Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou aqui com uma P5KPL-AM/BR, 2 pentes de 2gb cada de memórias DDR2 800mhz e um Core 2 Quad Q9400 tudo novo.

Fiz a montagem do pc todo certinho e tá funcionando normalmente .

Porém, a placa não tá reconhecendo os 4GB de memória.

Somente 2GB em Single channel.

Olhando com programas de diagnostico de hardware enchergo os 2 pentes nos dois slots normalmente porém nem o sistema nem a placa tá reconhecendo os 4GB.

Há alguma configuração a ser feita na BIOS pra eu poder usar os 4gb e em dual channel?

Postado

Então amigo . A placa de video é onboard sim , não comprei uma off ainda .

Estou abismado com esse problema.

O certo, eu acho, seria a placa reconhecer automaticamente os 4GB e trabalhar em dual channel..

Más não tá acontecendo isso.

Com o sistema ligado (win XP) e com ajuda de programas de diagnostico tais como Cpu-z, everest e outros eu consigo ver as 2 memórias nos dois slots corretamente .

Más nem a placa, bios ou o sistema reconhece os 4gb.

Sei que deve haver alguma configuração a ser feita ou na bios ou em outro lugar más nao sei como proceder, peço ajuda.

Fico no aguardo .

Postado

seguinte, quando você usa 4GB de RAM nesta plcaca dotado de G31, parte da RAM fica retido para o IGP "video onboard" e outra parte fica disponível para endereçamento de hardwares, se sua bios está configurada em [auto] no IGP, certamente 256MB se não me engano fica indisponível para o sistema, e mais aproximadamente 750MB para endereçar os Hardwares, isso da aproximadamente 3 ~ 3,2GB de RAM disponível para o sistema.

Postado

dual apenas alarga a banda das memórias, e nada mais, ou seja, é como transformar uma rua de mão dupla em uma AV de duas vias.

Geralmente basta por dois módulos nos slots certos, geralmente de mesma cor e o Dual acionará.

Quanto ao 4GB na totalidade "na realidade isso só satisfaz ao ego" você deve trocar a placa por uma com chipset acima do G33 ou 975X , possuir VGA offboard e um O.S x64 ou um de 32Bits com suporte a PAE.

Postado

Eu possuo em mãos o XP e o Seven ambos 64bits e pretendo instala-los pois sei que sistemas 32bits nao reconhecem mais do que 3GB .

Se eu instala-los, não há nada que possa ser feito para usar mais de 2GB sem ter que trocar a placa nao ?

No momento estou totalmente incapacitado de adquirir uma placa nova .

Se eu soubesse desses pbms não teria comprado essa a 1 mes atras . :/

Será se não tem nada a ver com o Fsb do processador ser 1333 e a frequencia das memorias serem 800mhz ?

:S

Postado

FSB não tem nada a ver com as memorias, é apenas a frequéncia do processados como o chipset, e isso não deveria influênciar, eu aconselharia você a experimentar colocar apenas um pente de memoria e testar os dois

outra coisa, no setup aparece 4Gb?

Postado

Já testei os dois pentes individualmente e os dois são novos .

Tanto as memórias , quanto processador cooler e placa sao novas .

No setup nao aparece as duas mas com programas de diagnostico vejo as duas em seus devidos slots com 2GB cada .

Postado
Eu possuo em mãos o XP e o Seven ambos 64bits e pretendo instala-los pois sei que sistemas 32bits nao reconhecem mais do que 3GB .

Isso é mito, o Buffet do O.S 32Bits é 4GB, é como você calcular o a quantidade passageiros contando com o motorista.

Se eu instala-los, não há nada que possa ser feito para usar mais de 2GB sem ter que trocar a placa nao ?

Se fosse da gigabyte até que rola, porém G31 não possui mais que 32bits de Address range. Como disso no post anterior, brigar por estes 500~750MB indisponíveis é bobagem, só satisfaz ao ego.

No momento estou totalmente incapacitado de adquirir uma placa nova .

Se eu soubesse desses pbms não teria comprado essa a 1 mes atras . :/

Será se não tem nada a ver com o Fsb do processador ser 1333 e a frequencia das memorias serem 800mhz ?

:S

O FSB do processador não tem relação com o Clock das memorias, exceto para você calcular o divisor.

Postado

http://www.intel.com/portugues/products/chipsets/g31/index.htm

Olei a especificação, tanto da placa mãoe como do chipset, e diz que deveria aceitar os 4 Gb, muito estranho, claro que se você não tem video off, nunca que vai reconhecer os 4Gb

também to com um problema pois compre uma placa nova e com um processador pentium-D, que ta com baixo desempenho acho que é incompatibilade

po ser que estaja acontecendo isso com você, mas....... pode não ser também

Postado

É preciso que se tenha suporte a mais que 4GB de RAM para que o IMC disponibilide a opção de Memory Hole na bios da placa, com ela ativada o O.S passa a indexar os endereços reservado ao hardwares na memória virtual, então a Memória RAM fica disponível na totalidade.

Postado
Então, em geral, nunca da para usar o máximo sem ter perdas?

depende do ponto de vista.

Num O.S x86 é gerado um composto de endereços equivalente a 4GB, depois faz-se a distribuição, parte pra endereços fíxo, parte pra endereços virtuais e parte disponível para programas, então se presume que estão todos em uso.

Postado
Resumindo tudo , eu nao vou poder ultilizar os 4gb, mesmo possuindo um S0 64 bits?

Creio que do seu ponto de vista, não.

O Windows só faz o que os hardwares permitem, e no caso o G31 só permite 2^32 bits de endereçamento, e neste caso, 512~750MB vão ficar reservados mesmo em O.S x64.

Postado

Amigos , atualizei a bios pra versão mais recente e andei dando uma pesquisada na internet sobre essa questão.

Na bios, em Advanced>Chipset>North Bidge Chipset configuration, achei inúmeras opções que creio, sejam todas relacionadas a essa questão do VIDEOxMEMORIAS.

Segue em anexo fotos (nao reparem a qualidade, é de uma camera VGA) retiradas por mim da Bios e das funções que existem nessa opção .

100930001421.jpg

100930001429.jpg

100930001449.jpg

Há algo que eu possa mudar nesse setup pra passar a usar uma banda maior da memória?

Andei pesquisando sobre ''Memory Remap Feature'' e vi que quando habilitada desgina total uso da memória pelo sistema.

Mais aqui não acontece isso, aparece apenas 2GB tanto no carregamento da bios (Que aparece , 2GB IN SINGLE CHANNEL) quanto no sistema.

Quando desabilitada (Indicado para S.O. 32 bits que é o meu caso) habilita no máximo 3GB .

Aqui, habilitada ou não não passa de 3GB.

Acho que tem alguma coisa errado ai, é inconcebível ter uma placa nova que se diz trabalhar com 4GB em dual channel e só reconhecer somente 2GB.

WTF

Postado

Puuutz , e pra que existe tãl opção?

Vou ligar pra ASUS e falar 1000 palavrões . P Q P . kkk

Se eu instalar uma placa off desabilitando assim a onboard, conseguirei usufruir de meus 4GB correto ?

Postado
Puuutz , e pra que existe tãl opção?

A bios serve para outras versões de placa, como por exemplo as G41, G33...

Se eu instalar uma placa off desabilitando assim a onboard, conseguirei usufruir de meus 4GB correto ?

Acho que já de argumentos que é um problema do Chipset.

• 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!