Ir ao conteúdo

Ajuda com contador up/down com ou sem PIC

digoexe

Posts recomendados

Postado

Preciso fazer um contador up/down, o mais fácil possível que vá de 0 até 100, não tenho noção quase nehuma de eletrônica!...

Postado

Primeiramente bem-vindo ao fórum.

Amigo, aqui as coisas não funcionam do jeito que você deve estar pensando. O objetivo do fórum é ajudar as pessoas, e, para mim, entregar tudo pronto na mão de um leigo não é ajudar. Você nem ao menos sabe o que vai usar para o contador. Um CI? Um PIC? Se sim, qual linguagem você vai usar? C? Assembly? Basic? Onde está o esboço do seu projeto? Cadê o esquema elétrico? Assim você não conseguirá nada, amigo. Na boa, pesquise um pouco e dê uma lida nas regras do fórum antes de postar qualquer coisa.

Postado

Vou montar um contador de 3 digitos e tenho uma duvida na ENT. devo por o que? Ja sei que essa parte que detrmina se soma ou diminui uma unidade !

art0152_01.png

Postado

Bom, meu amigo, em primeiro lugar o circuito está errado, faltou ligar o pino 11 do primeiro 7490 ( o que recebe o sinal ENT ) ao pino 14 do segundo 7490, e novamente ligar o pino 11 do segundo 7490 ao pino 14 do último 7490.

Este circuito só irá contar para cima, pois o 7490 é um contador binário comum.... não tem nada a ver com somar ou diminuir uma unidade !

Se quiser fazer algo tipo UP/DOWN, tem muitos outros CI's, por exemplo o 74LS193, o CD4029, entre outros tantos.

Na ENT, voce tem de colocar algo tipo um oscilador de onda quadrada com frequência baixa, tipo 1 hertz, assim voce verá a contagem aumentar 1 unidade a cada segundo.

Ou voce pode usar um circuitinho tipo biestável com duas portinhas lógicas e um botão, quando voce acionar o botão vai gerar um pulso e isto irá aumentar a contagem.

Veja se é isto que voce queria saber, ok ?

Paulo

Postado

Vou montar um contador up/down e achei esse esquema na internet, agora queria saber se o PIC é só comprar e botar no circuito ou tenho que fazer alguma programação ?

PICCounter3d1.GIF

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...