de 25000, todos sem erros ou travamentos. Sou meio paranóico... hehehe :P

Boa Sorte cara.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...