Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com refrigeração/ventilação


Ozzy1

Posts recomendados

Boa tarde amigos.

Ultimamente tenho tido problemas de temperatua com meu pc, processador chegando a 55°C full e placa de video chegando a 109° full; fazendo meu pc desligar variás vezes.

Após dar uma boa limpada no pc (principalmente nos coolers) consegui diminuir bem a temperatura processador 47°C full e placa de video 93°C full, mas ainda não esta ideal.

Por isso venho aqui pedir a ajuda de quem tem mais conheçimento sobre.

Pela primeira vez em 2 anos vou trocar a pasta termica, vou por essa

Tambem vou por um Cooler ao lado da placa de video esse

E no fundo do gabinete tem espaço pra mais um cooler.

Minhas perguntas são as seguintes :

Esse cooler que vou por no fundo do gabinete seria melhor um para saida ou entrada de ar?? E qual marca e modelo seria melhor.

Esse computador ja esta com 2 anos, será que há a necessidade de trocar o cooler do processador também??

Essa pasta termica e o cooler que vou por ao lado da placa de video que indiquei acima são boas??

Configuração do pc

Gabinete - 4 Baias Preto Mod.2711 UNICOBA

Fonte - 460 Watts Real COOLER MASTER

Placa mãe - P5K SE ASUS

Processador - Core™2 Duo E8500 3.16 Ghz 6Mb INTEL

Placa de video - 512Mb HD4850 ATI RADEON

Ram - 4gb - 2x2 ddr2 800mhz

Fotos

post-436969-13884957057668_thumb.jpg

post-436969-13884957058377_thumb.jpg

Não sei se um cooler de 12cm daria certo na parte traseira do gabinete, pelo que eu medi deu em cima 12cm na lateral, alguem que conheça esse gabinete saberia me dizer??

Se alguem puder me ajudar agradeço desde ja.

Abraços

obs.Se acaso postei em lugar indevido desculpe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, seu processador não está superaquecendo. A temperatura máxima suportada por ele é 74,2ºc.

Fonte: http://ark.intel.com/Product.aspx?id=33911

Sua VGA, ao contrário, não está com a temperatura ideal. Não conheço bem a HD4850, mas se não estiver enganado, a máxima dela é 95ºc. O ideal é que fique abaixo dos 80ºc.

Pelo que deu para ver na foto que você postou, ser gabinete não possui nenhuma fan (ventoinha), correto? O ideal é que tenha, no mínimo, uma na frente insuflando ar e uma no painel traseiro como exaustor. Do contrário, seu gabinete pode se tornar um "bolsão de ar quente". Esse pode ser o motivo do aquecimento de sua VGA.

Para saber se você está com problema de ventilação no gabinete, faça o seguinte teste: abra o gabinete, direcione um ventilador para a abertura e faça medições em full. Caso não tenha ventilador, abra o gabinete e o utilize na horizontal, deixando a abertura voltada para cima, para que o ar quente possa sair.

Além de instalar esses dois fans, você pode desmontar o cooler de sua VGA e reaplicar a pasta térmica nela. Vai ajudar.

Pode-se também pensar em instalar um fan na lateral do gabinete, para jogar o ar frio de fora diretamente sobre a VGA, para facilitar o trabalho do cooler dela.

Um fan de 120mm tem o exato diâmetro de um CD. Pode-se verificar com ele.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

Infelizmente no meu gabinete não tem como por um cooler na frente p/ entrada de ar e outro atras p/ saida, tem espaço só atrás mesmo. Só se eu fizer um buraco na lateral, mas acho que não é pra tanto...ja que vou por esse Cooler do lado da placa de video. E já que vou poder por somente uma melhor deixar como exaustor né??

Eu medi com um cd como você disse, o cd ocupou pouco mais do espaço coisa de 1 cm de diametro daquele circulo no fundo ( da pra ver na foto o circulo q to falando)Pelo jeito vou ter que por um de 9,2 cm mesmo, conheçem algum bom neste tamanho??

Minha placa de video é Essa será que da pra aplicar pasta termica nela?? Se der pra usar é a mesma pasta ou tem que ser uma propria pra vga.

Valeu a dica drido, não manjo nada de pasta termica a unica coisa que sei é que as de base de prata são melhores que as de base de silicone hehe.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ozzy, só mais uma dica. Já que seu gabinete não é muito bem refrigerado, é ideal que você corte o "círculo cheio de furinhos" do painel traseiro, exatamente onde será instalado fan exaustor. Isto aumenta consideravelmente o fluxo de ar.

Outras pastas térmicas de excelente qualidade são a Arctic Silver 5 e as Arctic Cooling MX-2 e MX-3 (esta ultima é muito cara, acho que não compensa pelo custo).

A mesma pasta térmica utilizada no processador pode ser aplicada na VGA.

A ideia do fan no painel lateral do gabinete é para que o cooler de sua VGA tenha ar frio para trabalhar. Você pode comprar o melhor cooler para VGA do mercado, mas se ele trabalhar só com ar quente, não melhorará muita coisa (o mesmo vale para o cooler do processador).

Lógico que estas modificações devem ser feitas gradualmente, ou seja, primeiro você troca as pastas térmicas (CPU e VGA) e instala o exaustor. Se isto não abaixar o suficiente a temperatura da sua VGA, daí você instala o "cooler" adicional na VGA. E se ainda assim ela permanecer alta, coloca o fan lateral.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite.

Estarei indo amanhã na Santa Efigenia comprar os coolers e pasta termica e ainda estou em duvidas sobre qual pasta termica irei comprar, estou pensando em comprar a Artic Silver 5, mas por ela ser a base de Prata também posso usa-la na placa de video?

Li aqui no forum mesmo que uma pasta termica a base de prata não é indicada para se usar em placa mãe, gostaria de saber se também cabe isso a placa de video ou não tem nada a ver.

Caso não puder usar essa pasta tanto na cpu como na placa de video, vocês poderiam me indicar uma BOA pasta termica em que eu possa usar nos 2 ?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há problema algum em usar a Artic Silver 5 não, é ótimo até!

Porém tome um cuidado, NUNCA dê bobeira e deixe sobra de pasta térmica em contato com outros componentes, somente em cima do Die, a partezinha preta da imagem. Se ficar pasta nos outros componentes, pode occorer curto-circuito.

gf108_die_shot.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!