Ir ao conteúdo

DMI vs QPI ?

Schroder

Posts recomendados

Postado

Olá,

Estou lendo a respeito das novas arquiteturas Intel de "barramentos" DMI e QPI. Só para relembrar, essa conexão ponto-a-ponto QPI tem como vantagens principais a utilização de caminhos idependentes para o controle de memória e periféricos, e também dois caminhos de dados idependentes para leitura e escrita no caso do controle de periféricos.

Como eu não encontrei muita coisa a respeito do sistema DMI e a comparação com o QPI, venho aqui perguntar qual é a diferença básica entre as duas arquiteturas?

Postado

Eles são tecnologias completamente diferentes.

O QPI pode oferecer maior rendimento.

DMI foi projetado para conectar-RAM, GPU, CPU e todos os diretamente na CPU, por isso há menos sobrecarga de desempenho a partir da conexão entre o northbridge e CPU.

Os Lynnfield atualmente só tem até 16 lanes para PCIe, que pode ser dividido de forma diferente, embora, um PCIe 8x/8x 2,0 oferecem largura de banda suficiente para todas as placas no mercado.

DMI usa apenas um chipset (P55/PCH) que tem o controlador SATA, USB, etc conectados a ele.

QPI coloca o controlador de memória RAM só na CPU, e deixa as pistas PCIe para northbridge (X58 ). SATA, USB, IDE, som, etc, separadamente, localizado na southbridge com motherboards QPI (ICH10).

Como afirmei anteriormente, QPI é tecnicamente mais rápido do DMI (dependendo da freqüência), embora ambos oferecem largura de banda suficiente para satisfazer a maioria de tudo.

A diferença real entre eles é bem insignificante, acredito eu.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!