Ir ao conteúdo

Pentium 4 Northwood

zhiad

Posts recomendados

Postado

Tudo começou, quando pensei em comprar uma FX 5950 MSI., aliás, ninguém tem. Entregam em 10 /20dias úteis.

Pensei bem e chego a algumas conclusões:

Nada do que tenho cumpre o que promete. O Athlon por ex.. não funciona bem com Dual Channel, as FX são um LIXO,Hd SATA que deveria ser um torpedo é outro lixo e tenho que ligar numa controladora que e outra m.........(promise), etc, etc etc....

Como NUNCA tive um Pentium, pensei em comprar, em mudar de ARES(VIDA NOVA)

Quem já comparou os dois processadores o que acha?

Tenho 2 .500 (talvez um pouco mais) pra compar um processador e uma placa mãe

Vi no portal do PC este aqui: - Pentium 4 Northwood 800Mhz 3.4 GHz HT 512 kb soquete 478 BOX R$ 1.762,80 .

Gosto muito da AMD e nunca coloquei a mão num P4, mas acho que ta na hora de mudar(sei lá)

Já houve muita polemica desnecessária a respeito de AMD /INTEL. A ideia não é criar mais polemica, mas achar uma melhor solução pra todos que gostam de Hardware,

Valeu.................... :ph34r:

To pensando numa MB/ MSI pque funciona bem e tem um precinho legal . Se alguém tiver uma ideia melhor...........

B)

Postado
O Athlon por ex.. não funciona bem com Dual Channel

isso se dá devido a qualidade da suas memorias, o processador não tem nada a ve com isso. pra se usar dual-channel tem que se usar memorias de marca e identicas.

as FX são um LIXO

não que elas sejam um lixo elas só são fraquissimas no Pixel Shadder 2.0,

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.edurm.kit.net/hl2.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Gosto muito da AMD e nunca coloquei a mão num P4, mas acho que ta na hora de mudar(sei lá)

agora se você tiver $ pra comprar um p4 compra esse aqui:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=60573

agora computa mais $ pra um bom COOLER de no minimo R$ 150,00

falou

Postado

Tudo bem mudar pra Intel, é bom ver os dois lados da moeda...

1 - NÃO PEGUE um 3.2 ou 3.4 . É muito dinheiro por algo que pode ser obtido via overclock. Busque um 2.6 ou 2.8 (barramento 800MHZ, lógico) e taque overclock. Isso chega facinho nos 3.4, 3.6 (e é bem mais barato)

2 - De placa mãe vai de chipset 865. Tem a Asus, a MSI, as opções abundam...

Postado

Oi amigo...

Quer fazer um bom negócio com essa grana toda...

Compra um P4 2.8 800Mhz HT + ASUS P4C800-E-DELUXE + THERMALTAKE SPARK VOLCANO 7+.....

Com este conjunto processador + placa mãe + cooler você já tem tudo de ÓTIMO aí em suas mãos....

Foi a compra que eu fiz e estou SATISFEITÍSSIMO.....

Preços que eu corri atrás e consegui fechar:

P4 2.8 800Mhz HT BOX por R$720,00

ASUS por R$990,00

Cooler por R$150,00....

Ainda sobra dinheiro para pegar uma ótima placa de vídeo ou simplesmente para você guardar e gastar com outra coisa......

Acima de 2.8 os P4 são CAROS DEMAIS e você consegue colocar um over no 2.8 que passa de 3.2 brincando....

OK...

Ps: Não pegue chipset 865 não, TEM QUE SER 875.....

Boa compra....

Postado

Belz,

Como to completamente por fora de P4.... já esta ficando mais claro...

essa 875 eu nem tinha ideia. to vendo essa MSI aqui:

http://www.msimiami.com/NEW/spanish/produc...0(6758)_spa.htm

Valeu pessoal....por favor continuem com as opiniões..assim tá legal e tem ajudado a esclarecer.

To mei cansado de comprar e me arrepender depois...Dessa vez quero fazer com consciencia... B)

Postado

To com uma Asus P4P800 + P4 2.8Ghz HT 800Mhz de fsb e to rindo à toa ,nem fiz over ainda e tá bom pra caramba . Quanto aos HD SATA tenho um raptor da Western Digital 10K rpm que ainda não vi melhor a não ser SCSI .

Postado
Postado Originalmente por eduardoferreira@28 fev 2004, 21:58

Ps: Não pegue chipset 865 não, TEM QUE SER 875.....

Muito mais caro por 10% a mais de performance???

Sim, ele é melhor, mas o problema é o orçamento. R$990,00 por uma placa!!!

• Membro VIP
Postado

Zhiad, o que você esperou de um HD SATA?

Faz um bom tempo que não escrevo lá no fórum de hard disk, mas se você procurar, há um tempão atrás eu ficava alertando as pessoas que HD ATA133 não era mais rápido que um HD ATA100. Porque o SATA que transfere até 150MB/s seria mais rápido que um ATA133?

Isso é apenas a interface da controladora. Como a maioria dos HDs tem transferência máxima em torno de 60MB/s e pouco cache, não faz quase nenhuma diferença ser ATA100, ATA133 ou SATA150 se o HD em si for o mesmo.

Para que o SATA fizesse realmente diferença, você teria que comparar HDs com grandes quantidade de cache (8MB é pouco pra fazer diferença) e taxa de transferência máxima bem acima dos atuais 60MB.

O Toledo falou nos Raptors. Esses já conseguem taxas maiores, da ordem de 80MB/s. A diferença entre ATA133 e SATA150 seria ainda pequena, mas já faria um pouco mais de diferença.

Importante mesmo é quando você monta um sistema RAID, aonde dois Raptors facilmente ultrapassam a taxa de transferência do ATA133 e também ficam no gargalo da SATA150. Ai faz sentido você gastar com HD SATA.

Não entendi o que você diz o Dual Channel não funciona. O ganho é pequeno mesmo. Em jogos, o ganho parece ser maior, pois apesar de o processador aproveitar pouco, você tem grande largura de banda sobrando para a placa de video e outros componentes que fazem acesso direto a memória.

Mesmo no P4 o dual channel não traz grandes ganhos. Tirando testes que só dependem da memória (e mesmo alguns desses), o ganho é pequeno (já vi artigos comparando uma velha i845PE rodando com FSB 200MHz com uma i875P, com PAT portanto, e o ganho não é tão grande comparado com o aumento de desempenho nos testes de memória, tipo 10% em média, sendo bonzinho). Depende o que você roda, dual channel não se justifica, apenas para quem quer viver com o melhor que existe e não se importa de gastar um pouco mais por alguns %.

Agora a pergunta mais importante. O que você quer com um micro desses? Qual o uso que o micro tem pra você?

Todo mundo precisa dizer isso. Não importa se é só uma máquina pra bater recorde do superpi, se é só pra fazer inveja no vizinho, etc.

Ah, existem placas com chipset i865 com o PAT ativado, o que dá um desempenho que deveria ser igual ao do i875P. E acho que essa diferença é menor que 10% ainda.

Postado

Zhiad,

Já tive muitos sistemas Intel, inclusive o atual (veja abaixo).

Se a intenção for fazer over, eu iria de 2.4C ou 2.6C, no máximo 2.8C, caso contrário (sem over) você pode pensar num de maior clock.

EVITE os Prescotts por enquanto. Eles estão esquentando muito e estão na primeira revisão. A própria Intel já anunciiou um novo stepping dos Prescott para breve.

Se você conseguir, procure um 2.4C ou 2.8C com stepping M0 (SL6Z3 ou SL6Z5). Esses têm se provado os melhores overclockers entre os últimos Northwoods.

Em termos de motherboard eu iria de Abit ou Asus. A Asus tem se provado um pouco mais consistente com os P4s 800MHz, mas os overclocks mais radicais parecem pertencer às Abit. É claro que isso é apenas minha percepção a partir dos inúmeros fóruns gringos que frequento e pode não ser totalmente verdade. As Abit são um pouco chatas com algumas memórias em overclock, você precisa pesquisar antes de comprar. Veja no site deles ou no site do fabricante da sua memória. Tanto as i865 quanto as i875 têm desempenho muito semelhantes. As i875 contam com alguns recursos a mais, avalie se são úteis para você.

Por fim, não se esqueça de comprar processador e memória compatíveis com o overclock que você quer fazer. Lembre-se que você não poderá mexer no multiplicador e portanto algumas contas são essenciais para que o proc e a memória sejam ambos aproveitados ao máximo (pelo menos no papel, porque é claro que cada chip é um chip).

Postado

SLEDGE,N803 e o pessoal todo:...

É isso que eu queria, opiniões lucidas e sem paixão.

Eu e que tenho mania de ir comprando tudo (freud explica) sem uma analise criteriosa. Desta vez quero fazer tudo com calma.

Quanto ao HD, eu me lembro do que o Sledge falou, mas confesso que não acreditei muito, preferi acreditar nos fabricantes e como não dava p/ comparar antes eu pagava pra ver.

O que quero de uma máquina é : O.C. GAMES,GAMES, GAMES, rodar tudo ao mesmo tempo sem reclamações e quando chegar a visita, ela tem que sair com os cabelos em pé.(APAVORAR, PRO CARA SENTIR FIRMEZA) :tantan:

Só um comentário: Pc é igual criança, quando não tem ninguém na área funciona que é uma beleza. mas é só chegar uma visita ele começa a dar pau... PUTZ! ( quer chamar a atenção e te ridicularizar)

Só mais uma: o papo dos Pentium aproveitar bem melhor o Dual Channel eu li, acho que aqui mesmo no fórum . Não me lembro exatamente onde..

E convenhamos, essas FX são o maior lixo que já vi ( essas sim eu pude comparar e todos que conheço estão decepcionados, a TI 4600 que eu tinha, era bem melhor (apesar dos drivers da Nvidia).

E isso aí, obrigado pela força e por favor não parem............ B)

SLEDGE meu camarada, estava com saudades . O forum ganha muito, com gente como você..... ( ando meio sentimental :zoio: )

Postado
Postado Originalmente por tabgal@29 fev 2004, 11:10

Muito mais caro por 10% a mais de performance???

Sim, ele é melhor, mas o problema é o orçamento. R$990,00 por uma placa!!!

Esse que é meu medo! - To cansado disso...... B)

• Membro VIP
Postado

Cara, gastar num P4 3.4GHz HT 800MHz é investir numa máquina boa, claro. Não tem athlon XP que seja tão rápido.

A questão é que, pelo que você está disposto a gastar, dá para comprar um Athlon 64. No portaldoPC tem, com um baita prazo claro, mas tem um A64 3400+ por uns R$1600 e boas placas por volta de R$600.

Aí sim...

Quanto aos HD´s, é bem como o Sledge falou, não adianta a interface, qualquer HD de 7200RPM vai ter essa taxa máxima sustentada de 60Mb/s.

Agora, tem uns HD´s WD SATA que são de 10K, esses sim, daria uma diferença. Imagina 2 desses em RAID0...

Postado

como o coelho72 disse, considero interessante pensar no athlon 64, creio que num futuro próximo, a tecnologia de processadores 64 Bits, vai se tornar comun, e quem tiver processadores de 32Bits vão começar a ter problemas com programas!

mas se for mesmo pegar um Pentium 4, acho interessante pegar um 2.8C e uma MSI 865PE Neo2 Fis2 r, cm recursos de overclock dinâmico! gsto muito dessa placa! nunca tive dores de cabeça com nemhuma máquina que montei com ela!

Falou

• Membro VIP
Postado

Zhiad, games?

Acho que você precisa olhar esse teste aqui: http://www.aceshardware.com/read.jsp?id=60000304

Olha, o processador não é tão importante quanto a placa de video.

Ela que determina tudo primeiramente. Então uma Radeon 9800 XT deveria ser o seu sonho.

Depois vem o processador e a largura de banda de memória.

Pelos resultados no 3DMark2k1, o A64 é mais rápido que o P4, e o FX fica meio difícil de comparar com o P4 EE, porque esse chega a ter algumas vitórias, mas acho que o FX ainda vence a maior parte. Tem que olhar outros testes mais novos nesse site e contar, coisa que as 5 da matina é meio difícil.

Pra overclock você precisa de mais coisas do que apenas processador e placa. você tem que conhecer as limitações de cada um. Hoje em dias as maiores limitações de ambos é a quantidade de energia nessária pra alimentar eles em overclock pesado e que depois precisa ser dissipada. Com air cooler tudo fica mais complicado, muitas vezes o erro/travamento ocorre porque o processador ficou um tanto quente. Pelo menos um watercooler razoável pra fazer isso.

E para alimentar você precisa de alguma coisa boa, que seja pensada para dispender algo em torno de 150W só com o processador (junte outros 100-120W com a placa de video). Isso é suficiente para chegar a matar fontes tão boas quanto Antec, Enermax, etc. Essa é a vida de quem quer levar o overclock até o limite, precisa brigar contra esses lmites.

Pense bem ai e coloque tudo na ponta do lápis e analise o que você realmente quer.

Postado

Isso depende de cada um, pro exemplo eu: tenho um p3 1.1 fsb 1.10x10 256 ram, 60g 20x40, placa-mãe soyo, gf2 mx200, 256 ram,(ele e meu segundo, o primeiro era um Acer Aspire 3000) so tenho planos de comprar um hd 120, uma ceramike e mais 256 ram, a 256 tem mais de 1 ano que estou pra comprar, mais ainda não e estão necessario, esse e meu segundo micro, já tenho ele a 4 anos e estou super satisfeito, ia comprar um notebook, estava em duvida entre um HP p4 2.8 ou um ibook 800 mhz, mais depois de pesquisar vou juntar mais um pouco de grana e pegar um powerbook ( o g5 que ta pra lancar ) ai vou ter micro pra uns 8 anos.

Edit: coloquei errado o certo seria 11x110.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...