Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola Pessoal,

Preciso fazer um projeto com PIC (no caso 18F452) que ele gere um relatorio simples (resultado de uma opercao com a data/hora) que seja impresso em uma impressora matricial. Eu li um topico (PIC + Impressora) mas eu ainda estou num nivel mais basico e por isso nao entendi como fazer.

Eu fiz um layout no Proteus com o PIC, Max232 e uma Porta DB9, como pode ser visto na figura anexada. O meu problema esta em fazer o codigo C para isso. Fiz a inicializacao dos pinos, mais nada do que isso. Coloquei tb um monitor virtual do proteus para efeito de teste, mas tb nao sei se é valido. Por favor, alguem pode me ajudar em fazer o meu PIC conversar com uma impressora ?

#use rs232(baud=9600, xmit=PIN_C6,rcv=PIN_C7)

Alguem pode me ajudar com isso ?

Valeu

post-780762-13884957184588_thumb.jpg

Postado

Muito obrigado pela sua atencao, neto_e_khelen.

Eu quero ligar o PIC direto numa impressora, tipo aquelas impressoras bem simples de supermercado. Preciso usar a comunicacao serial RS232.

abraços,

fabio

Postado

Me parece que é serial pelo post dele. Ele postou também os parâmetros da comunicação logo acima da imagem do circuito.

E se for tipo simples como voce diz, basta apenas transmitir CR e LF para controle de linha, mais os códigos ASCII normais dos caracteres. E não precisa usar a recepção serial, basta apenas controlar os sinais de erro e buffer cheio, creio que são os DTR e CTS da porta serial. Precisaria ler esses sinais para fazer o controle de fluxo.

Isto é bem simples, mas não posso ajudar mais porque não entendo nadinha de C..... mas tem muitos aqui que podem te ajudar, pois é bem básico quando se trabalha com microprocessadores, ok ?

Pessoal, ajudem ai !!!!!!!!!!!!!!

Paulo

Postado

Muito obrigado Paulo !

Vou estudar essas dicas que você deu. Eu sou iniciante em programacao em PIC por isso não noção nenhuma de como fazer.

Como você disse, se alguem tiver um exemplo pra me passar eu agradeceria muito.

Postado

Fábio, o truque é voce ler o status dos pinos que te falei, antes de enviar um byte, pois o buffer da impressora fica cheio e voce tem de parar e esperar até ele sinalizar que pode receber novamente.

A vantagem é que esse sinal não tem nenhum segredo, se tiver num nível, pode transmitir, se tiver no outro nível, não pode transmitir, e pronto !

Os dados a serem transmitidos são simplesmente letras e numeros usando o ASCII, mais o código ASCII do CR ( Carriage Return ) e do LF ( Line Feed ).

Seu esquema não prevê a leitura dos pinos de sinalização, mas voce pode abandonar o sinal RX pois não vai precisar dele, e utilizar o MAX232 que fazia a conversão do RX para sinalizar, por exemplo, o CTS, que se não me engano é o sinal que o buffer da impressora utiliza para dizer que não pode receber mais nenhum caractere no momento, ok ?

Agora, a linguagem C é com você !!!! Eu estou velho demais prá isso ....

Boa sorte !

Paulo

• 8 anos depois...
Postado

Olá amigo, sei que já faz quase uma década, porém, estou passando pelo mesmo problema que você enfrentou. Conseguiu alguma solução?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!